Cultura da Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A cultura da Inglaterra refere-se às normas culturais da Inglaterra e a povos ingleses. Por causa da posição dominante de Inglaterra dentro do Reino Unido quanto a população, a cultura inglesa é muitas vezes difícil de diferenciar-se da cultura do Reino Unido no conjunto. Contudo, há algumas práticas culturais que se associam especificamente com Inglaterra.

A cultura da Inglaterra também reúne fatos como a conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta, a derrota do Rei Haroldo Godwinson na batalha de Hastings, em 1066, a Peste Negra que atingiu a Inglaterra em 1349, e matou possivelmente um terço da população, a Guerra das Rosas, que deu a vitória a Henrique VII Tudor, na batalha de Bosworth Field, em 1485, os conflitos religiosos e a guerra civil.

A Inglaterra possui uma vida cultural excepcionalmente vibrante. A língua inglesa é falada no mundo inteiro e possui uma tradição com grandes artistas, entre escritores, poetas e dramaturgos – de Shakespeare e Dickens a premiados escritores contemporâneos – que contribuíram em grande parte para a riqueza da língua inglesa.

Várias regiões e cidades têm associações com grandes artistas, escritores e músicos ingleses, tais como Stratford-upon-Avon (William Shakespeare), Lake District (William Wordsworth), Stroke-on-Trent (Arnold Bennett), Haworth (as irmãs Bronte), Dorset (Thomas Hardy) e Cotswolds (Laurie Lee); Essex e Suffolk (John Constable) e Salford (L.S. Lowry); e Worcestershire (Edward Elgar), Aldeburgh (Banjamin Britten), Liverpool e Abbey Road (The Beatles).

Londres e as outras grandes cidades têm vários centros culturais, incluindo grandes galerias de arte, muitos museus de renome, além de teatros, casas de ópera, de balé e de concertos. Muitos teatros localizados fora de Londres recepcionam espetáculos organizados por empresas nacionais de teatro, dança e ópera. A cultura popular também se desenvolve bem na Inglaterra, assim como em outros lugares do Reino Unido: há muitos tipos de música popular e estilos de teatros, tais como pantomima e musicais, festivais de jazz e apresentações de comediantes.

A Inglaterra é o pólo mundial do rock. Bandas inglesas tais como The Beatles, Pink Floyd e Iron Maiden são estrelas internacionais, com uma grande quantidade de fãs no mundo todo. Entretanto, há também uma impressionante rede de orquestras e companhias de óperas, além de vários conjuntos de jazz e de improvisação, de música asiática, africana e caribenha, dentre outros.

Esporte mais praticados[editar | editar código-fonte]

Seleção Inglesa de Futebol[editar | editar código-fonte]

A Inglaterra inventou um jogo que evoluiu e virou o atual futebol.


LORES - O sábado recheado de jogos amistosos preparatórios para a próxima temporada europeia teve uma grande e vitoriosa participação de clubes da Inglaterra. Alguns dos principais times da terra da Rainha entraram em campo na Ásia, um importante mercado para eles, e venceram os seus confrontos na excursão que realizam pelo continente.

Veja também: link Kaká viaja com o Real Madrid para enfrentar o Paris Saint-Germain link Liverpool garante que não pretende vender Suárez link Dirigente garante permanência de Fàbregas no Barcelona Gol de Dzeko garantiu o título para o Manchester City - Kin Cheung/AP Kin Cheung/AP Gol de Dzeko garantiu o título para o Manchester City

São os casos de Manchester City e Tottenham. Por um torneio quadrangular na cidade de Hong King, no sul da China, ambos venceram. Na disputa pelo terceiro lugar, o clube de Londres goleou o combinado de Hong Kong por 6 a 0. O grande destaque foi o atacante Jermain Defoe, autor de três gols. Os outros foram marcados por Sean Tse (contra), pelo atacante norte-americano Dempsey e por Townsend.

Na sequência, na disputa da decisão no estádio Nacional de Hong Kong, o Manchester City contou com o gol do centroavante bósnio Edin Dzeko, logo aos nove minutos do primeiro tempo, para derrotar o Sunderland, também da Inglaterra, por 1 a 0.

SOB NOVA DIREÇÃO O spanhol Roberto Martínez substitui o escocês David Moyes, que assumiu o Manchester United no lugar do aposentado Alex Ferguson -, o Everton derrotou o Blackburn por 3 a 1, em Blackburn. O atacante croata Nikica Jelavic se destacou ao marcar dois gols. O belga Kevin Mirallas fez o outro do time de Liverpool e Scott Dann fez o de honra dos mandantes.

Na Alemanha, quem entrou em campo foi uma equipe italiana. A Internazionale, sob o comando de Walter Mazzari (ex-Napoli), ficou no empate por 1 a 1 com o Hamburgo. Logo no início, Icardi abriu o placar para os italianos, mas a igualdade alemã veio no segundo tempo com o gol de Rudnevs.

Outros duas equipes da Alemanha ganharam neste sábado. Na Holanda, o Bayer Leverkusen goleou o Vitesse por 4 a 0 - com dois gols de Stefan Kiessling. E, na Escócia, o Borussia Mönchengladbach bateu o Celtic por 2 a 1.

Feriados nacionais[editar | editar código-fonte]

Data Nome em português Nome local Observações
23 de Abril Dia da Inglaterra Saint George's Day Dia de São Jorge.

Terça-feira 01/01/ Ano novo

Quinta-feira 14/02/ Dia dos Namorados

Domingo 10/03/ Dia das Mães

Sexta-feira 29/03/ Sexta-feira Santa

Domingo 31/03/ Páscoa

Segunda-feira 01/04/ Segunda-feira de Páscoa

Segunda-feira 06/05/ May Day Bank Holiday

Segunda-feira 27/05/ Spring Bank Holiday

Domingo 16/06/ Dia dos Pais

Segunda-feira 26/08/ Summer Bank Holiday

Quarta-feira 25/12/ Natal

Quinta-feira 26/12/ Boxing Day

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cultura da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra Inglaterra
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 130.395 km² Capital: Londres População: 50,76 milhões (estimativa 2006) Densidade demográfica: 388 hab/km2 Nome Oficial: Inglaterra Nacionalidade: inglesa Governo: Monarquia Parlamentarista Divisão administrativa: regiões, condados, distritos e paróquias

Brasão de Armas da Inglaterra Brasão de Armas da Inglaterra


GEOGRAFIA:

Localização: Europa Cidades Principais: Londres, Birmingham, Liverpool, Manchester, Leeds, Southampton e Sheffield, York Clima: temperado oceânico Temperatura média anual: 13ºC Principal rio: Rio Tâmisa (região da sul da Inglaterra)

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Idioma: inglês (oficial) Religião: cristianismo 80% , islamismo 11%, sikhismo 4%, hinduísmo 2%, judaísmo 1%, outras 2% IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,940 (padrão elevado)

ECONOMIA:

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 1,9 trilhões (2006) Renda per Capita: US$ 38.000 Principais atividades econômicas: indústria, finanças, turismo e comércio exterior. Principais produtos exportados: produtos químicos, automóveis, têxteis, aeronaves, produtos de metal, máquinas. Principais produtos agrícolas produzidos: cereais, trigo, aveia, centeio. Moeda: libra esterlina

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

- Broadway Tower - Sítios Arqueológicos - Creswell Crags (desfiladeiro) - Palácio de Buckingham - Trafalgar Square - Stonehenge - Big Ben - Museu de Londres - Globe Teathre - Tate Gallery - Abadia de Westminster - Casas do Parlamento - Museu de Cera Madame Tussaud - Palácio de St. James - Tower Bridge - London Eye - Torre de Londres - National Gallery

Algumas referências[editar | editar código-fonte]

  • www.planetaon.net
  • www.suapesquisa.com