Dólar australiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O dólar australiano (código: AUD, também grafado A$, AU$, $A ou $AU) é a moeda oficial da Comunidade da Austrália, incluindo o Território Antártico Australiano, a Ilha Christmas (português brasileiro) ou Ilha do Natal (português europeu), as Ilhas Cocos (Keeling), a Ilha Heard e Ilhas McDonald e a Ilha Norfolk, assim como os arquipélagos independentes de Quiribati e Tuvalu, no Pacífico. É algumas vezes chamado "Aussie battler"; durante um pequeno período, entre 2001 e 2002, a moeda corrente foi chamada, localmente, "Pacific Peso." É subdividida em 100 cents (símbolo: c), traduzido normalmente para cêntimos.

O dólar australiano é a sexta moeda mais usada no comércio estrangeiro (além do dólar americano, do iene, do euro, da libra esterlina e do dólar canadense) dando conta de aproximadamente 4–5% das transações estrangeiras. O dólar australiano é popular com os comerciantes de moedas devido a falta de intervenção do governo no mercado estrangeiro, a estabilidade geral da economia e do governo, e considera que ele oferece benefícios de diversificação em uma pasta contendo as maiores moedas correntes do mundo (por exemplo por causa da maior exposição às economias asiáticas e o ciclo de mercadorias [commodities]).

História[editar | editar código-fonte]

O dólar australiano foi introduzido em 1966, não somente para substituir a libra australiana (distinta da libra esterlina) mas também introduzindo um sistema decimal. O primeiro-ministro Robert Menzies desejava nomear a moeda ``royal´´ (real), e outros nomes tais como "austral" foram também propostos.

Devido a influência de Menzies, o nome "royal" foi aceito, e os desenhos foram preparados e impressos no Banco de Reserva da Austrália. A escolha incomum do nome para a moeda provou-se impopular, e foi mais tarde aposentada em favor do "dollar" (dólar).

Em 14 de fevereiro de 1966 o dólar australiano foi introduzido com o valor de dois dólares por uma libra, ou dez xelins por dólar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]