Sitophilus granarius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Curculio granarius)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSitophilus granarius

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Curculionidae
Género: Sitophilus
Espécie: S. granarius
Nome binomial
Sitophilus granarius
(Linnaeus, 1758[1]

O caruncho-do-trigo, Sitophilus granarius (também conhecido como Curculio granarius, gorgulho ou caruncho de grãos), ocorre no mundo todo e é uma peste conhecida em muitos lugares. Pode causar danos significativos em grãos armazenados e pode causar perdas significativas. As fêmeas põem muitos ovos e as larvas comem o núcleo dos grãos.

Identificação[editar | editar código-fonte]

Adultos podem chegar a 5mm de comprimento com bocais alongados e aparelho bucal de mastigação.[2] Dependendo dos grãos de cereais, os tamanhos variam. Em pequenos grãos, tais como milheto ou milho sorgo, eles são de tamanho pequeno, mas são maiores no milho.[3] Os adultos são de cor castanho-avermelhada sem marcas distintivas. Os adultos não são capazes de voar. As larvas não têm pernas, são corcundas e brancas com cabeça bronzeada. No estágio de pupa, têm focinhos como os adultos.

História Natural[editar | editar código-fonte]

Ciclo de Vida[editar | editar código-fonte]

As fêmeas põem entre 36 e 254 ovos. Normalmente, um ovo é depositado dentro de cada grão. Todas as fases de larva e pupa ocorrem dentro do grão. As larvas alimentam-se do interior do grão até à pupação, após a qual abrem um buraco e emergem. Raramente são vistos fora do núcleo. O ciclo de vida leva cerca de 5 semanas no verão, mas pode levar até 20 semanas em temperaturas mais baixas.[4] Os adultos podem viver até 8 meses depois de sair.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Quando ameaçados ou perturbados, os adultos fingem-se de mortos. As fêmeas podem saber se um grão de cereal tem um ovo posto por outro bicudo,[5] elas então evitarão botar um ovo no grão. As fêmeas cavam um orifício, depositam um ovo, e selam o furo com uma secreção gelatinosa. Esta pode ser a forma como outras fêmeas sabem se o grão já tem um ovo nele. Isso garante que o jovem irá sobreviver e produzir uma outra geração. Os pesquisadores estimam que um par de besouros pode produzir até 6000 descendentes por ano.

Impacto Humano[editar | editar código-fonte]

Esses besouros constituem uma praga de vários tipos de grãos e podem pôr seus ovos no trigo, aveia, centeio, arroz, cevada e milho. Causam uma quantidade desconhecida de danos em todo o mundo porque é difícil manter o controle de tanta informação, especialmente em lugares onde as colheitas de grãos não são mensuradas. Eles são difíceis de detectar e, geralmente, todo o grão em uma instalação de armazenamento infestado deve ser destruído. Há muitas maneiras de tentar se livrar do gorgulho do trigo: pesticidas, diferentes métodos de encobrir o odor dos grãos com aromas desagradáveis, e a introdução de outros organismos predadores.[6]

Prevenção e controle[editar | editar código-fonte]

Saneamento e inspeção são a chave de prevenção a infestação. Armazenar grãos em recipientes com tampas apertadas em geladeira ou freezer e compra em pequenas quantidades. Se surgir qualquer suspeita, procurar cuidadosamente nos grãos por insetos adultos ou buracos nos núcleos dos grãos. Outro método é o de mergulhar em água: se os grãos flutuarem, é uma boa indicação da infestação. Mesmo se identificada precocemente, o descarte pode ser a única solução eficaz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Sitophilus granarius (Linnaeus, 1758)» (em inglês). ITIS (www.itis.gov). Consultado em 6 Setembro 2012 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2009 
  3. «Granary and Rice Weevils» (PDF). Consultado em 21 de janeiro de 2009. Arquivado do original (PDF) em 1 de setembro de 2009 
  4. «Store Products Pests: Granary Weevil» (PDF). Consultado em 21 de janeiro de 2009. Arquivado do original (PDF) em 1 de setembro de 2009 
  5. Woodbury, N. 2008. Infanticide Avoidance by the Granary Weevil, Sitophilus granarius (L.) (Coleoptera: Curculionidae): The Role of Harbourage Markers, Oviposition Markers, and Egg-Plugs. Journal of Insect Behavior, 21: 55-62.
  6. Giacinto, G. S., Antonio, D. C., & Giuseppe, R. 2008. Behavioral responses of adult Sitophilus granarius to individual cereal volatiles. Journal of Chemical Ecology, 34: 523-529.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Sitophilus granarius
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sitophilus granarius