Dallas/Fort Worth Metroplex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Fort Worth Metroplex deverá ser fundido aqui. (desde março de 2014)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Dallas/Fort Worh em imagem de satélite.

O Dallas/Fort Worth Metroplex é o nome informal que os habitantes desta área metropolitana do Texas deram à região do norte do estado. Outros nomes que recebeu foram "Metroplex", "North Texas", "DFDub" e "DFW". Devido ao grande crescimento da área, especialmente o dos seus subúrbios, o United States Census Bureau designou o título de área metropolitana Dallas–Fort Worth–Arlington. A área metropolitana pode ser dividida ainda em duas divisões metropolitanas: Dallas–Plano–Irving e Fort Worth–Arlington. Dallas (a maior cidade da área metropolitana) é uma das 11 cidades dos Estados Unidos da América que foi classificada como cidade global de tipo gama.

Segundo o censo de 2000, a área metropolitana tinha uma população de 5,1 milhões (estimativa de 6 milhões em 2006). Dallas–Fort Worth é a maior região metropolitana do Texas e inclui 6 das 12 maiores cidades do estado. É a quarta área metropolitana dos Estados Unidos depois de Nova Iorque, Los Angeles e Chicago e a maior fora do litoral. O Metroplex engloba 12 condados e 26 500 km² o que faz dela uma área maior que os estados de Nova Jersey e Rhode Island juntos.

Extensão[editar | editar código-fonte]

Condados do Metroplex[editar | editar código-fonte]

Condados do Metroplex

Segundo as estatísticas de áreas metropolitanas (MSA), a área metropolitana Dallas/Fort Worth engloba 12 condados no nordeste do Texas. As estatísticas de áreas combinadas (CSA) têm uma área metropolitana mais extensa e definem o Metroplex como uma metrópole de 18 condados. O maior dos 12 condados em população é o Condado de Dallas com 2,2 milhões de habitantes em 2000 seguido pelo Condado de Tarrant com 1 446 219 habitantes no censo de 2000. Quanto a área, o Condado de Denton é o maior com 2481 km². Os condados do Dallas/Fort-Worth Metroplex são:

Cidades do Metroplex[editar | editar código-fonte]

Dallas é a 3.ª maior cidade do Texas e a 9.ª nos Estados Unidos
Fort Worth é a 5.ª maior cidade do Texas e a 19ª nos Estados Unidos.
Irving é a 12.ª maior cidade do Texas.
Addison

Cidades principais com mais de 100 000 habitantes[editar | editar código-fonte]