DAGMAR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Defining Advertising Goals for Measured Advertising Results
Autor (es) Salomon Dutka, Russell Colley
Idioma Inglês
Assunto Marketing / Publicidade
Editora NTC Business Books; 2 Sub edition
Páginas 129
ISBN 978-0844234229

D.A.G.M.A.R é uma sigla em inglês. Trata-se de um conceito formulado por Russell H. Colley no seu livro Defining Advertising Goals for Measured Advertising Results, publicado em 1961. É a definição de metas para campanhas publicitárias, com estratégias que permitam verificar se os resultados podem ser alcançados através dos meios de comunicação.

Na obra de Colley é formulado o modelo DAGMAR. Ele se baseia nos objetivos e expectativas conhecidos como os 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) que visam determinar como uma campanha atingirá o consumidor.

Sigla D.A.G.M.A.R.[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser uma sigla, o termo DAGMAR mantém-se em vários idiomas com as seguintes traduções:

Inglês Defining Advertising Goals for Measured Advertising Results
Português Sistema de Definição de Objetivos Publicitários Para Medir a Eficiência da Propaganda
Alemão Stufenmodell der Werbewirkung bzw. des Werbeerfolgs
Espanhol Definiendo Objetivos Publicitários que nos Permitan Medir Los Resultados Obtenidos

Livro – Defining Advertising Goals Of Measured Advertising Results[editar | editar código-fonte]

Em 1961, Russell Colley realizou um estudo de um modelo que busca definir os objetivos de publicidade e medição de resultados. O nome do modelo deu titulo ao livro: Defining Advertising Goals of Measured Advertising Results.

No ano de 1995, com a ajuda de outro estudioso da área, Salomon Dutka, é relançado este estudo em forma de livro. Além de propor a teoria, o livro dá exemplos práticos de aplicação do modelo.

D.A.G.M.A.R. na publicidade[editar | editar código-fonte]

O conceito de DAGMAR pode ser utilizado na prática dentro de vários contextos, principalmente dentro da comunicação integrada de marketing. O mix de marketing (criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler), mais conhecido como “4P’s” (Produto, Preço, Praça e Promoção), utiliza o DAGMAR como um instrumento efetivo que visa dar direção ao processo comunicativo. Ou seja, pretende dar sentido, dar forma e moldar ações dentro do marketing em si, para que estas tenham um objetivo concreto e que seja alcançável perante o consumidor final.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • REIS, Clóvis. La publicidad radiofónica: los formatos de anuncio y el mercado de la radio de Brasil. Pamplona. 2004. Cap. I, pág. 89, 90.
  • DUTKA, Solomom. Dagmar: Defining Advertising Goals for Measured Advertising Publisher: NTC Business Books; 2ª Sub Edição, 1º Abril 1995.
  • UCEDA, Mariola García. La Publicidad; 5ª Edição Revisada, Madrid, 1995.