Capão da Canoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Curumim (Capão da Canoa))
Capão da Canoa
  Município do Brasil  
Vista sul da Avenida Paraguassu.
Vista sul da Avenida Paraguassu.
Vista sul da Avenida Paraguassu.
Símbolos
Bandeira de Capão da Canoa
Bandeira
Brasão de armas de Capão da Canoa
Brasão de armas
Hino
Lema O Rio Grande se encontra em Capão
Gentílico caponense ou bicuira
Localização
Localização de Capão da Canoa no Rio Grande do Sul
Localização de Capão da Canoa no Rio Grande do Sul
Localização de Capão da Canoa no Rio Grande do Sul
Capão da Canoa está localizado em: Brasil
Capão da Canoa
Localização de Capão da Canoa no Brasil
Mapa
Mapa de Capão da Canoa
Coordenadas 29° 45' 39" S 50° 01' 48" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Região metropolitana Osório
Municípios limítrofes Terra de Areia, Xangri-lá, Maquiné
Distância até a capital 132 km
História
Fundação 12 de abril de 1982 (42 anos)
Administração
Prefeito(a) Amauri Magnus Germano (PTB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 98,383 km²
População total (2023) [2] 63 594 hab.
 • Posição RS: 34º BR: 513º
Densidade 646,4 hab./km²
Clima temperado (subtropical úmido)
Altitude 4,80 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 95555-000
Indicadores
IDH (2010) [3] 0,743 alto
 • Posição RS: 136º BR: 695º
PIB (2020) [4] R$ 1 702 044,88 mil
 • Posição RS: 53º BR: 593º
PIB per capita (2020) R$ 31 489,61

Capão da Canoa é um município brasileiro localizado no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Conforme o Censo 2022, sua população é de 63.594 habitantes.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Capão" é uma palavra de origem tupi. Possui duas etimologias possíveis:

  • "mato redondo", através da junção dos termos ka'a (mata) e pu'ã (redondo).[5]
  • "intervalo de mata", através da junção dos termos ka'a (mata) e pa'um (intervalo).[6]

História[editar | editar código-fonte]

Até a chegada dos europeus, no século XVI, o litoral norte do Rio Grande do Sul era território tradicional dos índios carijós, minuanos e arachanes. Com a escravização e as doenças trazidas pelos europeus, o número de índios reduziu-se bastante na região.[7]

Em 1752, casais de açorianos chegaram ao Rio Grande do Sul, desembarcando no Porto de Dorneles. O município de Capão da Canoa, que hoje faz parte da região do litoral do estado, tem como origem a Sesmaria das Conchas, que pertencia a Inácio José Araújo de Quadros, por volta de 1800.

No início, era formado por grandes dunas, banhados, mar cristalino, esteiras, matos e capões, ficando a leste o mar e a oeste as lagoas e rios. Na verdade, o nome Capão da Canoa já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes, na extensão da praia de Xangri-Lá (hoje município de Xangri-Lá), com fundos para a Lagoa das Malvas, pois essa família era quem dava apoio aos visitantes que passavam ou vinham veranear. Com o tempo, esse lugar passou a ser conhecido como Capão da Canoa, fazendo com que o velho nome Arroio da Pescaria desaparecesse. No início, junto a um pequeno povoado surgiu um armazém de secos e molhados; depois, um hotelzinho de madeira com dois quartos.

Capão da Canoa floresceu por volta de 1900 com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começaram a agrupar-se à beira-mar. O nome originou-se de um pequeno córrego localizado próximo ao mar. O local abrigava, além de pescadores, também alguns aventureiros. Por vezes, o local era visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes.

Mais tarde, por volta de 1920, começaram a chegar os primeiros veranistas oriundos da Serra Gaúcha e também de Porto Alegre. Os maiores frequentadores eram os descendentes das colônias alemãs e italianas. Por volta de 1940, a colônia israelita também começou a fazer-se presente em bom número. O nome de Arroio da Pescaria só começou a desaparecer na década de 1940, período em que teria surgido a denominação Capão da Canoa, segundo alguns pesquisadores da história do município.

Pelo Ato 73, de 1° de fevereiro de 1933, Cornélios surgiu como Sexto Distrito de Osório, no qual se incluía também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952, o Sexto Distrito de Osório, Cornélios, foi transferido para Capão da Canoa. A emancipação do município caponense veio 30 anos depois, pela Lei 7 638, de 12 de abril de 1982. A posse do primeiro prefeito foi em 31 de janeiro de 1983. Inicialmente, o município contava com 23 balneários, possuindo 30 quilômetros de orla marítima.

Prefeitos[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Partido Observações
Início Fim
Egon Birlem
Ledorino Brogni 1 de janeiro de 1989 31 de dezembro de 1992 PFL Eleito
Egon Birlem 1 de janeiro de 1993 31 de dezembro de 1996 PTB Eleito
Ledorino Brogni 1 de janeiro de 1997 31 de dezembro de 2000 PDT Eleito
Oscar Birlem 1 de janeiro de 2001 31 de dezembro de 2004 PTB Eleito
Jairo Divino Oliveira Marques 1 de janeiro de 2005 31 de dezembro de 2008 PDT Eleito
Amauri Magnus Germano 1 de janeiro de 2009 31 de dezembro de 2012 PT Eleito
Valdomiro Novaski 1 de janeiro de 2013 31 de dezembro de 2016 PDT Eleito
Amauri Magnus Germano 1 de janeiro de 2017 31 de dezembro de 2020 PTB Eleito
Amauri Magnus Germano 1 de janeiro de 2021 Atualmente PTB Reeleito

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se na latitude 29º44'44" sul e na longitude 50º00'35" oeste, elevando-se à altitude de 4,80 m acima do nível do mar (MANM). Segundo estimativas do IBGE, o município de Capão da Canoa conta com a maior população do litoral norte gaúcho.[2]

Nos dados do Censo 2022, Capão da Canoa aparece com a população fixa de 63594 habitantes.[2]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Capão da Canoa está dividida em quatro distritos:

Turismo[editar | editar código-fonte]

Atualmente o município possui 11 balneários, com 19,1 km de extensão norte-sul, divididos em quatro distritos, limitando-se a leste com o oceano Atlântico, o sul com o município de Xangri-lá, o norte com o município de Terra de Areia, e a oeste com os municípios de Maquiné e Terra de Areia.

Capão da Canoa destaca-se pela qualidade de vida, tanto no aspecto da saúde, proporcionada pelos recursos naturais, clima e vegetação, quanto pela facilidade de acesso às grandes cidades e região metropolitana. Destaca-se também por ter uma das praias mais tradicionais e cosmopolitas no litoral do Rio Grande do Sul, servindo de palco para o encontro de turistas gaúchos, argentinos e uruguaios, no intuito de curtir um lugar ao sol em suas vastas extensões de areia.

Em suas praias existem áreas apropriadas para o surfe, a pesca e para o banho. Por ter um belo visual, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer, atrai surfistas no inverno e verão, sendo também excelente local para bronzear-se ao sol, fazer longas caminhadas e corridas à beira-mar. Em relação à pesca, a prática é diária, pois há muitos pescadores entre seus moradores.

Foi realizado até 2015, pela RBS TV, o concurso Garota Verão, evento que escolhia a mais bela garota representante dos municípios do Rio Grande do Sul.

Para quem pretende praticar esportes, existem quadras de vôlei, futebol e basquete, todas à beira-mar e algumas na Avenida Flávio Boianovsky, praça que contém a Praça do Raul, com vários brinquedos e campo de futebol, e dois campos para a prática do voleibol, conservando, contudo, uma parte da Praça exclusiva para lazer, encontrar amigos e conhecidos, tomar chimarrão e jogar bocha. Outra opção de lazer, é fazer um voo panorâmico pela praia. Existem vários aviões de pequeno porte no aeroporto, de plantão para esses voos, a custo acessível.

Comércio e serviços[editar | editar código-fonte]

Capão da Canoa possui, atualmente, ampla rede gastronômica, com restaurantes, pizzarias e churrascarias. Em termos de lazer, existem alguns centros comerciais, como o Shopping Lynemar, o Capão da Canoa Shopping e o Shopping das Águas, que permanecem abertos o ano inteiro, e outros estabelecimentos que costumam funcionar somente no verão. Há também boliche, casas noturnas, diversas praças (Praça do Farol, Praça Capão da Criança, Praça do Raul), parques de diversões aquáticas, peças de teatro, Casa de Cultura Érico Verissímo, entre outros locais de encontro, diversão e de cultura.

Em janeiro de 2021, o município foi contemplado com uma filial das lojas Havan, especializada em móveis, eletrodomésticos, ferramentas e vestuário. Localizada na ERS-389 (Estrada do Mar), foi a 155ª loja da rede inaugurada no país. Em maio, poucos meses após a inauguração, a réplica da Estátua da Liberdade instalada em frente à loja foi derrubada por fortes rajadas de vento.[8]

Dois dos principais parques aquáticos do Rio Grande do Sul estão localizados no município: o Marina Park, situado a poucos quilômetros da área central de Capão da Canoa, e o Acqua Lokos, no distrito de Arroio Teixeira, próximo a Curumim. Ambos situam-se na Estrada do Mar.[9]

Eventos[editar | editar código-fonte]

Em abril, há o Rodeio de Capão da Canoa no CTG João Sobrinho. Para a realização de festas e eventos sociais, a cidade possui dois clubes, o Capão da Canoa Futebol Clube (CCFC) e a Sociedade dos Amigos de Capão da Canoa (SACC).

Ruas de Capão da Canoa[editar | editar código-fonte]

Algumas das principais ruas de Capão da Canoa têm nomes indígenas:

Referências

  1. «Cidades e Estados». IBGE. 2021. Consultado em 12 de maio de 2023 
  2. a b c «Capão da Canoa possui 63.594 habitantes, segundo o Censo do IBGE». Litoral Notícias. 2021. Consultado em 30 de junho de 2023 
  3. «Ranking». IBGE. 2010. Consultado em 12 de maio de 2023 
  4. «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010 a 2020». IBGE. 2020. Consultado em 12 de maio de 2023 
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.340
  6. NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. p.168
  7. «Centro Histórico de Cornelios». Prefeitura Municipal de Terra de Areia. 2023. Consultado em 17 de outubro de 2023 
  8. «Estátua da Liberdade da Havan cai em dia de vento forte em Capão da Canoa; veja as fotos». GauchaZH. 24 de maio de 2021. Consultado em 17 de outubro de 2023 
  9. «Em primeira temporada sem restrições, parques aquáticos devem superar números de antes da pandemia». GauchaZH. 16 de fevereiro de 2023. Consultado em 17 de outubro de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]