Dair Atiah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dair Atiah
ديرعطية
Localização de Dair Atiah
Localização de Dair Atiah
País  Síria
Pais Síria
Área  
População  
  Cidade (2004[1] ) 29 254

Dair Atiah (em árabe: ديرعطية), é uma cidade da Síria, situada entre as montanhas Qalamoun e da série de montanhas do leste do Líbano, 88 km (55 milhas) ao norte da capital Damasco, e na estrada para a cidade de Homs. A população atual estimada de Dair Atiah é de cerca de 29 254 pessoas.

Dair Atiah goza de um clima ameno no verão e frio no inverno, está localizada a uma altitude de 1 250 metros acima do nível do mar.

A proximidade a uma região desértica, onde a precipitação media não excede mais de 125 milímetros ao ano, significa que as condições ambientais, incluindo solo pobre, não prevê recursos suficientes para sustentar economicamente a população local. Daí a explicação de os locais viajarem muito ou emigrarem. Muitos moradores emigraram para as Américas no início do século XX, e para os países do Golfo Pérsico, após o surgimento de oportunidades de trabalho lá, e para o Leste da Ásia.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Os agricultores cultivam uvas, alperces,cerejas, figos e outros frutos.

Dair Atiah se beneficia das águas subterrâneas situadas no seu vale.

Dair Atiah tem um número grande de moinhos de vento (por vezes referido como a Air Wheels). A energia gerada por moinhos de vento é usado para bombear água de poços profundos. As origens dos moinhos de vento não são conhecidos, mas eles são relatados por serem uma grande fonte de energia para bombear a água usada para a agricultura há mais de cem anos. .[2] [3]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Dair Atiah tem um museu, um centro desportivo e um centro cultural.

Em 2003, a primeira universidade particular na Síria, da Universidade de Kalamoon, foi inaugurado em Dair Atiyah.

A população de Dair Atiah reflete a diversidade religiosa da Síria, formada principalmente por muçulmanos e cristãos, que construiu fortes laços familiares entre si.

Pessoas em Dair Atiah costumam consumir uma bebida quente chamada Mate, que foi trazida pelos expatriados da Síria e introduzida na América do Sul. O convite "Vem e beba Mate" é típico de hospitalidade desta região. O convite implica não apenas em partilhar a bebida, mas também uma refeição conjunta.

História de Dair Atiah[editar | editar código-fonte]

Os historiadores indicam que o nome da cidade está relacionadp com o comandante romeno Theodorus Paulus cujo nome significa "Dar a Deus" (em árabe: عطاء الله). Este nome tem sido associado por sucessivas gerações de Dair Atiah, por mais de mil anos.

Um grande número de canais romanos antigos podem ser encontrados em Yabrud, ,[4] perto de Dair Atiah.

Principais pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Museu de Dair Atiah[editar | editar código-fonte]

Museu de Dair Atiah é um dos maiores e mais ricos museus do subúrbio de Damasco, Reif Dimashq. Ele contém o patrimônio e o folclore da região.

Referências

  1. Dair Atiah Population Estimated at 29,254 – Central Bureau of Statistics
  2. Save The Environment: let's build more Air Wheels DAirAtiah Blog (2006-12-19). Página visitada em 2008-07-30.
  3. DairAtiah.com (em arabic). Página visitada em 2008-07-04.
  4. YabroudOnline.com (em arabic). Página visitada em 2008-07-05.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Síria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.