Cultura medieval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

u

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A cultura medieval ou cultura da Idade Média foi uma síntese de elementos greco-romanos, cristãos e germânicos, que foram reformulados em termos de novas experiências. Começou a distinguir-se no século XI e atingiu o apogeu no século XIII. Apesar de predominar o sentimento cristão-católico-romano, nela há influência de cultura secular e naturalista, representada pela literatura fantasiosa, por mitos, lendas e canções populares.

A partir do século X, a Europa Ocidental passou por profundas transformações econômicas, sociais e culturas, houve um renascimento cultural e urbano com o surgimento de novas preocupações abrangentes, com esses novos pensamentos surgiram novas reflexões, como Santo Anselmo que refletiu essa nova época em seus escritos, que manifestavam a confiança na lógica, ou Abelardo que primeiramente vulgarizou o emprego da palavra "teologia". Também ficam em destaque Santo Tomás de Aquino que em sua maior obra, a Suma Teológica, que ficou inacabada, procurava reconciliar os escritos de Aritóteles com os principios da teologia.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Épica

Glorificava as façanhas dos heróicos cavaleiros.honra lealdade e igaldade social. Principais poemas épicos: O Poema do Cid (portugues), A Canção dos Nibelungos(chines)canção

Lírica

Os Trovadores provençais criaram poemas líricos cuja personagem central era a mulher e o tema, o amor. Não um amor sensual, mas um sentimento de êxtase, quase místico. A lírica trovadoresca foi artificiosa, refinada, cortesã e aristocrática.

Romance

O romance desenvolveu-se de várias formas. O de aventura reflectia os ideais da aristocracia (fidelidade, bravura, etc). Os Principais foram Robin Hood (herói bandoleiro) e o Ciclo da Távora Redonda. O romance idílico destacava o amor. Neste género, destacou-se Tristão e Isolda, escrito por Gottfried de Estrasburgo. Romances como Fabliaux, Romance da Rosa e a Divina Comédia de Dante Alighieri.

Prosa

Arte[editar | editar código-fonte]

Teatro

Uma das artes mais populares da época. Originado de cerimônias e crenças religiosas. Iniciou-se as representações nas igrejas, para festas comemorativas. Mais tarde, as representações foram transferidas para as praças e feiras.O teatro foi uma arte originada da Grécia Antiga

Filosofia

Durante o período da Alta Idade Média, de grande destaque foi o teólogo Agostinho de Hipona(354-430) e o filósofo Sócrates (405-451) , responsáveis pela síntese entre filosofia clássica(platônica) e a doutrina cristã. Para o teólogo, a natureza humana é, resumidamente corrompida, estando na fé em Deus o perdão e salvação para a vida eterna.

Música
Arquitetura

Cozinha[editar | editar código-fonte]