Criação coletiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Criação coletiva é o processo de construção de espetáculo teatral em que o texto é construído a partir do grupo de montagem da peça, ou constrói-se um espetáculo a partir de um texto pré-existente filtrando-o através de um processo improvisacional ou de um trabalho de mesa que tenha uma preocupação cênica muito peculiar do grupo. Para isso utiliza-se intensamente, num processo de pesquisa, o imaginário dos atores, o repertório pessoal de cada um, os processos inconscientes e consciente. O resultado de um processo desses é imprevisível e esta prática admite níveis de hierarquia mesmo que a contribuição de cada um seja considerada tão importante quanto qualquer outra, pois num processo desses a fonte dos elementos utilizados vêm do corpo e da presença do ator. Essa característica de enfatizar a movimentação, o gestual descritivo, os achados que se fazem numa improvisação etc, não é à toa, o participante por ser o criador tem como meio de expressão mais fino, útil e representativo o meio espacial, o gestual. No Brasil há vários grupos que utilizam essa técnica de montagem tal como o Teatro da Vertigem. Mas os grupos que utilizaram essa forma de criação como instrumento de ruptura foram os grupos Asdrubal Trouxe o Trombone do Rio de Janeiro, O Teatro do Ornintorrinco de São Paulo, Mambembe, Ventoforte e Pod Minoga na década de 70 e 80. Uma grande teatróloga ligada a criação coletiva é a diretora francesa Ariane Mnouchkine apesar de esse tipo de criação ter tido muito mais espaço na América Latina e não na França.

Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.