DR-DOS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde abril de 2014).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

A Digital Research, responsável pelo CP/M original, seu sucessor CP/M-86, e finalmente pelo DR-DOS, foi comprada pela Novell e transformada na Caldera. Curiosamente, a mesma SCO que comprou o Xenix da Microsoft vendeu sua versão do Unix para a Caldera.

Além disso, a concorrência do DR-DOS foi um dos motivos para a Microsoft unir o MS Windows 4.0 e o MS-DOS 7 no produto MS Windows 95, assim eliminando o mercado independente de sistemas operacionais compatíveis com DOS. “Por acaso” o DR-DOS é um derivado do CP/M-86 original, cujo antecessor, o CP/M para Intel 8080 e Zilog Z80, foi copiado pela Seattle Computer Products como Quick and Dirty Operating System (QDOS) e vendido para a Microsoft, que o lançou como... MS-DOS!

Há várias explicações para a IBM não ter obtido o DOS original da Digital Research, conforme sugestão da própria Microsoft: que a Digital Research não quis assinar um acordo de confidencialidade, que o proprietário da DR, Gary Kildall, enfureceu os representantes da IBM ao faltar a uma reunião para passear em seu avião particular, que a senhora Kildall queria mais dinheiro da IBM, que a Digital Research tinha menos visibilidade que a Microsoft, o que teria causado uma hesitação preconceituosa pelos representantes da IBM, e por aí vai.

A comprovação da linhagem do DR-DOS está na sua mensagem sobre direito de cópia: algo como “DR-DOS© Digital Research, Inc, 1.976, 1.986, 1.989.” A data 1.976 faz referência ao CP/M 8080.