Cristina de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristina de Bourbon
Infanta de Espanha
Duquesa de Palma de Maiorca
Cônjuge Iñaki Urdangarin
Descendência
Juan Valentín
Pablo Nicolas
Miguel
Irene
Nome completo
Cristina Federica de Bourbon e Grécia
Casa Bourbon
Pai Juan Carlos I de Espanha
Mãe Sofia da Grécia
Nascimento 13 de Junho de 1965 (48 anos)
Madrid, Espanha
Família real espanhola
Casa de Bourbon
Coat of Arms of Spanish Monarch.svg

SM o Rei
SM a Rainha



A Infanta Dona Cristina Federica de Espanha, Duquesa de Palma de Mallorca (nome: Cristina Federica de Borbón y Grecia) GCIHGCIH (nascida em Madrid, 13 de junho de 1965) é a segunda filha dos Reis de Espanha, Dom Juan Carlos I e Dona Sofia. Atualmente, ocupa o sétimo lugar na linha de sucessão ao trono; atrás do seu irmão mais novo, Príncipe Felipe; da sua sobrinha, Infanta Leonor; da Infanta Sofia; de sua irmã mais velha, a Infanta Elena, Duquesa de Lugo; do seu sobrinho, Dom Felipe Juan Froilán; e de Dona Victoria Federica. Está acusada de corrupção.

Nascimento e Baptismo[editar | editar código-fonte]

A Infanta Dona Cristina Federica de Borbón y Grecia é a segunda filha dos Reis Juan Carlos e Sofia.

Foi batizada no Palácio de Zarzuela pelo Arcebispo de Madrid, sendo seus padrinhos Sua Alteza Real Dom Alfonso de Borbón, Duque de Cádiz, e Sua Alteza Real a Infanta Dona María Cristina de Borbón y Battenberg.

Educação[editar | editar código-fonte]

Cursou seus estudos secundários no Colégio Santa María Del Camino, e desde 1984 estudou Ciências Políticas na Universidade Complutense de Madrid, onde obteve a licenciatura em 1989.


Em 1990 realizou um "máster" em Relações Internacionais na Universidade de Nova York, e a partir de 1991 feitas praticas na sede da UNESCO em Paris.

Deveres reais[editar | editar código-fonte]

Realiza numerosas atividades institucionais, culturais, acadêmicas e de interesse social, tanto na Espanha como no exterior, especialmente no âmbito europeu e ibero-americano.


Como Presidenta de Honra da Comissão da UNESCO, segue vinculada a está organização internacional e os vários de seus projetos, especialmente educativos, com particular atenção as suas atividades de proteção do Patrimônio natural e artístico. Em outubro de 2001 foi nomeada pela ONU Embaixadora de Boa Vontade das Nações Unidas para a II Assembléia Mundial do Envelhecimento. Além, é membro do Patronato da Fundação Dalí.


Presta seu apoio a diversas entidades de caráter assistencial e participa pessoalmente dos Cursos de Vela Adaptada para pessoas com deficiências. Atualmente preside a Fundação Internacional de Vela para Deficientes, IFDS.


Atualmente, é Diretora de Área Social da Fundação da Caixa, em Barcelona.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Contraiu matrimônio com Dom Iñaki Urdangarín em 04 de outubro de 1997, na Catedral Basílica de Barcelona. Com tal motivo, Sua Majestade o Rei lhe concedeu o título de Duquesa de Palma de Mallorca.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Têm quatro filhos, Juan Valentín de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 29 de setembro de 1999; Pablo Nicolás Sebastián de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 06 de dezembro de 2000; Miguel de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 30 de abril de 2002; e Irene de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 05 de junho de 2005, todos nasceram em Barcelona.


Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Vitória Frederica de Marichalar y Borbón
Linha de sucessão ao trono espanhol
Sucedido por
Juan Valentín Urdangarin y Borbón
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.