DHTML

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2010). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dynamic HTML, ou DHTML, não é uma linguagem mas sim a união das tecnologias: HTML, JavaScript e uma linguagem de apresentação, como folhas de estilo CSS aliada a um DOM (Modelo de Objeto de Documentos), para permitir que uma página Web seja modificada dinamicamente na própria máquina cliente, sem necessidade de novos acessos ao servidor web.[1]

Como o HTML5 também é utilizado para se referir a união de HTML, JavaScript e CSS; o termo DHTML passou a ser menos utilizado. Também por conta do novo padrão HTML, todos os navegadores mais usados (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox,Opera e Safari) incluíram vários recursos DHTML ao implementarem o JavaScript 1.8.5 e o CSS 3. Sendo assim, esses DHTMLs vão algo além da capacidade de alterar as propriedades das marcações tags HTML dinamicamente. A última versão de CSS permite por exemplo o uso de fontes dinâmicas (dynamic fonts), assim as fontes são transmitidas pelo servidor junto com o documento HTML, possibilitando, a qualquer browser que implemente esse recurso, mostrar os caracteres exatamente como planejou o autor do documento. Resumindo, DHTML é um conjunto de ingredientes que proporcionam um maior controle sobre a apresentação do conteúdo de páginas da Web, além de possibilitar a inclusão de componentes multimédia, como animações, diretamente no código HTML, sem a necessidade de plug-ins.

Referências

  1. DHTML Tutorial www.w3schools.com. Visitado em 22 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Bibliotecas e Códigos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.