Crise bósnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capa do periódico francês Le Petit Journal sobre a crise da Bósnia: o Príncipe Fernando I da Bulgária declara independência e é proclamado czar, e o imperador austríaco Francisco José anexa a Bósnia e Herzegovina, enquanto o sultão otomano Abdul Hamid II apenas observa.

A crise da Bósnia ou crise bósnia de 1908-1909, também conhecida como a crise da anexação, irrompeu na opinião pública quando, em 5 de outubro de 1908, a Bulgária proclamou a sua independência e no dia seguinte, a Áustria-Hungria anunciou a anexação da Bósnia e Herzegovina. A Rússia, o Império Otomano, a Grã-Bretanha, a Itália, a Sérvia, o Montenegro, a Alemanha e a França tiveram um grande interesse nesses eventos. Sérvia e Rússia protestaram contra a anexação da Bósnia, mas recuaram quando a Alemanha afirmou que apoiava a Áustria-Hungria. Nem a Rússia ou a Sérvia estavam preparadas para entrar em guerra com a Alemanha. Em abril de 1909, o Tratado de Berlim foi alterado para aceitar o novo "status quo" para trazer um fim à crise. A crise danificou permanentemente as relações entre a Áustria-Hungria, por um lado, e da Rússia e da Sérvia por outro. A anexação e as reações foram uma das causas que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial.[1]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Albertini, Luigi. 2005. Origins of the War of 1914 – Vol. 1, Enigma Books, New York.
  • Anderson, Frank Maloy and Amos Shartle Hershey; Handbook for the Diplomatic History of Europe, Asia, and Africa 1870–1914. Prepared for the National Board for Historical Service; Government Printing Office, Washington; 1918.
  • Goldberg, Harvey. 1968. The Life of Jean Jaurès, The University of Milwaukee Press, Milwaukee.
  • Joll, James, & Martel, Gordon. 2007. The Origins of the First World War. Pearson/Longman, London.
  • Shelḱīng, Evgeniǐ Nīkolaevīch and Makovskī, L. W. 1918. Recollections of a Russian Diplomat: The Suicide of Monarchies. The Macmillan company, New York.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Crise bósnia


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.