DC Universe RPG

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "DC Universe" redireciona para este artigo. Para o serviço de vídeo sob demanda, veja DC Universe (serviço de streaming).
DC Universe RPG
Autor Fred Jandt and Nikola Vrtis
Editora(s) West End Games
Lançamento 1999
Gênero super-herói
Sistema Legend System (Variante do D6 System)

DC Universe Roleplaying Game é uma série de livros de RPG de mesa lançado pela West End Games, baseada nos personagens da DC Comics. O jogo usava uma variante de seu Sistema d6, criado originalmente para o antigo para o Ghostbusters RPG (1986) usado também em Star Wars RPG (1987-1998) [1][2][3] e adotado depois em outras ambientações franqueadas. As críticas e o resultado não foram muito bons, e eles perderam a licença.[4]

Diferenças entre o DC Heroes e o DC Universe[editar | editar código-fonte]

Uma vez que o DC Heroes, lançado anos antes pela Mayfair Games, também era baseado nos personagens da DC, uma comparação entre os dois sistemas é quase inevitável.

  • Enquanto que no DC Heroes usa-se 2 dados de 10 faces para as jogadas, no Dc Universe usam-se um número de dados iguais ao atributo, poder ou perícia usado, mais um dado selvagem. Os dados tem símbolos de Superman (para sucessos) e Darkseid (para falhas). O Wild Die (Dado selvagem) extra, tem faces adicionais de Batman (para Sucesso crítico, que permite jogar um dado extra) e O Coringa (para falha crítica, que nega um sucesso).
  • Os atributos em DC Heroes são:

Destreza (DEX): Representa a habilidade manual e agilidade do personagem Força (STR): A capacidade de erguer pesos e suportar cargas Corpo (BODY): A saúde geral e resistência padrão a dano físico Inteligência (INT): Aptidão de pensar rapidamente e seu conhecimento dos fatos Vontade (WILL): A habilidade de tirar conclusões e força de vontade em geral Mente (MIND): Resistência a stress e a ataque mental Influencia (INFL): O poder de presença e personalidade do personagem Aura (AURA): Como sua personalidade interfere nas ações de outros e também indica seu poder mágico Espírito (SPIRIT): A resistência mística e a reflexão do nível de resolução espiritual do personagem

Os atributos em DC Universe são: Reflexes: representa o equílibrio corporal, tempo de reação, reflexos. Coordination: é a pontaria e coordenação. Physique: é a medida de força e resistência física. Knowledgement: Isto é a capacidade de reter informações e de usa-las. Perception: Isto é a esperteza, a imaginação, a atenção do personagem a detalhes. Presence: É a força emocional e da personalidade.

  • No sistema DC heroes, a medida de atributos é baseada numa sequência exponencial de 2; no DC Universe, isto é um pouco confuso. Para se ter uma ideia, entre a Força 8 e a 17 a progressão de atributos vai aumentando em 1 tonelada. Quando pula para a 18, vai aumentando em 10 toneladas. Da 21 a 26, vai aumentando em 50 toneladas /ponto de Força. Há 3 tabelas para levantamento, uma para Humanos (Batman), Metahumanos (Superboy) e Superhumanos (Superman).
  • No DC Heroes, o personagem tinha 3 atributos para resistir a cada tipo de dano: Body, para ataques físicos, Mind, para Mentais, Spirit, para místicos. Os atributos, se elevados em relação ao dano, também protegiam contra o dano. No Dc Universe, porém, o personagem defende com seus pontos de vida baseados em Physique; a quantia deste atributo não influi em proteger o personagem no entanto, ele deve conseguir proteções como coletes ou ter poderes de proteção como Natural Armor ou Force Field.
  • Um ponto mais realista em favor do DC Heroes é que no DC Universe usa-se Perícias para controlar cada Poder. A maioria deles é controlada através da perícia Know-How. Poderes de disparo requerem marksmanship.
  • EM DC Universe há as Close Combat Specializations (Especializações em combate corpo a corpo) que conferem bônus extra de acordo com golpes utilizados por usuários de perícias como Martial arts e Brawling. A perícia Martial Artist, em DC Heroes, estava muito abstrata;
  • Em DC Universe, ocultistas não podem lançar rituais a menos que também tenham ao menos 1 dado no poder Magic Manipulation. No DC Heroes, bastava ter a skill Occultist (Magic Ritual).
  • Há muito mais perícias em DC Universe. Em contrapartida, muitos poderes vistos em DC Heroes ou não existem no DC Universe, ou então foram misturados a outros poderes [exemplo: Dispersal (que permitia diminuir a densidade para tornar-se intangível) e Density Increase (que permite aumentar a densidade do corpo, ficando mais rígido e lento) foram incorporados num único poder, Density Manipulation. Do mesmo modo, Invisibility, Energy Blast (baseado em luz) e Flash foram incorporados em apenas um poder, Light Manipulation].
  • Mostradas fichas mais atualizadas dos personagens da DC Comics. Até que enfim uma ficha mais condizente com o Capitão Marvel (DC Comics), que em DC Heroes parecia ter sido feita por um cara que estava com raiva ou excesso de trabalho.
  • Incorporação duma linha de tempo no capítulo History of the DC Universe, que é mais organizada que no DC Heroes.

Referências

  1. Steven A. Torres-Roman e Cason E. Snow (2014). Dragons in the Stacks: A Teen Librarian's Guide to Tabletop Role-Playing. [S.l.]: ABC-CLIO. 24 páginas. 9781610692625 
  2. Boys' Life Vol. 76,Nº 12, Dezembro de 1986ISSN 0006-8608
  3. Ben H. Rome e Chris Hussey (2013). Games' Most Wanted: The Top 10 Book of Players, Pawns, and Power-Ups. [S.l.]: Potomac Books, Inc. 114 páginas. 9781597977234 
  4. Superpoderes na mesa

Ver também[editar | editar código-fonte]

DC Heroes

Ícone de esboço Este artigo sobre Role Playing Game é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.