Cristaloide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Soro fisiológico (Na 0,9%)

Soluções cristaloides, popularmente conhecidos como soros, são as soluções que contêm água, eletrólitos (Sódio, potássio, cálcio, cloro...) e/ou açúcares em várias proporções e podem ser hipotônicas, isotônicas ou hipertônicas comparadas ao plasma sanguíneo. Se administram por via intravenosa para repor líquidos e re-estabelecer o Equilíbrio hidrostático e eletrolítico do corpo.[1]

As soluções cristaloide são possivelmente o tratamento mais usado, e frequentemente o primeiro a ser administrado, em hospitais do mundo todo. Serve para regular a entrada e perda de líquidos e sais minerais e para manter uma via intravenosa de acesso rápido e fácil em emergências.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Os tipos mais usados são[2]:

  • Soro fisiológico ou "Solução salina a 0,9%": também chamado de solução fisiológica, é uma solução isotônica, sua composição é de 154 mEq/L de Sódio e 154 mEq/L de Cloro, osmolaridade 308 mOsm/L. É indicado na reposição de água e eletrólitos, para tratar desidratação, pequena perda de sangue e correção de hiponatremia, por outro lado, a administração excessiva pode causar edema periférico (inchaço nas pernas e braços), edema pulmonar(acumulo de líquido nos pulmões, dificultando a respiração), acidose(sangue ácido) ou hipercloremia(excesso de cloro).
  • Solução de ringer lactato: A composição é de Sódio 130 mEq/l; Potássio 4 mEq/L ; Lactato 28 mEq/L; Cloro 109 mEq/L e Cálcio 3 mEq/L totalizando 276 mOsm/L de osmolaridade, sendo isotónica. A solução de Ringer lactato é indicado para a substituição de água e eletrólitos, é a primeira escolha quando você precisa de substituir grandes quantidades de líquidos, por exemplo, em grandes cirurgias, fraturas, hemorragias e queimados. É contra-indicado em insuficiência hepática e insuficiência renal, pois se o excesso de lactato não é metabolizado nem excretado causa dano cerebral.
  • Soro glicosado, "glicose 5%" ou Solução de dextrose 5%: Com composição de glicose 50 g/L e 278 de mOsm/L (osmolaridade), ou seja, é isotônica. A solução de dextrose é indicada imediatamente no pós-operatório e é uma alternativa para a desidratação hipertônica. Está contra-indicado na doença de Addison, bem como em pacientes que sofreram lesões cerebrais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Griffel y Kaufman: Pharmacology of colloides and cristalloides. Crit Care Clinics. Vol 8, number 2, April 1992, p 235-254.
  2. UNINET. COMPOSICION Y PROPIEDADES DE LAS DISTINTAS SOLUCIONES DISPONIBLES PARA LA TERAPEUTICA INTRAVENOSA. http://tratado.uninet.edu/c060206.html
  3. http://www.cochrane.org/es/CD005576/solucion-salina-hipertonica-para-el-manejo-de-liquidos-perioperatorios
  4. https://www.medicines.org.uk/emc/medicine/30135