Cynthia Jane Fellowes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cynthia
Lady e também desde 1999 Baronesa Fellowes
Cônjuge Robert Fellowes (1978-presente)
Descendência
Laura Jane
Alexander Robert
Eleanor Ruth
Nome completo
Cynthia Jane Fellowes
Pai John Spencer
Mãe Frances Shand Kydd
Nascimento 11 de Fevereiro de 1957 (57 anos)

Cynthia Jane Fellowes, baronesa Fellowes (nascida em 11 de fevereiro de 1957) é a segunda filha de John Spencer, 8° Conde Spencer e de sua primeira esposa, Frances Shand Kydd (nascida Hon. Frances Burke Roche). Diana, Princesa de Gales, foi sua irmã mais jovem. Ela usa seu segundo nome, Jane. Um de seus padrinhos foi o Príncipe Edward, Duque de Kent.

Educação[editar | editar código-fonte]

Como suas irmãs, Jane foi educada em West Heath, uma escola particular, em Sevenoaks, Kent. Fontes dizem que ela era um excelente estudante, adquirindo o status de monitora e passando em um bom número exames de Advanced Level. Aparentemente, era a mais talentosa academicamente das três irmãs.

Família[editar | editar código-fonte]

Lady Fellowes é casada com Lorde Fellowes (nascido em 1941). Seu marido anteriormente era Robert Fellowes, secretário particular da Rainha Isabel II do Reino Unido.

Robert Fellowes e Lady Jane Spencer se casaram em março de 1978 na Abadia de Westminster, quando Robert era um assistente particular da Rainha. A então Lady Diana Spencer foi uma dama-de-honra. Eles têm três filhos juntos:

Seu marido Robert já havia recebido de Sua Majestade, a Rainha o título de Sir. Contudo em junho de 1999 seu marido recebeu da Rainha o título de nobreza vitalício de Barão Fellowes, passando a ser conhecido Robert Fellowes, Barão Fellowes, e Jane se tornou oficialmente uma Baronesa do Reino Unido, assim como sua avó materna Ruth Burke Roche, Baronesa Fermoy.

Lorde e Lady Fellowes são primos distantes.

Assim sendo os três filhos do casal possuem o prefixo O Honorável desde junho de 1999. Primos dos príncipes Guilherme e Henrique de Gales, eles são amigos próximos de seus primos reais. Lady Diana Spencer foi para a Escócia no verão de 1980 para ajudar sua irmã como o primeiro bebê (Laura Fellowes) e, durante este tempo, foi cortejada pelo príncipe de Gales.

Relação entre Lady Fellowes e Diana, Princesa de Gales[editar | editar código-fonte]

De acordo com o ex-mordomo da princesa, Paul Burrell, o emprego do marido de Jane, como secretário particular da Rainha, causou uma tremenda tensão na relação das irmãs. Burrell insiste que ao morrer Diana já não falava mais com sua irmã Jane havia muitos anos. Outro fator que provavelmente teria prejudicado o relacionamento foi a separação do príncipe e da princesa de Gales em 1992.

Em contrapartida, a ex-babá de Diana, Mary Clarke, autora de um livro que conta sua experiência ao cuidar de Diana e de seus irmãos, disse que o relacionamento da baronesa com Diana não era como Paul Burrell e os outros descreveram. Não se sabe ao certo quando a relação deteriorou-se ou se ela realmente se deteriorou. As duas irmãs eram vizinhas no Palácio de Kensington; Diana morava nos apartamentos 8 e 9 e Lady Jane vivia com sua família numa casa chamada Old Barracks. Segundo muitos empregados do hospital em Paris no qual Diana morreu, Lady Fellowes precisou sentar-se numa cadeira e ser assistida depois de ver o corpo da princesa. Alguns disseram que ela se culpava pelo fracasso do relacionamento.