Ctesíbio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Órgão hidráulico de Ctesíbio, segundo a descrição de Heron de Alexandria

Ctesíbio ou Ktesíbios, (em grego: Κτησίβιος), foi um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria.

Era o primeiro engenheiro da história que inventou uma série de aparelhos. Pelo seu trabalho sobre a elasticidade do ar Ctesíbio é chamado pai da ´pneumática, isto e, o emprego do ar comprimido como meio auxiliar de trabalho.

Ctesíbio é considerado o fundador da escola de matemática e engenharia de Alexandria onde era provavelmente também o primeiro diretor do Museu de Alexandria. Sabe-se muito pouco sobre a vida de Ctesíbio, apenas que era filho de um barbeiro em Aspondia, subúrbio de Alexandria. Na barbaria do pai ele já terminou construir um sistema de espelhos com ajuste pneumático.

As obras de Ctesíbio (Sobre Pneumáticos, Memorabilia) existem apenas em forma de citações segundárias por outros autores, como de Vitruvius, Athenaeus, Philo de Byzantium, Proclus e Hero de Byzantium.

Os mais importantes aparelhos construídos por Ctesíbio são:

Bomba de incêndios[editar | editar código-fonte]

A invenção mais importante de Ktesíbios é a combinação entre uma bomba aspirante e uma de pressão, usado mais tarde pelos bombeiros romanos, com uma mangueira conectada, para combater grandes Focos.

Órgão hidráulico[editar | editar código-fonte]

Órgão provido de um teclado manual e tubos sonoros. Como no caso da bomba de pressão, usou-se o peso da água para comprimir o ar para a criação dos diversos sons. Mais tarde esta invenção foi utilizada, pelos romanos.

Catapulta de molas[editar | editar código-fonte]

Catapulta onde se pressionava o que se ia lançar nas molas forçando um impulso.

Relógio de água[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]