DNA (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DNA
Informação geral
Origem New York
País  Estados Unidos
Gênero(s) no wave, punk rock, post-punk, rock experimental
Período em atividade 1978 - Presente
Gravadora(s) American Clavé, No More Records, Antilles, Les Disques Du Crepuscule
Integrantes Arto Lindsay, Robin Crutchfield
Ex-integrantes Gordon Stevenson, Mirielle Cervenka

DNA foi uma banda de NY de No Wave formada em 1978 pelo guitarrista Arto Lindsay e tecladista Robin Crutchfield. Ao invés de tocar os seus instrumentos de forma tradicional, eles focaram-se em fazer sons únicos e incomuns. Sua música foi descrita como de reposição, barulhento e angular e foi comparado com alguns dos Captain Beefheart e até mesmo Anton Webern[1] .

DNA consistiu inicialmente de Lindsay, Crutchfield, Gordon Stevenson e Mirielle Cervenka, o nome foi inspirado em uma música de outra banda local, Mars. Posteriormente Stevenson passou a tocar baixo para Teenage Jesus and the Jerks. Cervenka era a irmã mais nova de Exene Cervenka da banda X de Los Angeles. Esta formação foi muito breve, não tendo sequer efetuado uma única apresentação ao vivo. Após a rápida saída de Stevenson e Cervenka, Lindsay e Crutchfield recrutaram às pressas o baterista japonês Ikue Mori — que na época tinha pouco domínio do Inglês e pouca experiência para ser o baterista do DNA[1] .

Esta formação do DNA tocou ocasionalmente no CBGB e no Max's Kansas City e gravou um single. No seu primeiro ano, eles tinham cimentado a sua reputação como uma banda emblemática do no wave, quando Brian Eno os selecionou entre os quatro grupos documentados na compilação No New York (LP), o primeiro registro que expôs grupos de no wave para uma audiência fora de Manhattan. As outras três bandas que aparecem neste álbum foram The Contortions, Teenage Jesus and the Jerks, e Mars[1] .

O álbum de estréia de 10 minutos, A Taste of DNA foi registrado pelo selo de Kip Hanrahan, American Clavé, e mais tarde foi lançado pela Rough Trade em 1980.

Em 2004, o selo No More Records lanço a compilação DNA On DNA com 32 faixas reunindo praticamente todo material de estúdio produzido pelo grupo e algumas faixas ao vivo[2] .

A banda é mostrada no filme Downtown 81 estrelando pelo artista plástico Jean-Michel Basquiat.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "You & You" b/w "Little Ants" 1978 - Lust/Unlust Music, 11-CAN-234

Referências