Daejeon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Daejeon
Daejeon montage.png
Localização de Daejeon na Coreia do Sul.
Localização de Daejeon na Coreia do Sul.
País  Coreia do Sul
Região Hoseo
População  
  Cidade (2009) 1.442.857
Website: www.daejeon.go.kr/

Daejeon (em Coreano: 대전; 大田) ou Taejon é uma cidade da Coreia do Sul situada no centro do país. Constitui uma cidade metropolitana (ver Subdivisões da Coreia do Sul), pelo que o seu nome completo é Cidade Metropolitana de Daejeon (대전광역시; 大田廣域市; Daejeon Gwangyeoksi). O nome Taejon vem da anterior forma de transliteração (sistema de McCune-Reischauer): Taejŏn Kwangyŏksi.

A cidade tem cerca de 1,4 milhões de habitantes e uma área de 539,84 km². Antes da construção do caminho-de-ferro de Gyeongbu, que entrou ao serviço em 1905, Daejeon era um pequeno campo chamado Hanbat, que significa "campo grande". Pouco depois, em 1913, foi construído o caminho-de-ferro de Honam, com uma bifurcação em Daejeon e mais anos depois, mudou-se a capital da província de Chungcheong Sul (충청남도; 忠清南道; Chungcheongnam-do) para a cidade em 1932 desde Gongju. Mas a cidade ganhou o status de cidade metropolitana em 1989 e separou-se da província. Por esta causa, a capital mudou outra vez para Hongseong em 2012. A cidade é hoje um importante centro de transportes rodoviários e ferroviários.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Coreia do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.