Culinária da Turquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pratos da cozinha turca.
O café turco, tradicionalmente usado em práticas divinatórias.


A culinária da Turquia é rica em massas, vegetais, carnes, peixes e sobremesas. Beneficiária da herança otomana e da localização geográfica do país, a gastronomia turca se caracteriza pelo cruzamento de sabores da Ásia e do Mediterrâneo Oriental e foi enriquecida em razão das migrações dos turcos, ao longo dos séculos, desde a Ásia Central até a Europa. As tradições do passado se conservam e a variedade climática da Turquia também contribui para a preservação da heterogeneidade da sua cozinha.

Entre os elementos trazidos da Ásia Central pelos turcos, estão o iogurte e o yufka, a fina massa também conhecida como phyllo ou filo, que constitui a base da baklava e da bureka. Além desses, outros pratos muito difundidos (com nomes diversos e pequenas diferenças de preparação) por todo o Oriente Médio e Europa Oriental incluem dolma (conhecido no Brasil como "charutinho" de folha de parreira), o döner e outros tipos de kebab, mantis (uma espécie de ravioli), beğendi (pasta de berinjela semelhante ao babaghanoush árabe), o pilaf de arroz, e o kadayif (doce feito de massa cabelo de anjo, ricota e pistache, também presente na culinária árabe com o nome de kneff).

O popular Döner kebab, churrasco fatiado no espeto giratório.
Kadayif, doce de massa cabelo de anjo, ricota e pistache


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.