Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst
Príncipe de Anhalt-Zerbst
Príncipe de Anhalt-Zerbst
Período 7 de Novembro de 1742 - 16 de Março de 1747
Predecessor João Augusto de Anhalt-Zerbst
Sucessor Frederico Augusto de Anhalt-Zerbst
Cônjuge Joana Isabel de Holstein-Gottorp
Descendência
Catarina II da Rússia
Guilherme Cristiano de Anhalt-Zerbst
Frederico Augusto de Anhalt-Zerbst
Augusta Cristiana de Anhalt-Zerbst
Isabel Ulrica de Anhalt-Zerbst
Pai João Luís I de Anhalt-Dornburg
Mãe Cristina Leonor de Zeutsch
Nascimento 29 de novembro de 1690
Dornburg, Alemanha
Morte 16 de março de 1747 (56 anos)
Zerbst, Alemanha

Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst (29 de novembro de 169016 de março de 1747) foi um príncipe alemão, membro da Casa de Ascânia. Era também Generalfeldmarschall prussiano, mas é mais conhecido por ter sido pai de Catarina, a Grande.

Vida[editar | editar código-fonte]

O príncipe Cristiano Augusto era o terceiro filho do príncipe João Luís I de Anhalt-Dornburg e de Cristina Leonor de Zeutsch. Após a morte do pai em 1704, Cristiano herdou o principado de Anhalt-Dornburg juntamente com os seus irmãos, os príncipes João Luís II, João Augusto, Cristiano Luís e João Frederico.

Depois de ter passado cerca de seis meses no comando do regimento de guardas em 1708, a 11 de Fevereiro de 1709, Cristiano juntou-se ao regimento a pé em Anhalt-Zerbst, que depois mudou de nome para Regimento de Granadeiros do rei Frederico Guilherme IV da Prússia. O regimento encontrava-se estacionado em Settin. Em 1711, Cristiano Augusto foi condecorado com a Ordem De La Générosité, depois chamada de Pour le Mérite, e, a 1 de março de 1713, subiu à posição de tenente-coronel. Depois de ter participado em várias campanhas militares durante a Guerra de Sucessão Espanhola nos Países Baixos, em 1714, Cristiano foi nomeado chefe do regimento. Dois anos depois, a 4 de Janeiro de 1716, foi nomeado coronel e, a 14 de Agosto de 1721, tornou-se general-major.

A 22 de janeiro de 1729, tornou-se comandante de Settin, depois de ter sido escolhido como cavaleiro da Ordem da Águia Negra para ficar na cidade a 24 de Maio de 1741. Cristiano Augusto tornou-se tenente-general a 28 de Maio de 1732 e, a 8 de Abril de 1741, tornou-se general de infantaria. A 5 de Junho desse ano, foi nomeado governador de Settin. A 16 de Maio de 1742, o rei Frederico II da Prússia condecorou-o com o cargo militar mais importante do reino, o de Generalfeldmarschall.

Seis meses depois, quando o seu primo João Augusto de Anhalt-Zerbst, morreu sem descendência, Cristiano tornou-se príncipe de Anhalt-Zerbst juntamente com o seu único irmão ainda vivo, João Luís. Cristiano ficou em Settin, o que fez com que fosse o seu irmão a controlar o governo, mas morreu quatro anos depois sem deixar descendência. Por isso, Cristiano foi forçado a deixar Settin e a regressar a Zerbst, onde morreu apenas quatro meses depois.

Casamento e Descendência[editar | editar código-fonte]

Cristiano Augusto casou-se no dia 8 de Novembro de 1727, em Vechelde, com a duquesa Joana Isabel de Holstein-Gottorp, filha do príncipe Cristiano Augusto de Schleswig-Holstein-Gottorp, príncipe de Eutin, e irmã do rei Adolfo Frederico da Suécia. Tiveram cinco filhos:

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst em três gerações[1]
Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst Pai:
João Luís I de Anhalt-Dornburg
Avô paterno:
João VI de Anhalt-Zerbst
Bisavô paterno:
Rudolfo de Anhalt-Zerbst
Bisavó paterna:
Madalena de Oldemburgo
Avó paterna:
Sofia Augusta de Holstein-Gottorp
Bisavô paterno:
Frederico III de Holstein-Gottorp
Bisavó paterna:
Maria Isabel da Saxónia
Mãe:
Cristina Leonor de Zeutsch
Avô materno:
Georg Volrat von Zeutsch
Bisavô materno:
Christian von Zeutsch
Bisavó materna:
Lucretia von Spiegel
Avó materna:
Christine von Weissenbach
Bisavô materno:
Wolf Georg von Weissenbach
Bisavó materna:
Martha von Konneritz

Referências