Cristalys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cristalys
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Fantastic Four (vol. 1) #45 (Dezembro de 1965)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Crystalia Amaquelin Maximoff
Espécie Inumana
Afiliações Inumanos
Quarteto Fantástico
Vingadores
Codinomes conhecidos Brevemente confundida com a deusa maia Ixchel
Habilidades Ela pode controlar os quatro elementos clássicos (terra, fogo, água e ar).
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Cristalys (Crystal em inglês) é uma personagem fictícia publicada pela Marvel Comics que apareceu pela primeira vez em Fantastic Four (vol. 1) #45 (Dezembro de 1965) e foi criada por Stan Lee e Jack Kirby.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Quando lançada no Brasil como coadjuvante do Quarteto Fantástico, seu nome era Cristal. Ao passar suas histórias para a Editora Abril, como os editores já haviam usado o nome Cristal para uma outra heroína (Dazzler no original), uma patinadora mutante com visual dos tempos da Disco, houve a mudança para Cristalys.

História[editar | editar código-fonte]

Cristalys foi a segunda criança nascida dos nutricionistas inumanos Quelin e Ambur. Seu pai Quelin era o irmão de Rynda, esposa de Agon, Rei do Inumanos, e como tal ela foi considerada parte da Família Real de Attilan. Assim como sua irmã mais velha, Medusa. Cristalys foi submetida às Névoas de Terrigen quando era uma criança, e o processo dotou-a com determinados poderes mentais, também chamado de poderes elementais.

Quando ela ainda era uma criança, uma guerra eclodiu, forçando Cristalys e Kinsmen a fugir de Attilan. Cristalys passou de adolescente a adulta vagando com Kinsmen através da Ásia, Europa, e finalmente a América em busca de Medusa sua irmã que estava com amnésia. Quando finalmente alcançaram Medusa em Nova York, Medusa tinha procurado refúgio com o Quarteto Terrível, inimigo do Quarteto Fantástico, confundindo Kinsmen com seus inimigos. Cristalys então conheceu Johnny Storm (o Tocha Humana) do Quarteto e os dois começaram um relacionamento romântico que sobreviveu ao retorno de Cristalys a Attilan e a uma longa separação.

Cristalys eventualmente retornou a Nova York e serviu como um membro substituto dos Quatro Fantásticos durante a primeira gravidez da Mulher Invisível. Cristalys foi forçada a retornar a Attilan quando sua saúde se tornou fragilizada pela exposição prolongada à poluição da atmosfera. Entretanto, a caminho de Attilan, Cristalys transformou-se num peão de um plano do alquimista Diablo, contra o mutante Mercúrio, que tinha sido ferido em batalha pelas Sentinelas. Ela levou Mercúrio de volta a Attilan, cuidou dele, e envolveu-se afetivamente com ele. Tocha Humana logo percebeu a mudança nas afeições de Cristalys, e após uma batalha fútil com Mercúrio, terminou seu relacionamento com ela. Cristalys e Mercúrio casaram logo depois disso, eles são a primeira união entre um inumano e um ser humano registrada na história. Cristalys e Mercúrio tiveram uma criança, uma menina que não carrega nenhuma característica aparente Inumana ou mutante, a quem deram o nome de Luna, por ela ter nascido na Lua. Quando Mercúrio quis exercer seu direito de pai para ter sua criança submetida às Névoas de Terrigen, Cristalys convenceu-o a deixa-la crescer normalmente.

Eventualmente, a união de Cristalys e Mercúrio começou a se deteriorar, devido ao temperamento de Mercúrio. Cristalys deixou Mercúrio em Attilan com Luna e sua babá, Maya, e retornou ao Quarteto Fantástico. Embora ela procurasse pelo relacionamento que teve uma vez com Johnny, ele já estava casado. Cristalys retornou a Attilan por causa de uma crise provocada pela criança de Medusa e Black Bolt. Entre os problemas, ela e Mercúrio se reconcilearam.

Mais tarde, os Inumanos foram atacado pelos alienígenas Brethren, e Cristalys procurou os Vingadores para ajuda-la. Logo depois ela se juntou a eles, mudando-se para a Mansão dos Vingadores com Luna e a babá, Marilla. Durante sua permanência com os Vingadores, teve uma paixão esmagadora com seu companheiro de equipe Dane Whitman (O Cavaleiro Negro) embora ela se reconciliasse outra vez com Mercúrio logo depois. Cristalys estava entre os Vingadores que aparentemente se sacrificaram à ameaça chamada Massacre (Onslaught). Transportada a uma realidade diferente criada por Franklin Richards.

Quando os heróis, que foram dados como mortos, retornaram à Terra, Cristalys voltou com eles e voltou para Mercúrio. Ambos ajudaram na reestruturação dos Vingadores e aceitaram o status de membros reserva. Cristalys retornou a Attilan, onde remanesceu ao lado da Família Real, levando Luna. Mercúrio poderia retornar para ajudar os Vingadores em missões ocasionais.