Cyril Despres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cyril Despres
Cyrildespres.jpg
Nome completo Cyril Despres
Nascimento 24 de fevereiro de 1974 (40 anos)
Fontainebleau, Paris
 França
Ocupação Piloto
Página oficial Sítio pessoal
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cyril Despres

Cyril Despres (nascido em 24 de janeiro de 1974 em Fontainebleau[1] ) é um piloto francês de rali/enduro, três vezes campeão do Rali Dakar. Reside há vários anos no Principado de Andorra, onde já participou em diversas atividades relacionadas com o mundo das motocicletas.

Atualmente disputa ralis pela equipe KTM[2] .

A 8ª etapa do Rally Dakar de 2012 ficou marcada por uma polémica que o envolveu, Cyril Després perdeu cerca de oito minutos atolado num lamaçal durante a especial entre as cidades de Copiapó e Antofagasta, mas foi beneficiado pela organização que anulou o tempo desperdiçado. A decisão foi desaprovada pelo seu principal rival na disputa, Marc Coma, que tinha vencido a etapa com mais de 17 minutos de vantagem, o que lhe rendeu a liderança nas motos com quase dez minutos à frente de Després no quadro geral. No entanto, a larga vantagem durou pouco tempo, pois a organização do Dakar resolveu devolver os 8min6s perdidos por Després.

"É difícil entender a decisão que eles tomaram hoje. O rali sempre premiou quem supera as dificuldades encontradas, e nesse caso, frente à dificuldade, devolveram o tempo aos primeiros pilotos, e a mim, eles dizem que não podem me dar tempo porque eu passei bem. É ir contra o espírito do rali", desabafou Coma ao site argentino Corsa.

Outros pilotos que também tiveram dificuldade de passar pelo trecho de lama e ficaram atolados também foram beneficiados. O luso Paulo Gonçalves, da Husqvarna, foi um deles e recebeu de volta os 9min34s perdidos, no entanto o português envolveu-se numa polêmica com Després. Os dois estiveram atolados no mesmo trecho e foi Gonçalves quem ajudou o francês livrar-se da lama, no entanto o auxílio não foi retribuído como era esperado pelo piloto luso, pois assim que Despres se viu liberto da lama, fugiu de imediato, deixando Gonçalves atolado... (http://esportes.terra.com.br/motociclismo/noticias/0,,OI5551012-EI5083,00-Despres+e+beneficiado+em+decisao+polemica+no+Rally+Dakar.html)


Honras[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Olympic rings with white rims.svg Este artigo sobre um(a) desportista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.