Ctesifonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ruínas de Ctesifonte (Arco de Ctesifonte), em foto de 1921

Ctesifonte foi uma das grandes cidades da Mesopotâmia e a capital do Império Arsácida e de seu sucessor, o Império Sassânida, por mais de 800 anos, localizada no antigo reino da Pérsia. Acredita-se que tenha sido a maior cidade de seu tempo, entre 570 a 630. Sua primeira menção é no Livro de Esdras, no Velho Testamento.

Ctesifonte estava localizada a 33 quilômetros ao sudeste da moderna Bagdá, Iraque,[1] nas margens do Rio Tigre. Localizava-se também perto de Selêucia, capital do Império Selêucida.

Por causa de sua importância, Ctesifonte era um grande objetivo militar para os líderes do Império Romano em suas guerras no oriente. A cidade foi capturada por Roma e pelo Império Bizantino cinco vezes na história, três vezes apenas durante o século II. Finalmente foi tomada pelos muçulmanos do Califado Rashidun em 637. A cidade entrou rapidamente em declínio, especialmente quando Bagdá se tornou a capital dos Abássidas no século VIII. O local foi cenário de uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial.

O arco de Ctesifonte, ou Taq-i-Kisra, é agora tudo o que resta da cidade. O que se vêem são as ruínas do pórtico do palácio. O arco está localizado no que é hoje a cidade iraquiana de Salman Pak, ao sul da capital, Bagdá. O monumento estava em processo de reconstrução por Saddam Hussein nos anos 1980, quando a asa norte foi parcialmente reconstruída. Hoje, o governo iraquiano colabora com a Universidade de Chicago para restaurar o local.

O arco foi fotografado por Roald Dahl e a foto publicada em suas memórias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Traveljournals.net, Ctesiphon, Iraq [em linha]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ctesifonte
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Iraque é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.