Curriculum vitæ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Curriculum vitae)
 Nota: "Curriculum" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Currículo (desambiguação).
Exemplo de currículo

O curriculum vitæ (do latim "trajetória de vida"), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De modo geral, ele tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

O curriculum vitae é uma síntese de aptidões e qualificações, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve, dados pessoais para contato, formação acadêmica e experiência profissional. Muitas empresas ainda o usam como forma de seleção de candidatos para preenchimento de vagas de emprego. A entrega do currículo é apenas a primeira fase da admissão em uma instituição, as fases posteriores compreendem em entrevista e prova de conhecimentos.

Papel[editar | editar código-fonte]

A utilização e o papel social do CV varia nos diversos países consoante as políticas de empregabilidade e educação. Da mesma maneira o formato pode variar dependendo do contexto. Embora de modo geral seja um documento apresentado de forma sintetizada, idealmente com uma ou duas páginas,,[1] em certos casos deve ser mais detalhado. Envolve predominantemente os processos de avaliação. Em muitos casos também é necessário avaliar a necessidade do uso de fotos nos currículos, pois pode acontecer de determinadas empresas não necessitarem que o empregado anexe uma foto (3x4) por exemplo. É necessário averiguar se o cargo desejado necessita de uma boa aparência[2] se a foto causa uma boa impressão e/ou se a foto está no padrão desejado pela empresa.

Atualmente há programas de computador que permitem a criação de um currículo através do preenchimento de formulários. Muitas empresas utilizam-se deste recurso na Internet para catalogar candidatos a empregos.

Uma variante do CV é o portfólio, que tem o mesmo objetivo em linhas gerais, mas presta-se a dar pequenas mostras das habilidades da pessoa, sendo mais utilizado por profissionais das áreas relacionadas com artes ou produção. Este currículo permite a sistematização das experiências significativas ao contexto solicitado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Como fazer um currículo

Referências

  1. «Para quem está em busca de emprego: especialista ensina a fazer currículo». Consultado em 12 de março de 2009. Arquivado do original em 7 de janeiro de 2012 
  2. «Como fazer um currículo em menos de 3 minutos». 27 de agosto de 2017. Consultado em 17 de julho de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]