Cry of the City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cry of the City
A fera da cidade (PRT)
Uma vida marcada (BRA)
Cry of the City
Cena do filme
 Estados Unidos
1948 •  p&b •  95 min 
Gênero policial
suspense
noir
Direção Robert Siodmak
Produção Sol C. Siegel
Elenco Victor Mature
Richard Conte
Fred Clark
Shelley Winters
Distribuição Twentieth Century Fox Film Corp.
Idioma inglês

Cry of the City (br.: Uma vida marcada / pt.: A fera da cidade) é um filme policial noir estadunidense de 1948, dirigido por Robert Siodmak. O roteiro de Richard Murphy e Ben Hecht (não creditado) se baseou no romance de 1947 de autoria de Henry Edward Helseth, The Chair for Martin Rome. Houve locações na cidade de Nova Iorque [1].

Elenco

Victor Mature
como Tenente Candella
Richard Conte
como Martin Rome
Fred Clark
como Tenente Collins
Shelley Winters
como Brenda Martingale
Debra Paget
como Teena Ricante
Berry Kroeger
como W. A. Niles
Outros
Ator Personagem
Betty Garde Enfermeira Pruett
Tommy Cook Tony Rome
Hope Emerson Rose Givens, a massagista
Roland Winters Ledbetter
Walter Baldwin Orvy
June Storey Senhorita Boone
Tito Vuolo Papa Rome
Mimi Aguglia Mama Rome
Konstantin Shayne Dr.Veroff
Howard Freeman Sullivan
Kathleen Howard Mãe da Enfermeira Pruett

Sinopse

Martin Rome, um perigoso assaltante ítalo-americano, foi capturado pela polícia e está em recuperação em um hospital de Nova Iorque por ter sido baleado depois de atirar e matar um policial. Ele recebe a visita da jovem inocente Teena Ricante, uma de suas namoradas, e do advogado corrupto Niles, que lhe faz uma oferta para que assuma a autoria do assassinato de uma idosa que teve as jóias roubadas. Rome se nega e o advogado tenta chantageá-lo ameaçando Teena. A polícia também começa a procurar a moça, depois de descobrir sobre sua visita a Martin, para elucidar a denúncia da participação de uma mulher no caso do roubo de jóias.

Transferido para uma prisão-hospital, Martin consegue fugir com a ajuda do prisioneiro Orvy e vai atrás de Niles, furioso com a ameaça que ele fez a Teena. Em seu encalço está o Tenente Candella, também ítalo-americano e amigo antigo da família Rome.

Recepção

Quando do lançamento do filme, o New York Times elogiou Cry of the City como (traduções livres e/ou aproximadas) "tenso e sombriamente realista". A resenha elogiou as performances dos atores como "completamente eficaz" e, "Victor Mature, um ator de prováveis talentos limitados, convence satisfatoriamente como um sincero e gentil policial, que não apenas conhece seu ofício mas o tipo de pessoas com quem ele tem que lidar "[2].

A Revista Variety gostou do filme e escreveu: "Suspense pesado e contundente sobre perseguição da primeira a última linha em Cry of the City. É um excitante filme de ação, credível o suficiente para que se torça a cada ação e tensão da trama. A capacidade de Robert Siodmak de moldar a emoção melodramática dá a plateia um exemplar realístico "[3].

Os críticos mais recentes também elogiam o filme e o consideram um importante exemplo do gênero "filme noir". Time Out Film Guide elogiou o realismo e sentimento urbano: "Raramente a crueldade e a miséria urbana são mostradas tão detalhadamente, os vívidos retratos da vida do gueto e a corrupção da justiça desfilam à noite (um rábula verme rastejante; uma monstruosa, sádica massagista; um refugiado praticante de abortos, etc)"[4].

Raymond Borde e Etienne Chaumeton em A Panorama of American Film Noir 1941-1953 comentaram sobre o diretor Siodmak ter dado seu melhor esforço "noir" e da imagem duradoura do filme: "Siodmak não conseguiu o brilhantismo de The Killers nem o clímax de Criss Cross nesse apressado e também desigual Cry of the City: apesar disso, será lembrada a figura de uma massagista eternamente gananciosa, uma verdadeira 'mulher fálica' ("masculinizada") que, com um golpe de pulso, consegue colocar à sua mercê um "cara durão".

Trilha sonora

A música-tema do filme Street Scene é de Alfred Newman, ouvida a primeira vez no musical do mesmo nome de 1931 e que se tornaria um ícone dos filmes de gângster das grandes cidades produzidos à época.

Referências

  1. Cry of the City. no IMDb.
  2. The New York Times. Resenha do filme, 30 de setembro de 1948
  3. Variety magazine, resenha de filme, 29 de setembro de 1948
  4. Time Out Film Guide resenha de filmes, 2010
Bibliografia
  • A Panorama of American Film Noir 1941-1953 de Raymond Borde e Etienne Chaumeton
  • Film Noir:The Dark Side of the Screen de Foster Hirsch (Da Capo Press, 1983)

Ligações externas