Culinária da Letónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde setembro de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A cozinha letã baseia-se tipicamente em produtos agrícolas, encontrando-se a carne presente na maior parte dos pratos de refeição. O peixe é comummente consumido devido à localização da Letónia na costa leste do Mar Báltico. A cozinha letã tem sido influenciada pelos países vizinhos da região Báltica. Os ingredientes comuns nas receitas letãs são encontrados localmente, como a batata, trigo, cevada, couve, cebola, ovos e carne de porco. A comida letã é em geral bastante gorda e utiliza poucas especiarias.

Refeições[editar | editar código-fonte]

Os letões de hoje em doa consomem normalmente três refeições por dia. O pequeno-almoço é normalmente leve e geralmente consiste em sandes ou numa omelete, com uma bebida, geralmente leite. O almoço é consumido entre o meio-dia e as três da tarde e tende a ser a principal refeição do dia. Como tal, pode incluir uma variedade de alimentos e por vezes também uma sopa como entrada e uma sobremesa. A ceia é a ultima refeição do dia, com alguns escolhendo consumir outra refeição pesada. O consumo de refeições prontas ou congeladas é hoje comum.

Alimentos e pratos comuns[editar | editar código-fonte]

Batatas e carne são geralmente considerados alimento básico dos letões. Geralmente as sopas são feitas com verduras e leite. Sopa de massa, sopa de beterraba e sopa azeda são também consumidas pelos letões. Um queijo tradicional letão é o Jāņu siers (queijo de cominhos), este é tradicionalmente servido surante a celebração do solstício de verão Jāņi. Há também a versão letã de do smorgasbord, o Aukstais galds. A Letónia tem uma versão original do pīrāgi, em que são cozidos. O kvass é frequentemente considerado como uma bebida tradicional da Letónia, no entanto, é bastante popular em países vizinhos, sendo por isso difícil determinar a sua origem. As bebidas alcoólicas mais populares são a cerveja, a vodka e o balzam (balsamo). A Chucrute refogada é uma preparação de alimentos que foi herdada dos alemães na região letã. Os picles de cogumelos são outra especialidade letã.


Pão[editar | editar código-fonte]

O Rupjmaize é um pão escuro feito à base de centeio, sendo considerado básico na comida nacional. ‘’Kliņģeris’’ é um pão doce em forma de pretzel que normalmente é servido como sobremesa em ocasiões especiais, tais como o Dia do Nome.