Cortesia (saudação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Curtsey)
Ir para: navegação, pesquisa
Menina realizando a cortesia, em La révérence de William Bouguereau

Uma cortesia (ou reverência do inglês courtesy) é um tradicional gesto de saudação, na qual uma menina ou mulher dobra seus joelhos enquanto abaixa a cabeça. É o equivalente feminino da saudação masculina de “curvar-se”. Segundo Miss Manners, o gesto é caracterizado como uma "tradicional saudação de um inferior para um superior."[1] Na lingua inglesa, a palavra "curtsy" é uma alteração fonética de "courtesy", conhecido na lingüística como uma Síncope.

De acordo com Desmond Morris, os motivos envolvidos na cortesia e na curvatura eram parecidos até o século dezessete, quando uma diferenciação entre as duas mensuras ocorreu. Antigamente, uma versão combinada dos dois era feita por atores da Restauração Inglesa na Comédia.[2] Em variantes mais formais da cortesia, a menina/mulher dobra os joelhos para fora (ao invés de para frente), muitas vezes cobrindo um pé atrás dela. Ela também pode usar as mãos para segurar a saia para fora de seu corpo. Na era vitoriana, quando as mulheres usavam vestidos até o chão, as saias rodadas de armação, a reverência era feita com um movimento emprestado do balé clássico, onde os joelhos são dobrados, enquanto que as costas são arqueadas em linha reta. Ambos os pés e joelhos apontavam para fora.

thum

Tradicionalmente, as mulheres e meninas faziam cortesia para aqueles de nível social mais alto, faziam da mesma forma os homens e meninos, no caso, curvando-se. Hoje, entrementes, essa prática tornou-se menos comuns. Em culturas européias é tradicional que mulheres façam reverência diante da realeza [3] . Usualmente, algumas mulheres fazem curvatura para seus empregadores, principalmente me hotéis.

Monarquia[editar | editar código-fonte]

Conta-se, que quando o Primeiro Ministro Inglês Tony Blair foi realizar o pedido formal à Rainha Isabel II para governar, sua esposa, Cherie Blair teria se recusado a fazer a cortesia para Rainha, ou a teria feito de forma desconfortável. [3]

Durante o casamento real do Principe Guilerme e de Catarina Middleton, Duques da Cantabríga, [4] , esta fez uma reverência para Rainha na saída do altar. Segundo as regras, como futura Rainha, a Duquesa deverá ser reverenciada pelas pessoas, assim como por outros membros da Familia Real, mesmo as princesas Beatrice e Eugênia[4] . A princesa Ana, filha da rainha Isabel II, recusou-se a fazer uma cortesia para a Duquesa da Cornualha, mulher do Principe de Gales.[4]

Dançarinas geralmente fazem uma cortesia ou mensura no final de uma apresentação para mostrar a gratidão ou reconhecer os aplausos da platéia. No final de uma aula de balé, os alunos também realizam a cortesia ou curvam-se ao professor e ao pianista para mostrar gratidão. De acordo com a etiqueta de dança vitoriana, uma mulher deve fazer uma cortesia antes de começar uma dança.

É costume para mulheres patinadoras realizarem uma reverência ao final de seus programas na patinação em competições ou exposições.

A "Texas Dip" é um tipo de cortesia extrema usada por debutantes do Texas quando são apresentadas no International Debutante Ball no Waldorf-Astoria. A jovem lentamente abaixa a testa no chão, cruzando os tornozelos, e em seguida dobra os joelhos para dentro. O acompanhante no baile segura a mão da adolescente durante a cortesia. Quando a cabeça dela se aproxima do chão, ela vira a cabeça para o lado, evitando o risco de sujar o vestido com batom.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Judith Martin. Miss Manners' guide to excruciatingly correct behavior. [S.l.]: W. W. Norton & Company, 2005. p. 692.
  2. Desmond Morris. The Naked Woman: A Study of the Female Body. [S.l.]: Macmillan, 2007. p. 247.
  3. a b Martha MacCallum. The Queen Gets the Last Word With Tony Blair (em inglês) Fox News. Visitado em 1 de junho 2011.
  4. a b c Christopher Wilson. So will Camilla have to curtsey to Kate? It's the tantalising question at the heart of an epic battle of royal egos (em inglês) Mail online. Visitado em 1 de junho 2011.
  5. Vendela Vida. Girls on the Verge. [S.l.]: Macmillan, 2000. p. 61.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete cortesia (saudação).