Cumaru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDipteryx odorata
Sementes de Dipteryx odorata (cumaru)

Sementes de Dipteryx odorata (cumaru)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Género: Dipteryx
Espécie: D. odorata
Nome binomial
Dipteryx odorata
(Aubl.)Willd.
Sinónimos
Coumarouna odorata Aubl.
Coumarouna tetraphylla (Benth.) Aubl.
Dipteryx tetraphylla Benth.

Dipteryx odorata, popularmente conhecida como cumaru ou cumaru-ferro, é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea.

Características[editar | editar código-fonte]

A árvore pode atingir 30 metros de altura. Seu fruto é uma vagem drupácea, monospérmica, com polpa fibrosa e esponjosa, comestível. A semente desse fruto, por sua vez, contém cumarina, substância dotada de vários usos medicinais e também usada em perfumaria, como um sucedâneo da baunilha, para aromatizar tabaco e rapé, e para extração de óleo.

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

O cumaru é nativo do Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Ilhas Seychelles e Suriname. De acordo com uma pesquisa da UFPA, de resultado revelado pela Agência Para,uma substância presente no cumaru, ao ser aplicada de forma intravenosa, induz as células-tronco, responsáveis pela produção de neurônios, a induzirem a formação de novos neurônios.

Fontes[editar | editar código-fonte]

http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/vc-reporter-planta-amazonica-pode-ser-a-chave-da-cura-do-alzheimer,a6ede334b1123410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Cumaru
Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.