Customer Information Control System

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Customer Information Control System, ou simplesmente CICS®, é um monitor de transações utilizado inicialmente nos sistemas operacionais z/OS e z/VSE dos mainframes da IBM. Atualmente o CICS é disponibilizado para outros sistemas operacionais, como o i5/OS, OS/2, AIX, Windows, Linux, dentre outros. A implementação para o sistema z/OS é de longe a mais popular e importante dentre todas. O desenvolvimento do CICS contou com o uso de métodos formais, utilizando a linguagem de especificacao Z (Zed).

CICS é um sistema de processamento de transações designado tanto para atividade Online como processamento Batch. Uma transação é basicamente um conjunto de comandos que executam uma tarefa. Normalmente , a maioria das transações são tarefas relativamente simples, como a atualização de uma conta corrente. Executado em servidores Z IBM System, o CICS facilmente suporta milhares de transações por segundo. Aplicações CICS podem ser escritas em muitas linguagens de programação, incluindo COBOL, PL/I, C, C++, IBM Basic Assembly language, REXX, e Java.

Cada programa CICS é iniciado usando um identificador de transação "transaction id". Telas CICS são enviadas como construções chamadas "mapas", usando uma linguagem de programação como o COBOL. Um exemplo de como um mapa pode ser enviado usando COBOL pode ser visto abaixo.

EXEC CICS
    SEND MAPSET(MPS1) MAP(MP1)
END-EXEC.

Estrutura CICS[editar | editar código-fonte]

No ambiente z/OS uma instalação CICS compreende um ou mais "address spaces". Instalações são divididas em multiplas regiões ou "adress spaces" por uma variedade de razões, como

  • separação de Aplicações
  • separação de funções
  • evitar a sobrecarga de uma única região de memória.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.