Cristóvão de Almada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cristóvão de Almada
Nascimento 1632

Cristóvão de Almada (1632 - 9 de agosto de 1713, em Lisboa), neto de um seu homónimo, foi distinto fidalgo do século XVII, gentil-homem da Real câmara de D. Pedro II de Portugal.

Provedor da Casa da Índia, cargo em que sucedeu a seu pai, tal como a comendadoria de São Miguel de Rio de Moinhos e o senhorio das terras de Carvalhais e das vilas de Ílhavo, Verdemilho, Avelãs, Ferreiros e dos seus padroados. Conselheiro de el-Rei, foi ainda governador e capitão-general de Mazagão, veador da fazenda das casas das rainhas D. Maria Francisca Isabel de Nemours e D. Maria Sofia de Neubourg, da infanta D. Isabel, do príncipe herdeiro D. João e de seus irmãos.

Fidalgo muito cortesão e estimado na corte, versado nas cerimónias e etiquetas do paço, que ninguém entendeu no seu tempo melhor do que ele, de sorte que era arquivo para as dúvidas que ocorriam. Tão estimado de D. João V de Portugal que, na doença de que veio a falecer, o monarca procurava amiúde informações do seu estado.

Morre com com 81 anos de idade e foi enterrado no seu jazigo na igreja da freguesia de Santa Catarina de Lisboa.

Dados genealógicos[editar | editar código-fonte]

Filho deː

  • Rui Fernandes de Almada, comendador de São Miguel de Rio de Moinhos e o senhor das terras de Carvalhais e das vilas de Ílhavo, Verdemilho, Avelãs, Ferreiros e dos seus padroados.

Primeiro casou com:

Casou 2.a vez com:

  • D. Filipa Maria de Melo, filha de D. Luís de Almada, senhor dos Lagares d´El-Rei e de Pombalinho, e D. Luísa de Meneses.[1]

Dos filhos do 2º casamentoː

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Historia Genealógica da Casa Real Portugueza, por D. Antonio Caetano de Sousa, Tomo XI, Lisboa, ano de 1745, pág.s 147, 148 e 149.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]