Cristiano de Hesse-Darmstadt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristiano
Conde de Hesse-Darmstadt
ChristianHeDa.jpg
Cristiano
Governo
Vida
Nascimento 25 de Novembro de 1763
Bouxwiller, França
Morte 17 de Abril de 1830 (66 anos)
Darmstadt, Alemanha
Pai Luís IX de Hesse-Darmstadt
Mãe Carolina de Zweibrücken

Cristiano de Hesse-Darmstadt (15 de novembro de 1763 - 17 de abril de 1830) foi um nobre alemão da casa de Hesse-Darmstadt e um general holandês. Foi também um mação proeminente, chegando à posição de grão-mestre.

Família[editar | editar código-fonte]

Cristiano era o filho mais novo de Luís IX de Hesse-Darmstadt e Carolina de Zweibrücken. Entre os seus irmãos estavam o primeiro grão-duque de Hesse-Darmstadt, Luís I, a condessa Frederica Luísa de Hesse-Darmstadt, mãe do rei Frederico Guilherme III da Prússia, a condessa Amália de Hesse-Darmstadt, mãe da czarina Isabel Alexeievna da Rússia e a condessa Guilhermina Luísa de Hesse-Darmstadt, primeira esposa do czar Paulo I da Rússia. Os seus avós paternos eram o conde Luís VIII de Hesse-Darmstadt e a condessa Carlota de Hanau-Lichtenberg. Os seus avós maternos eram o conde Cristiano III de Zweibrücken e a princesa Carolina de Nassau-Saarbrücken.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Cristiano estudou em Estrasburgo e depois seguiu uma carreira militar nos Países Baixos. Na posição de tenente-general lutou pelo príncipe Guilherme V de Orange contra as tropas franceses de 1793 a 1794 e ficou gravemente ferido no cerco de Menen em abril de 1794. Depois de os holandeses serem derrotados em 1795, foi exilado em Inglaterra e mais tarde continuou a lutar contra os exércitos franceses e austríacos. A partir de 1799 passou a viver em Darmstadt e está enterrado no Alten Friedhof nessa cidade.

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 414.