Daejeon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Daejeon
Daejeon montage.png
Localização de Daejeon na Coreia do Sul.
Localização de Daejeon na Coreia do Sul.
País  Coreia do Sul
Região Hoseo
População  
  Cidade (2009) 1.442.857
Website: www.daejeon.go.kr/

Daejeon (em Coreano: 대전; 大田) ou Taejon é uma cidade da Coreia do Sul situada no centro do país. Constitui uma cidade metropolitana (ver Subdivisões da Coreia do Sul), pelo que o seu nome completo é Cidade Metropolitana de Daejeon (대전광역시; 大田廣域市; Daejeon Gwangyeoksi). O nome Taejon vem da anterior forma de transliteração (sistema de McCune-Reischauer): Taejŏn Kwangyŏksi.

A cidade tem cerca de 1,4 milhões de habitantes e uma área de 539,84 km². Antes da construção do caminho-de-ferro de Gyeongbu, que entrou ao serviço em 1905, Daejeon era um pequeno campo chamado Hanbat, que significa "campo grande". Pouco depois, em 1913, foi construído o caminho-de-ferro de Honam, com uma bifurcação em Daejeon e mais anos depois, mudou-se a capital da província de Chungcheong Sul (충청남도; 忠清南道; Chungcheongnam-do) para a cidade em 1932 desde Gongju. Mas a cidade ganhou o status de cidade metropolitana em 1989 e separou-se da província. Por esta causa, a capital mudou outra vez para Hongseong em 2012. A cidade é hoje um importante centro de transportes rodoviários e ferroviários.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Coreia do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.