Cyborg 009

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cyborg 009
サイボーグ 009 (ゼロゼロナイン)
(Saibōgu Zero-Zero-Nain)
Gênero Ficção científica, Ação, Aventura, Drama
Mangá
Autor Shotaro Ishinomori
Editora(s) Japão Akita Shoten, Kodansha, Shogakukan, Shueisha
Estados Unidos Tokyopop
Revista Monthly Shōnen King, Weekly Shōnen Magazine, Shōnen Big Comic, COM, Shōjo Comic, Weekly Shōnen Sunday, Monthly Shōnen Jump, Monthly Comic Nora
Data de publicação 1964 – 1981
Volumes 36
Filme
Cyborg 009 (Saibōgu Zero-Zero-Nain)
Lançamento 1966
Duração 65 minutos
Diretor Yugo Serikawa
Estúdio Toei Animation
Filme
Kaijuu Sensou (Monster War)
Lançamento 1967
Duração 60 minutos
Diretor Yugo Serikawa
Estúdio Toei Animation
Anime
Direção Yugo Serikawa
Estúdio Toei Animation
Exibição original 5 de Abril de 1968 – 27 de Setembro de 1968
Emissoras de TV Japão Animax
Nº de episódios 26
Anime
Direção Masayuki Akebi
Estúdio Sunrise, Toei Animation
Exibição original 6 de Março de 1979 – 25 de Março de 1980
Emissoras de TV Japão Animax
Filipinas ABS-CBN, HERO
Nº de episódios 50
Filme
Chō Ginga Densetsu (Legend of the Super Galaxy)
Lançamento 1980
Duração 130 minutos
Diretor Masayuki Akebi
Estúdio Toei Animation
Anime
Direção Atsushi Kawagoe
Estúdio Japan Vistec
Exibição original 14 de Outubro de 2001 – 6 de Outubro de 2002
Emissoras de TV Japão TV Tokyo, Animax
Estados Unidos México Cartoon Network
Singapura Kids Central
Nº de episódios 51
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Cyborg 009 (サイボーグ009, Zero Zero Nain?) é um mangá criado por Shotaro Ishinomori. Já circulou por muitas diferentes publicações, incluindo a Monthly Shōnen King, Weekly Shōnen Magazine, Monthly Shōnen Jump, COM, Weekly Shōnen Sunday, Weekly Shōnen Big Comic, SF Animedia, e Shōjo Comic no Japão. Foi traduzido para o inglês pela TOKYOPOP e não há a intenção de trazer o mangá original para o Brasil, embora duas de suas adaptações para a TV tenham sido exibidas por aqui, a primeira pela TV Tupi[1] nos anos 70 e a segunda pelo Cartoon Network, onde obteve pouca repercussão, mas sua pequena legião de fãs permanecem sempre fiéis.[2]

Em 1979 foi criada a segunda versão de Cyborg 009, que apresentou um enorme sucesso tanto na Itália como na Suécia. Infelizmente a série não foi transmitida no Brasil. Assim como o longa metragem que foi lançado com o término da série.

Além do mangá, Cyborg 009 rendeu 3 longa metragens para o cinema, 3 séries de TV e vem se especulando a possível produção de um filme live action. O anime Skull Man, também baseado na obra de Shotaro Ishinomori, é considerado como um prólogo para a versão de 2001 de Cyborg 009.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Black Ghost, uma sociedade secreta que manipula todas as ações globais através do submundo, ambiciona levar as guerras, que caminham lado-a-lado com a humanidade desde seu nascimento, para o espaço. Para isso, inicia-se o projeto ciborgue, que consiste na produção de super-soldados para serem usados como armas por Black Ghost. No entanto, uma das mentes brilhantes por trás do projeto, o professor Isaac Gilmore, é atormentado por sua consciência a abandonar o projeto e assim organiza uma rebelião que visa a libertação dos 9 protótipos 00.

Joe Shimamura é o protagonista da história que se inicia quando este se junta ao grupo rebelde que decide então utilizar de suas novas aprimoradas habilidades para se voltar contra seus próprios criadores e dar um fim ao período de caos e destruição propagado por Black Ghost.

Em meio as suas aventuras, Joe e seus companheiros biônicos ainda se envolvem em conflitos com cientistas megalomaníacos que brincam de Deus em suas experiências na área de genética, terroristas do Oriente Médio, visitantes do futuro, mitos trazidos a vida pelo avanço da tecnologia, habitantes de civilizações perdidas e até cultos religiosos com fins inescrupulosos, tudo isso enquanto lidam com seu drama pessoal por terem sido privados de sua humanidade para serem convertidos em armas de destruição em massa. Agora eles buscam compensar sua existência lutando pela paz e justiça.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Rússia Cyborg 001[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Ivan Wisky

Local de nascimento: Moscou, União Soviética

Aniversário: 1 de Janeiro

Ivan é um bebê superinteligente que possui poderes psíquicos e telecinéticos. Ele comunica-se através de telepatia e ainda não aprendeu a falar. Ivan veio da União Soviética e foi projetado antes mesmo do Dr. Gilmore integrar o Projeto Cyborg. Quem foi o mentor de tudo foi seu próprio pai, o Dr. Gamo, que submeteu seu próprio filho, recém-nascido, às pesquisas que lhe alteraram o funcionamento de suas faculdades mentais. Comparado aos demais ciborgues, Ivan possui um grande poder, apesar de não se juntar ao grupo nas batalhas. Sua participação geralmente limita-se em instruir os colegas e teletransportá-los em casos de emergência e perigo.

Outra importante característica sua é o fato dele se encontrar quase sempre em estado de hibernação, devido ao desgaste físico e mental que ele sofre toda vez que tem de usar os seus poderes.

Estados Unidos Cyborg 002[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Jet Link

Local de nascimento: Nova York, Estados Unidos

Descendência: Italiana

Aniversário: 2 de Fevereiro

Jet é um americano que foi líder de uma gangue e tem o poder de voar através dos jatos que tem nos pés. Possui uma personalidade rebelde e é o revoltado da turma. Ele costumava se envolver em confusões e até mesmo alguns problemas com a polícia. Sua vida mudou quando foi raptado por agentes do cruel Espectro que o submeteram às pesquisas que lhe deram seus poderes de ciborgue. A princípio, ele se chamaria 001, mas como suas habilidades estavam imperfeitas e seu desenvolvimento como arma de combate ainda estava em fase de testes, foi congelado em laboratório para que no futuro pudesse ser finalizado. Foi o primeiro ciborgue projetado pelo Dr. Gilmore. Ao longo da série, sua fama de brigão e encrenqueiro vai dando lugar à sua generosidade e seu lado humano.

França Cyborg 003[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Françoise Arnoul

Local de nascimento: Paris, França

Aniversário: 24 de Janeiro

Françoise é a única mulher do grupo. É uma garota francesa que tem a habilidade de ver e ouvir muito além da capacidade humana. Graças a essas habilidades, ela tem a importante missão de investigar casos misteriosos ou até mesmo prever um ataque inimigo. Quando morava na França, seu sonho era a de se tornar uma grande bailarina.

Infelizmente, seus sonhos foram interrompidos quando os agentes do temível Espectro a raptaram para transforma-la em ciborg. Foi congelada no tempo junto ao 001, 002 e 004.

Apesar da aparência jovem, ela já viveu mais de 40 anos. Durante o decorrer da série, vai crescendo uma forte relação amorosa entre ela e 009, apesar de que o namoro entre os dois nunca tenha sido confirmado.

Alemanha Cyborg 004[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Albert Heinrich

Local de nascimento: Berlim, Alemanha

Aniversário: 30 de Novembro

Albert é um alemão que viveu um triste passado. Ao tentar fugir de Berlim oriental cruzando o Muro de Berlim, foi atacado e viu sua esposa Hilda morrer diante de seus olhos. Depois disso, foi transformado num verdadeiro “homem-máquina”, tendo seu corpo totalmente revestido de armas, capaz de disparar tiros com os dedos das mãos e até soltar mísseis tele-guiados de seus joelhos. É um dos ciborgues mais fortes de todos e também o mais maduro. O fato de ser o mais artificial dentre os ciborgues o submete a um eterno drama pessoal, devido à dificuldade dele mesmo se aceitar como é.

Estados Unidos Cyborg 005[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Geronimo Junior

Local de nascimento: Indianapólis, Estados Unidos

Aniversário: 25 de Dezembro

Geronimo Jr. é um índio americano que tem o corpo de metal e uma imensa força equivalente à de cem homens.

Antes mesmo de ser capturado pelos agentes do Espectro,trabalhava como operário em uma construção. Além da sua poderosa força bruta, possui uma importante característica, que é a de sentir as vibrações da natureza. Esta é uma habilidade e um mistério até mesmo para os seus próprios criadores, pois isso não tem nada a ver com suas características como ciborgue. Apesar da aparência, é o mais calmo de todos os ciborgues. Está sempre calado e gosta de viver em paz com a natureza e o meio ambiente. Sua participação no anime não chega a ser muito explorada, infelizmente.

República Popular da China Cyborg 006[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Chang Changku

Local de nascimento: Guangdong, China

Data de nascimento: 29 de Fevereiro

Chang era apenas um trabalhador chinês que nunca conseguia ser bem sucedido na vida. Estava prestes a se suicidar quando foi capturado pelos agentes do Espectro e foi transformado em ciborg. Suas habilidades consistem em cuspir fogo numa temperatura altíssima, capaz de derreter qualquer material da Terra. Além disso, ele sabe escavar muito bem. Ele é dono de um restaurante de comida chinesa e sabe preparar pratos deliciosos. Também ensina a arte de cozinhar para seus amigos ciborgues. É um gorducho bastante simpático, generoso e super engraçado, principalmente quando está ao lado de seu grande amigo 007, companheiro de engraçadas trapalhadas.

Reino Unido Cyborg 007[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Desconhecido (apelidado de Great Britain, inglês para Grã Bretanha)

Local de nascimento: Liverpool, Inglaterra

Data de nascimento: 1 de Abril

No passado, 007 foi um renomado ator britânico que chegou a fazer muito sucesso no passado em peças teatrais mas que estava em profunda decadência. Ao ser capturado e transformado em ciborg, ganhou a habilidade de se transformar em qualquer coisa, alterando a estrutura molecular do seu corpo. Ele pode se transformar em pessoas, animais, objetos, mudar seu tamanho… Tudo isso graças a um simples aperto em seu umbigo. Estas habilidades fazem de 007 um dos ciborgues mais úteis ao grupo e o deixam muito à vontade para expor seu talento de ator. Costuma fazer algumas interpretações de dramas de Shakespeare e até mesmo escrever alguns roteiros. Ao longo da anime, passa a trabalhar como garçom no restaurante de 006, seu grande amigo. Lá, ele aproveita para utilizar suas sempre úteis técnicas de transformação.

Ele foi baseado em James Bond, sendo um especialista em espionagem com um senso de humor e possuindo o mesmo codinome (007).

Nigéria Cyborg 008[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Pyunma

Local de nascimento: Muamba, Nigéria

Aniversário: 20 de Agosto

Pyunma é um africano que escapou da escravidão dos tempos modernos, salvo por agentes do Espectro. Depois de transformado em ciborg ganhou um sistema respiratório que pode ser usado embaixo da água por grandes períodos de tempo. É equivalente ao Aquaman por ter seus poderes na água. Além disso é um grande perito em estratégias de ataque.

Passou a maior parte da sua vida sofrendo muito como um guerrilheiro em seu país de origem, Muamba, localizado na África Ocidental. Seus ideais sempre foram de liberdade, mas acabou sendo capturado pelos capangas do Espectro e acabou vendo seu país submetido à escravidão. Felizmente, diante todo esse sofrimento, ele conseguiu ajudar seu povo distribuindo alimentos e fazendo a sua parte na luta por um país menos sofrido. Durante a série, suas habilidades são aperfeiçoadas graças ao Dr. Gilmore que lhe implanta uma pele revestida de escamas.

Japão Cyborg 009[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Joe Shimamura

Local de nascimento: Tokyo, Japão

Aniversário: 16 de Maio

Joe é o protagonista e herói do anime. Suas habilidades como Cyborg dão a ele o poder “Modo Acelerado”, capaz de fazer com que ele se mova numa velocidade semelhante à do som, dando a impressão de que tudo que gira em sua volta está em câmera lenta. Essa habilidade acontece graças a um botão que ele aciona ao pressionar os dentes de trás. Outra arma que ele possui é uma pistola que dispara raios. Quando era criança, Joe viveu a maior parte de sua vida num orfanato, junto com seus amigos e sempre sob os cuidados de um padre muito bondoso que o criou. No entanto, o padre foi misteriosamente assassinado dentro da igreja bem diante dos olhos de Joe. Sem contar que a igreja onde Joe e seus amigos vivam foi também incendiada. O jovem foi acusado injustamente pelo crime e acabou fugindo para não ser pego. No entanto, ele acabou sendo capturado pelos agentes do Espectro e submetido às pesquisas que o transformaram no Cyborg 009. É considerado o mais forte de todos os ciborgs e sua maior característica vem de seu forte senso de justiça e persistência.

Países Baixos Cyborg 010[editar | editar código-fonte]

Nome verdadeiro: Claus van Bogoot

Local de nascimento: Amsterdam,Holanda

Não se sabe muito sobre esse personagem no Brasil.Só aparece na versão de 2002

Guia de episódios[editar | editar código-fonte]

Série de 1968[editar | editar código-fonte]

  • 01. Terror dos Homens Misteriosos
  • 02. O Desafio do "X"
  • 03. Confronto no Pólo Sul
  • 04. Demônios Espaciais
  • 05. Ah, Kubikuro
  • 05. Resgate ao Anel da Galeria
  • 07. O Ônibus Escolar
  • 08. A Garota dos Olhos Dourados
  • 09. A Noite dos Diabos Andantes
  • 10. Realeza na Terra Dourada
  • 11. O Leão Dourado
  • 12. O Gigante do Céu
  • 13. Segredo do Castelo Demoníaco
  • 14. Deserto Maldito
  • 15. Tragédia do Homem Animal
  • 16. Espíritos do Pacífico
  • 17. Aliança Fantasma
  • 18. Meu Pai, O Apóstolo do Demônio
  • 19. Terror do Primeiro "Shisunetoku"
  • 20. A Última Fuga
  • 21. A Cavalaria Fantasma
  • 22. A Vingança dos Espíritos Parte I
  • 23. A Vingança dos Espíritos Parte II
  • 24. O Desafio do Amor Proibido
  • 25. A Volta do Morto
  • 26. Morte é a Paz dos Soldados

Série de 2001[editar | editar código-fonte]

  • 01. O Nascimento
  • 02. A Fuga
  • 03. O Décimo Cyborg
  • 04. A Batalha Final
  • 05. Lágrimas de Aço
  • 06. Procurando o Professor
  • 07. O Oponente Invisível
  • 08. Amigo
  • 09. O Inimigo Que Vem do Fundo do Mar
  • 10. Operação Auroras
  • 11. Natal em paris
  • 12. A Ilha Mística
  • 13. Nevoeiro em Londres
  • 14. O Monstro Negro
  • 15. Adeus, Meu Amigo
  • 16. Encurralados
  • 17. A Batalha Final
  • 18. Histórias da Cozinha
  • 19. O Herói
  • 20. O Cão Fantasma
  • 21. Fósseis do Mal
  • 22. A Ira dos Deuses
  • 23. A Ascensão da Mitologia
  • 24. Artemis
  • 25. Mitologia, O Capítulo Final
  • 26. O Diário de Gilmore
  • 27. Pequenos Visitantes
  • 28. O Despertar
  • 29. A Terra Azul
  • 30. Computópia
  • 31. Ilha Monstro
  • 32. Homem ou Máquina?
  • 33. Tempo Congelado
  • 34. A Maldição do Faraó
  • 35. A Cidade do Vento
  • 36. A Terra Congelada
  • 37. A Noite do Festival de Estrelas
  • 38. Espectro Vive
  • 39. Os Novos Assassinos
  • 40. Revanche de Gamo
  • 41. Fúria do Futuro
  • 42. Para o Amanhã
  • 43. Velhos Amigos
  • 44. Pesadelo de Van Bogoot
  • 45. Adeus, Golfinho
  • 46. O Império Subterrâneo
  • 47. Nascer do Demônio
  • 48. Quando Deseja a uma Estrela Cadente
  • 49. O Plano da deusa
  • 50. A Luz do Poder
  • 51. O Nascimento de um novo Universo

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Dubladores Brasileiros

Referências

  1. Cyborg 009 (em português). site Mofolândia. Página visitada em 21/11/2009.
  2. Volta ao Tempo - Retrospectiva Anos 70 Parte II (em português). site ohaYO! (11/08/05). Página visitada em 21/11/2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.