D.Gray-man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de D.Gray-Man)


D.Gray-man
ディー・グレイマン
Dī Gureiman
Informações gerais
Gêneros Ação, Fantasia sombria, Sobrenatural
Mangá
Escrito e ilustrado por Katsura Hoshino
Editoração Japão Shueisha
Editoração lusófona Brasil Panini
Revistas Weekly Shōnen Jump, Jump Square, Jump SQ Rise
Demografia Shōnen
Período de publicação 31 de maio de 2004Ainda em publicação
Volumes 28 (Lista de Volumes)
Light novel
D.Gray-man: Reverse
Escrita por Kaya Kizaki
Ilustrada por Katsura Hoshino
Período de publicação 30 de maio de 20053 de dezembro de 2010
Volumes 3
Anime
Direção Osamu Nabeshima
Estúdio de animação TMS Entertainment
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo, Animax
Período de exibição 3 de outubro de 200630 de setembro de 2008
Episódios 103 (Lista)
Anime
D.Gray-man Hallow
Direção Yoshiharu Ashino
Roteiro Michiko Yokote

Tatsuto Higuchi Kenichi Yamashita

Estúdio de animação TMS Entertainment
Período de exibição 4 de Julho de 201626 de setembro de 2016
Portal Animangá

D.Gray-man (ディー・グレイマン Dī.Gureiman?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Katsura Hoshino. Começou a ser publicado pela Shueisha na revista Weekly Shōnen Jump em 2004 (agora publicado na Jump SQ Rise, a revista trimestral da Jump que é derivada da revista Jump SQ, devido aos problemas de saúde da autora) e que se encontra com 27 tankōbon já lançados. Há também um spin-off chamado Reverse, de autoria de Kaya Kizaki, que mostra a história dos personagens. O anime foi exibido entre 3 de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2008 no Japão, concluído com 103 episódios.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série se passa em uma terra fictícia no final do século XIX onde os membros da Ordem Negra estão em guerra contra o "Conde do Milênio", que pretende destruir a humanidade com seu exército de Akumas, armas criadas a partir das almas dos falecidos quando seus entes queridos amaldiçoam Deus pela sua perda. Para ajudar nos seus esforços, a Ordem Negra percorre o mundo procurando as 109 partes de uma substância divina chamada Inocência, que foi lavada durante o Grande Dilúvio, e as pessoas que podem usar armas anti-Akuma a partir da Inocência. Essas pessoas, chamados Exorcistas, são capazes de combater e destruir os Akumas. Uma Inocência, referida como o "Grande Coração" garante a sua vitória nesta guerra. No entanto, o Conde do Milênio também está procurando a Inocência chamada de Coração com a intenção de destruí-la.

O personagem principal da série é Allen Walker, um jovem exorcista que entrou recentemente à Ordem Negra depois do treinamento com seu mestre General Cross Marian. Ao apresentar-se à organização, ele é confundido com um inimigo e é atacado por um outro exorcista, Kanda Yu. No entanto, uma vez que o erro é percebido, Lenalee Lee impede Kanda de causar mais acidentes. Uma vez dentro do quartel, Allen descobre que ele é a pessoa da profecia o "Destruidor do Tempo", que é o único que pode derrotar o Conde do Milênio. Como a série progride, Allen reúne muitos dos membros da sede da Ordem Negra, bem como aqueles em outros ramos em todo o mundo. Ele finalmente encontra um jovem aspirante a bookman chamado Lavi e seu antecessor, Bookman, que seguem Allen em suas aventuras para testemunhar e registrar os eventos. Allen também se encontra com o antagonista, o Conde do Milênio, o seu exército akuma, e a família de Noé (Noah), um grupo de humanos que ajuda o Conde do Milênio em seu plano para destruir a humanidade.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá D.Gray-man é escrito e ilustrado por Katsura Hoshino. A série teve início em maio de 2004 tendo seus capítulos lançados semanalmente pela Shonen Jump até abril de 2009, cujo capítulo foi o 186, porém, houve um hiato na série e o capítulo 187 só foi publicado em agosto daquele ano na revista Akamaru Jump, mas foi em novembro do mesmo ano que a série foi normalizada, passando a ser publicada mensalmente na revista Jump Square, entretanto, entrou em hiato novamente no dia 29 de Dezembro de 2012, parando no capitulo 218. O mangá voltou a ser serializado na Jump SQ: SQ.CROWN, que é uma revista trimestral, com o capitulo 219 sendo lançado em 17 de Julho de 2015. Atualmente, as publicações da série encontram-se no capítulo 234, lançado em outubro de 2019. D.Gray Man segue sendo publicado trimestralmente na Jump SQ: SQ.CROWN, e o próximo capítulo tem previsão de lançamento para janeiro de 2020.

Anime[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de episódios de D.Gray-man

Primeira série em animação:

D.Gray Man recebeu uma série em anime produzida pelo estúdio TMS Entertainment, dirigida por Osamu Nabeshima, e exibida na TV Tokyo no período de 3 de Outubro de 2006 a 30 de Setembro de 2008, com um total de 103 episódios. A série adaptou do primeiro ao 156º capítulo do mangá. A animação foi dividida em duas temporadas, a primeira temporada conhecida como "1st stage" é constituída pelos primeiros 51 episódios e foi finalizada em 25 de setembro de 2007. A segunda temporada conhecida como "2nd stage" começou a ser exibida em 2 de outubro de 2007 e compreendeu os 52 episódios finais. Posteriormente, todos os episódios foram compilados em 26 volumes de DVDs e foram lançados pela Aniplex entre 7 de fevereiro de 2007 e 4 de março de 2009. O anime foi planejado por Hiroshi Tsutsumi e Yutaka Sugiyama. Os produtores foram Fukashi Azuma, Shinichi Iwata, Akiyo Oguma e Yosuke Tsuruki. O design geral foi feito por Yasuhiro Moriki e o design das personagens foi feito por Hideyuki Morioka. A composição da série foi feita por Reiko Yoshida. O diretor de arte foi Toru Koga, o diretor de som foi Toru Nakano e o diretor de fotografia foi Eiji Tsuchida. O compositor da trilha sonora foi Kaoru Wada, a edição foi feita por Tomoki Nagasaka, a produção musical foi feita pela Aniplex e pelo Half H.P Studio.

Segunda série em animação / D.gray man Hallow (continuação):

D.gray man Hallow é a segunda série animada, e continuação direta do primeiro anime, baseada na obra de Katsura Hoshino, produzida pelo estúdio TMS Entertainment e dirigido por Yoshiharu Ashino. A animação foi anunciada no evento Jump Festa de Shueisha em 2016, e foi ao ar no Japão de 4 de julho de 2016 a 26 de setembro de 2016, tendo um total de 13 episódios. Também foi transmitido na Animax Asia. No dia 23 de junho de 2016, a Funimation anunciou que eles licenciaram a série Hallow e passaram a transmiti-la online. No Japão, os episódios foram originalmente criados para serem coletados em um total de seis volumes de DVD e Blu-ray. No entanto, o comunicado de imprensa da série Hallow foi adiado de setembro de 2016 para uma data desconhecida devido a razões não mencionadas. Em março de 2017, o site oficial da D.Gray-man Hallow afirmou que o comunicado da mídia física foi cancelado devido a "várias circunstâncias". D.Gray Man Hallow apresenta um novo elenco de dublagem, com Ayumu Murase como Allen Walker e Shinnosuke Tachibana dublando Howard Link. A nova série é dirigida por Yoshiharu Ashino e escrita por Michiko Yokote, Tatsuto Higuchi e Kenichi Yamashita, com design de personagens de Yosuke Kabashima.

Trilha sonora (primeiro anime):

  • INNOCENT SORROW (Episódios 001-025)
Letra: Takanori Nishikawa
Música: Shibasaki Hiroshi
Banda: Abingdon Boys School
Lançado em: 6 de Dezembro de 2006
  • Brightdown (Episódios 026-051)
Banda: Tamaki Nami
Lançado em: 29 de Agosto de 2007
  • Doubt & Trust (Episódios 052-076)
Banda: access
Lançado em: 31 de Outubro de 2007
  • Gekidou (Episódios 077-103)
Banda: UVERworld
Lançado em: 11 de Junho de 2008

Encerramentos[editar | editar código-fonte]

  • SNOW KISS (Episódios 001-013)
Letra: Acchu Iwata
Musica: Acchu Iwata & Ito Koki|Koki Ito
Banda: NIRGILIS
Lançado em: 22 de Novembro de 2006
  • Pride of Tomorrow (Episódios 014-025)
Letra: JUN TATSUTANO
Musica: SHINYA SUMIDA
Banda: JUNE
Lançado em: 7 de Março de 2007
  • To the Continuation of the Dream [Yume no Tsuzuki e] (Episodes 026-038)
Banda: surface
Lançado em: 9 de Maio de 2007
  • Antoinette Blue (Episódios 039-051)
Banda: Kitade Nana
Lançado em: 5 de Setembro de 2007
  • The Reason Why You Are Here [Anata ga Koko ni Iru Riyū] (Episódios 052-064)
Banda: Rie fu
Lançado em: 24 de Outubro de 2007
  • Wish (Episódios 065-076)
Banda:Sowelu
Lançado em: 12 de Março de 2008
  • regret (Episódios 077-089)
Banda:Mai Hoshimura
Lançado em:4 de Junho de 2008
  • Changin (Episódios 090-103)
Banda: Stefany
Lançado em:23 de Julho de 2008
Trilha sonora D.Gray Man Hallow (segundo anime):
  • Key-traga-o, my destiny (Abertura): Banda: Lenny Code Fiction
Lançamento: 31 de agosto de 2016.
  • Lotus Pain (Encerramento): Banda: Mashiro Ayano
Lançamento: 2 de agosto de 2016.

Soundtrack[editar | editar código-fonte]

  • D.Gray-man Original Soundtrack 1
Música: Wada Kaoru
Artistas: Abingdon Boys School, NIRGILIS, & JUNE
Lançado em: 21 de Março de 2007
  • D.Gray-man Original Soundtrack 2
Música: Wada Kaoru
Artistas: Tamaki Nami, surface, & Kitade Nana
Lançado em: 19 de Dezembro de 2007
  • D.Gray-man Original Soundtrack 3
Música: Wada Kaoru
Artistas: access, UVERworld, Rie Fu, Sowelu, Hoshimura Mai, & Stephanie
Lançado em: 17 de Dezembro de 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]