Culinária de Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A gastronomia Catarinense é bastante diversificada pela forte influência dos povos europeus.

Italiana[editar | editar código-fonte]

Polenta com carne (italianos)

Os pratos da cozinha italiana estão presentes em quase todas as regiões do estado, como a sopa agnolini, lasanha, tortéi, polenta, radici, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango à passarinho, galinha caipira ao molho, codornas, etc.

Alemã[editar | editar código-fonte]

Joelho de porco (alemães)

Os pratos de origem alemã foram incorporados e adaptados com ingredientes nativos das terras brasileiras. Os pratos mais conhecidos da culinária catarinense são chucrute com vina, kassler (chuleta de porco), eisbein (joelho de porco), bockwurst (salsicha) e ente mit rotkohl (marreco com repolho roxo). Os doces também são muito conhecidos entre as confeitarias, como o apfelstrudel, folhado de maçã, as cucas, as e empadas e também muitos outros produtos coloniais, com destaque para as geleias e enchidos artesanais.

Luso-açoriana[editar | editar código-fonte]

Frutos do mar (luso-açorianos)

Os temperos indígenas foram acrescentados aos pratos portugueses e açorianos, dando origem a sabores diferenciados. Os pratos típicos das regiões pesqueiras e portuárias são peixes, ostras, camarões, lagosta, siris e outros frutos do mar. Em outras regiões também podemos encontrar peixe frito com pirão de farinha de mandioca.

Eslavos e outros[editar | editar código-fonte]

A região Norte apresenta uma culinária forte e exótica herdada pelos poloneses e ucranianos. A torta salgada de requeijão, a salada de repolho roxo, as maçãs recheadas, sopa de batatas com leite, pastéis de batata e requeijão são destaques nesta região. O cozido de carne bovina com verdura (goulash) é contribuição húngara. Os holandeses trouxeram consigo toda a tecnologia para a produção dos laticínios leite, iogurte e queijos. O mesmo se deu com os tiroleses de Treze Tílias, no Meio Oeste, famosos também pelos deliciosos chocolates caseiros. A culinária catarinense também foi influenciada pelos gaúchos que se instalaram na região. Seu cardápio, simples e farto, inclui feijão tropeiro e arroz de carreteiro, que são preparados em fogão à lenha. Churrasco e chimarrão também são comuns, além do pinhão fruto das araucárias que caracterizam a paisagem da região.