Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete si sustenido.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete .
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete ré dobrado bemol.


[1] [2] ou C é o nome de uma nota musical. O dó é a primeira nota da escala diatônica de dó maior, a única que não possui acidentes e portanto é considerada a base do sistema tonal.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome original desta nota era ut em referência ao primeiro verso do hino religioso Ut queant laxis, usado por Guido d'Arezzo para nomear todas as notas musicais:

Ut queant laxis
resonare fibris
mira gestorum
famuli tuorum
solve polluti
labii reatum
Sante Iohannes. (Si)

Acredita-se que o nome da nota ut mudou posteriormente para dó para facilitar a pronúncia. Alguns acreditam que sejam as duas primeiras letras de Dominus ("Senhor").

Antes da adoção do solfejo, as notas eram chamadas por letras. A nota dó corresponde à nota C. Em diversas línguas este nome ainda é usado, e mesmo em português é utilizado em cifras.

Altura[editar | editar código-fonte]

As expressões dó médio ou dó central ou Dó3 (C3) referem-se à mesma nota, que é a nota "Dó 3", usada como referência de altura para a extensão da maioria dos instrumentos musicais. O dó médio[1] tem esse nome porque fica exatamente no meio da pauta dupla, entre a pauta superior (dos agudos) e a inferior (do baixo). Atualmente "editores musicais"/"sofwares de notação musical" são capazes de estabelecer um espaço grande entre a pauta superior e inferior do sistema de duas pautas, fazendo com que o "dó médio" não se localize exatamente entre as duas pautas. Outra característica que o "dó médio" possui, é que, em um sistema de pauta dupla, o dó médio se localiza na pauta superior (clave de sol na segunda linha) na primeira linha suplementar inferior, e na pauta inferior (clave de fá na quarta linha), na primeira linha suplementar superior.

Do medio.png

O termo dó central refere-se ao fato desta nota "dó" situar-se no centro do teclado de um Instrumento de tecla. Porém, essa nota não se localiza exatamente no meio do teclado. Se tomarmos como exemplo um piano moderno de 88 teclas/notas (52 teclas brancas e 36 teclas pretas)[1] , esse "dó médio" não será a nota central do teclado, mas será a única nota "dó bequadro" das 5 teclas brancas situadas precisamente na região central do teclado do piano.

Posição do Dó central em um teclado de 88 teclas

Já o Dó4, é a denominação dada a nota dó na quarta oitava da escala geral dos sons, que às vezes é chamado de Dó3 quando se considera que a primeira oitava é a 0. Sua freqüência é de aproximadamente 261.6 Hz[1] . Tem dois enarmônicos, si sustenido (B♯)[1] [2] e ré dobrado bemol (D♭♭)[1] [2] .

Notação[editar | editar código-fonte]

Pela ordem da partitura abaixo, na clave de sol, o dó central é representado na primeira linha suplementar inferior. Na clave de dó, pode estar na terceira ou na quarta linha da pauta. Na clave de fá é representada na primeira linha suplementar superior.

Dó central em várias claves

Referências



Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.