Fossa (animal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cryptoprocta ferox)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFossa

Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Eupleridae
Género: Cryptoprocta
Espécie: C. ferox
Nome binomial
Cryptoprocta ferox
(Bennett, 1833)
Distribuição geográfica

A fossa (Cryptoprocta ferox), também conhecida como fosa, é um mamífero carnívoro da família Eupleridae (anteriormente Viverridae). É encontrado na ilha de Madagascar, sendo o maior carnívoro mamífero da ilha. Ela se alimenta da maioria dos lêmures da região, de outros pequenos roedores e até mesmo alguns répteis e aves.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Sua aparência lembra a de um gato alongado, e sua cauda é quase tão comprida quanto o restante do corpo. Sua coloração é castanho-avermelhada.

Os adultos têm um comprimento de cabeça e corpo entre 70 e 80 cm e pesam entre 5,5 e 8,6 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas. Possui cabeça relativamente pequena, com focinho curto e orelhas arredondadas proeminentes.

Diferente dos viverrídeos, as fossas são plantígradas, caminhando com a sola dos pés apoiada no chão. Suas garras são curtas e semi-retrácteis e os tornozelos são flexíveis, o que lhe garante grande habilidade para subir e descer árvores, assim como para pular de árvore em árvore.

Os pesquisadores acham que ele pode ser da família da fuinha, mas sabem pouco sobre a fossa, que existe apenas na ilha de Madagascar, no litoral da África.

Cryptoprocta ferox

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

As fossas, vivem nas florestas tropicais e savanas arborizadas do litoral de Madagáscar.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

A fossa detesta aparecer. Fica escondida na mata e é tão difícil vê-la que só há pouco tempo cientistas descobriram que não é um animal noturno e costuma ficar ativo também durante o dia. Esses animais vivem solitários, mas no verão procuram parceiros. A fêmea vai para o topo de uma árvore e espera os machos, que são atraídos pelo cheiro que ela exala. Eles ficam nos galhos mais baixos e começam a brigar. Depois, o mais forte sobe até a fêmea para acasalar. Daí, as brigas continuam e a fêmea se acasala com outros vencedores. Após algumas semanas, ela desce da árvore e prepara um ninho de folhas onde vai dar à luz. Em geral, nascem de dois a quatro filhotes. Ela amamenta e cuida dos pequenos sozinha, levando alimentos para eles até que aprendam a caçar com a mesma rapidez que ela.

Dieta[editar | editar código-fonte]

A fossa é feroz e ataca com rapidez saltando sobre as presas que podem ser anfíbios, aves e mamíferos.

Aspectos Culturais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.