Daim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Drageias de Daim.

Daim é uma marca de bombons actualmente detida pela empresa Kraft Foods. Os bombons consistem numa barra de caramelo coberta com chocolate. A Daim surgiu no mercado em 1953, na Suécia e na Noruega sob a designação Dajm, tendo sido lançada mais tarde noutros mercados, como a França e o Japão.

Em 1971, foi lançado o Dajm dubbel (duplo). Mais tarde, em 1974, surgiu o Dajm mini. Em fins dos anos 80, as cores da embalagen foram alteradas de castanho escuro para vermelho claro.

Em 1990, o nome foi alterado de Dajm para Daim, numa tentativa de harmonizar o nome nos países de exportação. Em 1992, surgiram as drageias de Daim, Daimdragéer.

Em Agosto de 2006, foi lançado pela Kraft Foods um chocolate de leite com pedaços de Daim.

A empresa GB Glace lançou em 1987 o Dajmstrut, que se tornou desde então um dos gelados mais vendidos. Este sabor de gelado de sobremesa foi também lançado com o nome Carte d'Or Daim.

Durante períodos mais curtos, existiram diversas variantes de Daim, tais como a Limited edition, com Daim de laranja, de coca-cola ou de menta. No Verão de 2006, foram colocadas à venda duas variantes com pedaços de chocolate branco e pedaços de chocolate escuro. Em Maio de 2007, foi lançado o Daim com sabor a cappuccino.

O Daim é um dos maiores produtos de exportação da Suécia.

No Reino Unido, o bombom era conhecido por Dime, mas em 2005 o nome foi alterado para Daim.

Em Portugal as drageias podem ser encontradas nas grandes superfícies comerciais. A maior diversidade do produto pode ser encontrada na cadeia de lojas IKEA (marca sueca).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]