Cruz de Pau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação de Foros de Amora, na Cruz de Pau

Cruz de Pau é um dos principais lugares da freguesia e cidade da Amora, concelho do Seixal, a norte da da auto-estrada A2. Faz parte do conjunto de cidades-dormitório da zona a sul do Tejo da Grande Área Metropolitana de Lisboa.

Em termos de localização dentro da própria freguesia da Cidade de Amora, a Cruz de Pau é limitada a Norte pela freguesia de Corroios, a Nordeste pela Quinta da Princesa, a Este pela Amora, a Sudeste pelas Paivas, a Sul pelo Fogueteiro e a Oeste pelos Foros de Amora.

A Cruz de Pau é servida pela estação ferroviária da Fertagus denominada Foros de Amora.

Clima[editar | editar código-fonte]

A localidade da Cruz de Pau é uma localidades do concelho do Seixal que regista temperaturas mais altas no Verão e mais amenas no Inverno. No Inverno as temperaturas podem descer a -1°C nas madrugadas mais frias com a frequente formação de geada matinal, gelo e enquanto que no Verão ultrapassam os 30°C nos dias mais quentes de Julho.

As temperaturas médias de Janeiro são de 11,3°C e em Agosto são de 22,6°C. A temperatura mais baixa já registada nesta localidade foi -5°C e a mais alta foi de 41°C. A localidade da Cruz de Pau tem um regime de precipitação mais baixo registando 300mm de precipitação no ano inteiro sendo muito seco nos meses de Verão. A precipitação concentra-se mais no mês de Fevereiro com um valor de 4 cm de precipitação. Ocasionalmente regista-se queda de neve molhada. Os anos em que se registaram queda de neve foi nos anos de 2006, 2007 e 2009, tendo-se registado no ano de 2009 dois episódios de neve granular.

O clima desta localidade é influenciado pela corrente do golfo, proximidade com o mar e pela latitude.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.