Dado ambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Dados ambientais são aqueles que são baseados na medida das pressões do ambiente, no estado do ambiente e no impacto nos ecossistemas. Eles são as letras “P” (pressures), “S” (state) e “I” (impact) do modelo DPSIR, onde D = Drivers (motrizes), P = Pressures (pressões), S = State (estado), I = Impact (impacto) e R = Response (resposta).

Os dados ambientais são normalmente gerados por instituições que aplicam o direito ambiental ou realizam pesquisas ambientais. Estatísticas ambientais são normalmente geradas por escritórios de estatísticas e também são consideradas como dados ambientais. Dados socioeconômicos e outros dados estatísticos (geralmente o “D” e o “R” do modelo DPSIR) não são considerados como dados ambientais. Entretanto, eles devem ser integrados em avaliações ambientais globais. Normalmente este tipo de dado é armazenado por outras instituições diferentes da administração ambiental (por exemplo, Escritórios Estatísticos Nacionais, como o IBGE). A mesma situação é considerada para dados geográficos, que não são considerados como dados ambientais, mas devem estar disponíveis para políticas ambientais e informações ambientais.

Todo os dados gerados pela execução do direito ambiental são considerados como dados ambientais.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.