Melão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cucumis melo)
 Nota: Para outros significados, veja Melão (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMelão

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Género: Cucumis
Espécie: C. melo
Nome binomial
Cucumis melo
L.
Sementes de melão

Melão (Cucumis melo L.) é uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semiáridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar.

A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.

Valor nutricional[editar | editar código-fonte]

Qualidades do Melão[editar | editar código-fonte]

O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções e Niacina, que combate problemas de pele. Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afeções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas. Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.

Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de vitamina A, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. As sementes contêm aminoácidos como lisina e histidina, sendo usadas em muitos países em substituição de amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarreias. Até a sua casca contém potássio, por isso pode ser usada como adubo.

Produção mundial[editar | editar código-fonte]

País Produção em 2018
(toneladas anuais)
 China 12 727 263
 Turquia 1 753 942
Irã Irão 1 731 443
Cazaquistão 893 857
 Estados Unidos 872 080
 Egito 701 071
Espanha 664 353
 Guatemala 623 405
 Itália 607 970
 México 594 608
 Brasil 581 478
Fonte: Food and Agriculture Organization[1]

Produção no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2018, o Brasil produziu cerca de 581 mil toneladas de melão, sendo o 11º maior produtor do mundo. O Rio Grande do Norte responde sozinho por cerca de 70% da produção nacional. Outros estados que se destacam são Ceará e Pernambuco. 60% da produção do país é destinada à exportação. Em 2017 foram exportadas 233,6 mil toneladas, totalizando US$ 163 milhões. Os maiores compradores da fruta brasileira são Inglaterra, Holanda e Espanha. Em 2019 a China passou a aprovar a importação do melão brasileiro, e com isto, a produção e as vendas externas de melão devem ao menos duplicar, já que o país é o maior consumidor do mundo de melão.[2][3][4]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, LELINGTON LOBO - As incríveis 50 frutas com poderes medicinais. ISBN 85-900360-3-0
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Melão
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Melão.