Paquitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Daiane Amêndola)
 Nota: Este artigo é sobre as assistentes de palco dos programas da Xuxa. Para outros significados, veja Paquita.
Paquitas
Paquitas
A segunda geração em 1991.
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Gênero(s)
Período em atividade 1984–2002
Gravadora(s) RGE (1989–94)
Som Livre (1995–02)
Afiliação(ões)
Integrantes Primeira geração
Segunda geração
New Generation
Geração 2000

Paquitas foi um girl group brasileiro formado em 1984 pelas assistentes de palco da apresentadora Xuxa, que passaram a se apresentar como grupo musical a partir de 1989.[1] Estiveram sob comando da diretora e empresária Marlene Mattos durante toda sua carreira, sendo que o grupo chegou ao fim em 2002 com o rompimento da parceria de Marlene e Xuxa.[2] Nos programas apresentados por Xuxa nos Estados Unidos eram conhecidas como Pixies[3].

Carreira[editar | editar código-fonte]

1984–90: Primeira geração[editar | editar código-fonte]

Em 1984, quando apresentava o Clube da Criança na Rede Manchete, Xuxa viajou para Nova Iorque, onde conheceu um papagaio chamado Paquito, o qual achou fascinante e a inspirou a batizar o papagaio mascote de seu programa com o mesmo nome.[4][5] No mesmo ano, percebendo a dificuldade em controlar o fluxo de crianças durante as gravações, a diretora Marlene Mattos decidiu contratar uma assistente de palco que fosse a imagem e semelhança de Xuxa e em uma idade jovem o suficiente para ficar camuflada entre o público, mas também velha o bastante para impor respeito nas crianças.[6] A escolhida foi Andréa Veiga de 14 anos, a qual foi apelidada como Paquita e descrita para o público como a namorada do papagaio.[6] No final de 1984, com o aumento da plateia, Marlene decidiu contratar uma segunda assistente, Heloísa Morgado, batizada como Paquita 2.

Em 1985, logo depois da estreia do novo cenário e com uma plateia ainda maior, Marlene decidiu contratar uma terceira assistente, Andréia, batizada como Xiquita que atualmente tem o paradeiro desconhecido. No final de 1985, após poucos meses no cargo, Andréia (Xiquita) saiu do grupo. Em 1986, quando Xuxa transferiu-se para a Rede Globo, Heloísa Morgado foi substituída por Andréia Faria, a Xiquita Sorvetão, que entrou para o grupo antes de iniciarem as gravações dos pilotos do programa Xou da Xuxa e posteriormente meses depois Louise Wischermann, a Pituxa Alemã, entrou para o grupo no dia da estreia do programa Xou da Xuxa.[7][7] Em 1987 aconteceu o primeiro concurso para revelar uma nova Paquita, no qual Ana Paula Guimarães venceu Luciana Vendramini na final e passou a integrar o time sob o apelido de Catuxa. Além disso, no mesmo ano Roberta Cipriani, a Xiquitita Surfista, também acabou integrando o grupo despois de ser convidada por Xuxa e Marlene a entra para o programa, formando o quinteto. Nesta época o título de Paquita já havia se tornado o maior sonho de inúmeras adolescentes.

1987–95: Segunda geração[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 1987, Tatiana Maranhão, a Paquitita e Priscilla Couto, a Catuxita Top Model, foram escolhidas como as novas integrantes do grupo. Em março de 1988, Andréa Veiga deixou o posto para apresentar o programa Pintando o Sete na RecordTV. Em abril de 1988, Ana Paula Almeida a Pituxita Bonequinha entrou para o grupo. Em março de 1989, prestes a gravar em o primeiro disco, Ana Paula Guimarães e Louise Wischermann decidem deixar o grupo e foi realizado um novo concurso, intitulado Paquitonas 89, no qual foi selecionada Letícia Spiller, a Pituxa Pastel. E em abril de 1989, após quase dez meses de teste, Cátia Paganote a Miuxa Bruxa, também entrou para o grupo.[8] As sete garotas então assinaram contrato com RGE lançaram sua primeira música, "Fada Madrinha (É Tão Bom)", que se tornaria não só uma marca do grupo, como também os maiores sucessos naquele ano.

O primeiro álbum, Paquitas, foi lançado em 20 de setembro e trouxe outras canções de sucesso como "Alegres Paquitas", "Um Ano Sem Você" e "Playback". Em fevereiro de 1990, Juliana Baroni a Catuxa Jujuba, foi escolhida como oitava Paquita através do concurso Paquita Paulista, no qual exclusivamente para garotas de São Paulo. No mesmo mês Andréia Faria deixou o grupo, alegando que estava cansada da rotina de shows e gravações, sendo transferida para o elenco de Os Trapalhões. Um novo concurso intitulado Xiquita 1990 foi aberto, no qual Bianca Rinaldi, a Xiquita Bibi, foi a vencedora em 27 de março. Nesta época Ticiane Pinheiro pediu para Xuxa se tornar Paquita e recebeu aval positivo da apresentadora, porém foi vetada por Marlene, que não queria filhos de famosos no grupo.[9][10]

Na sequência 1990, as garotas fizeram parte do elenco dos filmes Lua de Cristal e Sonho de Verão, sucessos de bilheteria, juntamente com suas respectivas trilhas sonoras lançadas pela Som Livre. Em novembro de 1990, Tatiana Maranhão saiu do grupo e entrou Flávia Fernandes, a Paquitita Pluft. Em 1991, o grupo gravou o segundo álbum, lançando sucessos como "Trocando Energia" e "Auê". Ainda em 1991, Ana Paula Guimarães retorna ao grupo mas apenas nos programas internacionais da Xuxa. Em 1992, Letícia Spiller deixou o grupo para estudar teatro e Ana Paula Guimarães retorna em definitivo ao grupo no Brasil. Ainda em 1992, Andréa Veiga retorna brevemente ao grupo no exterior mais precisamente no programa Xuxa Park exibido na Espanha e nas apresentações da Xuxa pela América Latina. Em 1993, foram intérpretes da música "Eu Não Largo o Osso", tema de abertura do programa infantil TV Colosso. As garotas também participaram da Turnê Sexto Sentido de Xuxa, alternando os shows da apresentadora com a própria turnê delas.

1995–99: New Generation[editar | editar código-fonte]

Em 1995, com a chegada da maioridade das últimas integrantes que permaneceram, a segunda formação do grupo foi oficialmente dissolvida e uma nova bateria de testes teve ínicio. Assim, Ana Paula Almeida, Ana Paula Guimarães, Cátia Paganote, Flávia Fernandes, Priscilla Couto, Bianca Rinaldi, Roberta Cipriani e Juliana Baroni deixaram o grupo oficialmente na edição do Xuxa Park que foi ao ar no dia 29 de abril do mesmo ano. No mesmo programa foi anunciada a nova composição do grupo que ganhou o subtítulo de New Generation. Caren Lima, Graziella Schmitt, Diane Dantas, Gisele Delaia, Andrezza Cruz, Bárbara Borges e Vanessa Melo ganharam apelidos modernos à época, escolhidos para agradar todas as gerações de fãs da apresentadora

Caren Lima tornou-se a "Chaveirinho", Graziella Schmitt era "Grazi Modelão", Diane Dantas virou "Lady Di", Gisele Delaia foi "Miss Queimados", Andrezza Cruz foi "Dezza", Bárbara Borges virou "Babubonitona", e Vanessa Melo foi chamada de "Flashdance". Acompanhando o momento, a estética do grupo também foi atualizada também se modernizou,com o uso dos tradicionais uniformes de soldadinho de chumbo no Xuxa Park,um novo uniforme colegial no Xuxa Hits e com a evolução deste quadro para o Planeta Xuxa elas passaram a usar uniformes diversos. No mesmo ano gravaram seu primeiro disco onde destacam diversos singles como "Nova Geração", "Ah, O Amor", "Telefone Toca", "Suor e Sorriso", além de regravar a música "Fada Madrinha" do primeiro disco. Em 1997, gravaram seu segundo álbum onde músicas como "Planeta Dance", "Não Se Reprima" (regravação do grupo Menudo) e "Vem Dançar Comigo" (regravação da própria Xuxa). A primeira a sair do grupo foi Diane Dantas que o deixou em 1998 e em abril do ano seguinte foi a vez de Bárbara Borges que optou por seguir carreira de atriz.Em 1999, foi a vez dessa geração ser dissolvida pelo fato das meninas novamente terem atingido a maioridade. Com isso, as inscrições para uma nova formação foram abertas.

1999–02: Geração 2000[editar | editar código-fonte]

A última etapa para a escolha das integrantes desta geração foi realizada durante diversas edições do Planeta Xuxa exibidas no segundo semestre de 1998 e no primeiro semestre de 1999 e as finalistas foram anunciadas no programa do dia 29 de março do mesmo ano.Com uma mudança de legislação vigente, elas assinaram um pré-contrato de três meses para a realização dos testes finais e também com a adaptação de sua rotina.A etapa final teve início em julho, quando elas começaram o treinamento efetivo com a geração anterior. Neste momento, elas foram autorizadas para dar entrevistas e atender a mídia e se tornaram destaque em revistas e jornais. No terceiro trimestre de 1999,elas foram incorporadas ao elenco fixo dos programas de Xuxa e a dissolução oficial da geração anterior foi feita anteriormente. Embora, as integrantes anteriores tenham continuado ocasionalmente como dançarinas de fundo do Planeta Xuxa até o final da temporada corrente que foi ao até março de 2000, embora já não fossem mais creditadas na abertura do programa ou fossem chamadas à frente. As meninas da Geração 2000 continuaram suas atividades no Xuxa Park normalmente exercendo suas funções até o final do programa motivado por um trágico incêndio em janeiro de 2001 e em seguida elas foram realocadas no Planeta Xuxa,aonde ficaram por mais dois anos até a extinção do programa em julho do ano seguinte. Elas também fizeram coro nos três primeiros CDs da série Xuxa Só Para Baixinhos e no álbum Xuxa 2000.O grupo também fez parte da figuração dos filmes Xuxa Requebra, Xuxa Popstar e Xuxa e os Duendes.  Devido ao cancelamento dos programas de Xuxa no período,elas não chegaram a lançar um disco,mas apresentaram alguns singles: "Pelo interfone" (regravação de Ritchie) e O Sonho Continua. Elas se apresentaram também com "Amigo Velho" (regravação de Balão Mágico) em algumas edições do Planeta Xuxa relativas ao período do Dia dos Pais e "Momento Mágico" que entrou na trilha sonora do filme Xuxa e os Duendes, além de "Em Todo Lugar" que foi performada algumas vezes durante o mesmo programa. As "Paquitinhas" (como eram chamadas) chegaram a participar de uma versão de verão do Planeta Xuxa. A geração 2000 foi composta por Letícia Barros, Thalita Ribeiro, Gabriella Ferreira, Monique Alfradique, Lana Rodes, Stephanie Lourenço, Joana Mineiro, e Daiane Amêndola. Em julho de 2002, o grupo Paquitas foi extinto após o fim do Planeta Xuxa e, consequentemente, da parceria de Xuxa e Marlene Mattos.

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Paquitas: Reencontro[editar | editar código-fonte]

Em 2004 Cátia Paganote, Priscilla Couto, Roberta Cirpiani e Ana Paula Almeida formaram o grupo Paquitas: Reencontro e passaram a realizar diversos shows juntas interpretando o repertório antigo do grupo.[11] Em 2006 Ana Paula deixou o grupo após engravidar de seu primeiro filho, Davi.[11] Em 2007 – sob o nome de PRC para tentar desvencilhar-se da imagem de Paquitas e inaugurar uma nova fase autoral – o trio lançou seu primeiro single, "O Que Você Quer", em parceria com o rapper Vinimax, incluída na coletânea Caldeirão do Huck: Hip Hop Nacional.[12] Em 2009 Roberta também engravidou e deixou o grupo com apenas duas integrantes.[13] A dupla seguiu junta até 2010.[14] Em 2014 Cátia, Priscila e Ana Paula voltaram a realizar shows juntas.[15]

TV Xuxa[editar | editar código-fonte]

Caren Lima, integrante da fase New Generation, voltou a trabalhar como assistente de palco de Xuxa entre 2005 e 2014, porém sem o título de Paquita ou destaque em frente às câmeras, se restringindo a ser apenas auxiliar.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Apelidos[editar | editar código-fonte]

Anos Nome Apelido
1984–88 Andréa Veiga Paquita / Paquita Mor / Paca
1984–86 Heloísa Morgado Paquita 2
1985 Andréia Xiquita
1986–90 Andréia Sorvetão Xiquita Sorvetão
1986–89 Louise Wischermann Pituxa Alemã
1987–89
1992–95
Ana Paula Guimarães Catuxa / Catú
1987–95 Roberta Cipriani Xiquitita Surfista
1987–95 Priscilla Couto Catuxita Top Model
1987–90 Tatiana Maranhão Paquitita Loura
1988–95 Ana Paula Almeida Pituxita Bonequinha
1989–92 Letícia Spiller Pituxa Pastel
1989–95 Cátia Paganote Miúxa Bruxa
1990–95 Juliana Baroni Catuxa Jujuba
1990–95 Bianca Rinaldi Xiquita Bibi
1990–95 Flávia Fernandes Paquitita Pluft
1995–99 Andrezza Cruz Dezza
1995–99 Caren Lima Chaveirinho
1995–99 Gisele Delaia Miss Queimados
1995–99 Graziella Schmitt Grazy Modelão
1995–99 Vanessa Melo Flashdance
1995–99 Bárbara Borges Babunitona / Paquita Bubu
1995–98 Diane Dantas Lady Di
1999–02 Daiane Amêndola Docinho
1999–02 Gabriella Ferreira Perua
1999–02 Joana Mineiro
1999–02 Lana Rodes Cabritinha
1999–02 Letícia Barros
1999–02 Monique Alfradique Pastelzinho
1999–02 Stephanie Lourenço Teté
1999–02 Thalita Ribeiro Thatá

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Paquitas internacionais[editar | editar código-fonte]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Anos Nome Título
1990–91 María José Llaneza Paquita Chilena
1991–92 María Royo Paquita Espanhola
1991–93 Maricielo Effio Paquita Peruana
1991–93 Julieta Cardinali Paquita Argentina
1991–93 Karina Rivero Paquita Argentina
1993 Natalia Oreiro Súper Paquita / Paquita Uruguaia
1993–94 Pamela Cortés Paquita Equatoriana
1993 Larae McCarran Paquita Americana / US Pixies
1993 Natasha Pearce Paquita Americana / US Pixies
1993 Shannon Garcia Paquita Americana / US Pixies
1993 María José Domínguez Paquita Chilena
1995–96 Gabriela Naht Paquita Equatoriana

Discografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
1990
Troféu Imprensa
Pessoa do Ano
Indicado [carece de fontes?]

Referências

  1. http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-6-paquitas-que-ficaram-mais-tempo-nos-programas-da-xuxa-e-onde-elas-estao-hoje/
  2. http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/26/xuxa-era-uma-irma-mais-velha-contava-tudo-para-ela-lembra-ex-paquita.htm
  3. http://xuxa.globo.com/programas/categoria/25/internacionais
  4. http://celebridades.uol.com.br/album/2014/08/08/soldadas-de-xuxa-saiba-quem-eram-e-como-estao-as-29-paquitas-que-ja-existiram.htm
  5. http://revistamarieclaire.globo.com/Celebridades/noticia/2014/08/paquitas-relembram-fenomeno-30-anos-depois-dona-alda-mae-da-xuxa-costurava-nossas-roupas.html
  6. a b http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2013/08/ex-paquita-andrea-veiga-reune-amigos-do-xou-da-xuxa-em-sua-casa.html
  7. a b http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2013/06/andrea-sorvetao-conrado-me-pegou-zerada-e-teve-que-ter-paciencia.html
  8. http://caras.uol.com.br/canal/nacionais/post/leticia-spiller-xuxa-xow-paquita
  9. «Ticiane Pinheiro: "Sempre quis ser paquita"». Revista Quem. Consultado em 29 de outubro de 2018 
  10. «Garota independente». Terra. Consultado em 29 de outubro de 2018 
  11. a b «As 6 paquitas que ficaram mais tempo nos programas da Xuxa». Superinteressante. Consultado em 28 de outubro de 2018 
  12. «SAUDOSAS PAQUITAS». O Tempo. Consultado em 28 de outubro de 2018 
  13. «Roberta Cipriani festeja gravidez com Joana Balaguer e amigas ex-paquitas». Ego. Consultado em 28 de outubro de 2018 
  14. «Paquitos e Paquitas: o antes e depois deles». IG. Consultado em 28 de outubro de 2018 
  15. «Show Paquitas - O Reencontro em Porto Alegre». Jeferson Paz. Consultado em 28 de outubro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]