Curso de formação de cabos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Curso de Formação de Cabos)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Flag of Brazil.svgGnome-globe.svg
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto.
Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.

Curso de formação de cabos (CFC) é um curso realizado por instituições militares com a finalidade de promover soldados à graduação de cabo, habilitando-o ao exercício das funções inerentes a nova graduação.

O curso de formação de cabos se dá pela QM (qualificação militar) do soldado, a classificação é feita a partir das notas no TAF (teste de aptidão física), prova escrita, comportamento do militar e antiguidade militar. Cada instituição militar tem suas próprias regras para promoção. Normalmente existe um tempo mínimo exigido para que um soldado seja promovido a cabo, chamado de interstício (por exemplo, 5 anos).

O aluno cabo (CFC ou CHC) deve ser audaz, ter voz de comando e dominar todos os movimentos de ordem unida. Além disso dominar o conteúdo de sua qualificação.

Após a classificação a promoção se dá pela quantidade de vagas para cabos e a classificação do combatente no curso.

No estado de Minas Gerais, a Polícia Militar e Bombeiro Militar deixaram de promover o curso deste 1997, quando a Lei 5.301 do Estatuto da Policia Militar e Bombeiro Militar de Minas Gerais criou a promoção por tempo de serviço, onde o soldado ao completar 10 anos na graduação e não tenha sofrido nenhuma punição nos 5 anos imediatamente anteriores é promovido automaticamente à graduação de cabo. Até então, apenas 2% dos soldados tinham acesso à graduação de cabo. Atualmente, todos têm acesso à graduação.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.