Criado-mudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mesa de cabeceira ao lado de uma cama

Criado-mudo (português brasileiro) ou mesa de cabeceira (português europeu) é uma pequena mesa que fica ao lado da cama, que pode ter gavetas, e onde são colocados objetos variados, o que facilita às pessoas que estejam deitadas o seu acesso. Sobre o criado-mudo geralmente é colocado um abajur (ou candeeiro), de forma a permitir luz adequada à leitura e o despertador, entre outros objetos.

Origem do termo brasileiro[editar | editar código-fonte]

Criado-mudo com a Bandeira do Brasil

O termo "criado-mudo" se deve ao fato de que a mesa de cabeceira serve como auxiliador, portando objetos os quais não se pretende carregar. Tal função era cumprida por mordomos e criados entre pessoas ricas. Por ser um objeto inanimado e ter utilidade prática equivalente à de um mordomo, é chamado de criado-mudo.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.