Dóclea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde novembro de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Mapa da Dóclea em sua máxima extensão (em Língua montenegrina).

Dóclea ou Dócleas[1] (em língua montenegrina, Дукля, transl. Duklja; em latim, Doclea ou Diocleia) foi um estado medieval montenegrino composto de terras hereditárias abarcando mais ou menos o território circundado pelo rio Zeta, pelo lago Escútare e pela baía de Cátaro, fazendo fronteira com a Travúnia e a Zaclúmia. A Dóclea era, inicialmente, uma parte semi-independente do Grão-Principado da Sérvia, que por sua vez era um estado vassalo do Império Bizantino. Após uma longa decadência, a Dóclea foi incorporada o Império Sérvio unificado, onde permaneceu até cair em mãos do Império Otomano após a derrota sérvia na batalha do Kosovo.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome da região em latim durante o período do Império Romano, "Doclea", foi criado a partir de uma tribo ilírica que vivia na região. O imperador romano Diocleciano teria nascido por lá. Nos séculos seguintes, os romanos "corrigiram retroativamente" o nome para Dioclea, especulando que a letra i teria sido perdida na fala vulgar. A versão tardia eslava para a mesma palavra é "Duklja". A própria cidade romana de Diocléia era localizada no local da atual Podgorica (conhecida na Idade Média como Ribnica).

Considera-se que o nome latino Diocleciano faz referência ao gentílico da Dóclea.

Governantes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.