Dallas (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Dallas
Dallas (PT/BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Género Drama
Duração 45 minutos
Criador(es) David Jacobs
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Leonard Katzman
Elenco Larry Hagman
Patrick Duffy
Linda Gray
Victoria Principal
Barbara Bel Geddes
Jim Davis
Charlene Tilton
Steve Kanaly
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos CBS
Transmissão original 2 de abril de 19783 de maio de 1991
Nº de temporadas 13
Nº de episódios 365 (lista de episódios)

Dallas é o nome de uma Novela norte-americana criada por David Jacobs e produzida entre 1978 e 1991, tendo contado com catorze temporadas. Levada ao ar nos Estados Unidos pela rede CBS. Dinheiro, vingança, sexo, paixão, sede de poder e intrigas familiares. Assim era Dallas, série que conquistou telespectadores por todo o mundo com seus melodramas e suspenses. Um clássico da TV americana, Dallas encerrou a era "disco" dos anos 70; passou por uma inteira geração 1980, conhecida como a década do "eu", retratando o glamour, o poder e a riqueza da alta-sociedade americana; até chegar no início de uma era de computadores e telefones-celulares do início dos anos 90.

Emissoras:

Brasil Canal Viva / Warner Channel (Inadequado para menores de 14 anos i DEJUS (Brasil)
Portugal RTP1 / SIC Sempre Gold


Trama[editar | editar código-fonte]

Dallas conta a história de duas famílias rivais, os Ewing e os Barnes, cuja rixa entre elas passou por três gerações.

O patriarca dos Ewing é Jock (Jim Davis), um determinado magnata do petróleo texano, que fez fortuna começando desde jovem. Do outro lado está Digger Barnes, alcoólatra, vive culpando Jock Ewing por sua vida ter sido um fracasso, fez a cabeça de seu filho Cliff (Ken Kercheval), para vingar-se dos Ewing, já que no passado Jock teria supostamente passado a perna nele e roubado seus campos de petróleo.

A série começa quando o filho caçula de Jock, Bobby (Patrick Duffy) chega em casa com uma surpresa. Ele casa-se com a filha de Barnes, Pamela (Victoria Principal). Para a surpresa de todos, e até mesmo ódio de alguns, Pamela vira alvo das intrigas e das suspeitas dos Ewing.

A rica família vive na extensa fazenda Southfork cuja dona é a esposa de Jock, Ellie Ewing (Barbara Bel Geddes), mãe de Bobby, Gary, e J.R. (Larry Hagman).

Bobby sempre foi muito honesto e carinhoso com todos, e sempre põe os panos quentes quando as confusões começam. Apesar de desinteressado pelo ramo do petróleo, agora que está casado, assume um posto na companhia de seu pai, a Petróleo Ewing.

Gary, o irmão do meio, havia deixado seu lar há muitos anos, deixando sua filha Lucy (Charlene Tilton) aos cuidados de seus avós. Lucy, de dezessete anos é uma garota impertinente e rebelde, na realidade só sente falta de seus pais, e vive passando o tempo com distrações masculinas. Uma delas é Ray Krebbs (Steve Kanaly), o capataz de Southfork, que no passado foi namorado de Pamela.

E J.R. é o grande maquinador da família, sempre querendo levar vantagem em tudo, é contra o casamento do irmão e tenta a todo custo separá-lo de Pamela. J.R. é casado com a bela e infeliz Sue Ellen (Linda Gray), e seu casamento não anda muito bem das pernas. Sue Ellen suporta todos os tipos de humilhações e traições de seu marido e entrega-se à bebida.

Durante a primeira temporada (que na realidade foi criada para ser uma minissérie) o casamento de Bobby e Pamela vive em risco devido às agressões e perseguções por parte de J.R. e de Cliff Barnes, em busca de vingaça e poder.

A partir da segunda Temporada o enfoque da série passa a ser o J.R. que consegue o posto de presidente da Petróleo Ewing e sempre joga com as outras pessoas em troca do que deseja. Devido a falta de atenção de seu marido, Sue Ellen envolve-se com Cliff Barnes e acaba grávida, restando saber se o filho é de Cliff ou de J.R..

Com o passar dos anos, a vida dos Ewing vão tomando diferentes rumos e tragédia por vir. Novos personagens invadem a série outros saem (pois nem sempre aguentam as trapaças de J.R.). Na terceira temporada ocorre o suspense que deixou Dallas conhecido no mundo todo: o episódio "Quem atirou em J.R." fez história na televisão, chegou a liderar o ranking de audiência nos EUA e depois exportado para mais de 67 países. Na série, após cometer uma falcatrua atrás da outra, J.R. percebe que todos estão contra ele. Numa noite em seu escritório escuro, é surpreendido por dois tiros que quase o levaram a morte.

Na temporada seguinte não se sabia quem realmente havia atirado em J.R., posteirormente descobriu-se que foi Kristin, a irmã invejosa de Sue Ellen, que não queria a felicidade de sua irmã. Em 1981, o ator Jim Davis falece, e seus personagem também morre, deixando um vazio no coração de Ellie e de todos. Entre muitas revelações descobre-se que o capataz Ray Krebbs é filho bastardo de Jock, e acaba herdaando o nome Ewing junto com a desaprovação do restante da família. Este se envolve com Donna(Susan Howard), uma mulher boa e compreensível mas que sempre está em dúvida quanto a felicidade de seu amado. Lucy finalmente faz as pazes com os pais e acaba casando-se com um estudante de medicina, cuja irmã Afton ganha o coração de Cliff Barnes.

Na quinta temporada Sue Ellen finalmente divorcia-se de J.R. pois se apaixona por um peão de rodeiro, que na realidade é filho de um rico fazendeiro, Clayton Farlow (Howard Keel), que posterioremente genha o coração de D. Ellie e se casam. Mas o que é bom dura pouco, J.R. consegue planejar que Sue Ellen volte com ele. Enquanto os dois casam-se de novo, Bobby e Pamela estão cada vez mais afastados, ainda mais quando chega à Dallas um antigo amor de Bobby, Jeena (Priscilla Presley), que está disposta reconquistar o único homem de sua vida.

Na sexta temporada Pam se divorcia e vai embora com seu filho de Southfork. Sue Ellen que volta a conviver com os "hábitos" de seu marido, decide dar o troco e envolve-se com um charmoso rapaz de 18 anos, Peter Richards, para o ódio de J.R.. Assim segue que Jeena e Bobby planejam se casar e Pamela se envolve com um outro homem, Mark. No final da sétima temporada, Bobby sofre uma tentativa de assassinato que o faz ficar cego por um tempo. Descobre-se que é Katherine, meia-irmã psicopata de Pamela e Cliff. Em 1985 Bobby é atropelado por Katherine e acaba morrendo. Um triste fato para a família Ewing cuja companhia anda muito mal administrada por J.R., sempre a pondo em risco.

Numa manhã porém, Pamela acorda e encontra Bobby tomando banho. É a famosa temporada em que a morte de Bobby não havia passado de um sonho e que ele está mais vivo do que nunca. Pamela e Bobby acabam juntos novamente. Enquanto Jenna se interessa por Ray. Quanto a Sue Elle, passa a ser uma mulher decidida e independente fazendo indiferença ao seu marido J.R. que fali a Patróleo Ewing. A Petróleo Ewing é lacrada e J.R. decide tê-la de volta a todo custo, por isso faz negócios com seja quem for e vai pra cama com inúmeras mulheres só para ter de volta o que perdeu. Uma dessas mulheres é uma inocente mais esperta moça chamada April, que chega a Dallas em busca de fortuna. Ela acaba apaixonando-se por Bobby em segredo.

Mas quando tudo ia bem, a fatalidade acontece, Pamela sofre um acidente de carro que a deixa completamente desfigurada, fato que a faz fugir da vida de todos e vai embora sem nunca mais voltar. Aos poucos Bobby vai sentindo-se só e começa a se aproximar de April que revela-se uma grande amiga e protetora. Cliff torna-se sócio da Petrólio Ewing a convite de Bob. Afton Cooper volta a Dallas com uma filha de 5 anos, Pamela Rebeca Cooper, filha de Cliff. Infelizmente Afton não acredita muito no novo Cliff e manda seu ex-marido mentir e dizer ser o pai de sua filha, para assim Cliff sumir de sua vida. Adiante, mais surpresas. Cansada de tantos anos ser vítima das traiçoes e dos maquiavélicos planos de J.R. Sue Ellen acaba abandonando-o e vai embora de Dallas. J.R. tenta reconstruir sua vida ao lado de uma moça do leste dos EUA, chamada Cally, e está acaba se desapontando e no final das contas também o deixa.

Quase no final da série novos personagens chegam a Dallas. Carter McKay (George Kennedy) é um grosseiro homem a fim de destruir a petróleo Ewing e torna-se inimigo número 1 de J.R. Chega a Dallas a irmã de April, Michelle, uma caçadora de fortunas. Mas a grande revelação é que J.R. tem um filho perdido. Um rapaz de vinte e dois anos, James, fruto de um amor esquecido de J.R. e que agora James está em busca de seu verdadeiro pai, e decepciona-se ao saber que J.R. é inescrupuloso e traiçoeiro. Um conhecido de Clayton foi dado como morto e deixa Clayton como o 3º na linha de sucessão como herdeiro. Os herdeiros anteriores estão sendo misteriosamente mortos, eis que a assassina era Jessica, porque se matasse a todos (inclusive o irmão) seu filho Dust herdaria tudo (inclusive ações da West Star), pois o suposto falecido era seu pai biológico. A temporada dos anos 90 se encerra quando JR acaba ficando preso numa clinica para loucos, fruto de uma investida sem sucesso, na busca da assinatura de Jessica( irmã de Clayton) internada após tentativa de assassiná-lo.

A temporada de 91- A petróleo Ewing é vendida por Bobby para Lee Am de La Veja, decepcionado e arrasado após a morte de April, depois de ser vitima em uma trama armada, em plena lua de mel em Paris, onde Jordan (grande amigo da família) também perde a vida. J.R perde também seu grande amor (já estavam noivos), mãe de James, após a trama armada por Michele e Lee Am de La Veja (ela queria vingança de J.R. por ter tido um caso com ele na faculdade e ter sido abandonada por ele grávida, fez um aborto e por isso não podia ter mais filhos). Lee Am de La Veja venda a Petróleo Ewing para Michele. James se casa com Michele e se torna também dono da Petróleo Ewing, Os dois vão morar em Southfork enquanto isso Bobby vai em busca dos criminosos que assassinaram April alugando uma casa em Malibu para ficar perto da enteada da assassina a qual se torna vítima de bandidos por culpa de uma amiga mas é salva por Bob, que acaba indo embora, de volta a Dallas. Surge uma ex-namorada de James, com quem se casou e não foi dado entrada nos documentos de anulação. Ela não veio sozinha, trouxe o filho dele. James fica bem dividido entre seu ex-amor e Michelle, mas acaba escolhendo sua ex-namorada e vai embora com ela, morar na cidade da família dela, reconstruir sua vida sem a presença de J.R. Clayton está de volta para entregar a escritura a Bob que dona Elen deixou Southfork apenas para Bob e não J.R. e que não voltaria mais devido as brigas, iria continuar com suas viagens. Michelle anda bebendo demais, Cliff se aproveita disso e compra 50% da Petróleo Ewing e ainda a faz assinar (bêbada) a certidão de casamento. Bob está envolvendo-se com a enteada da assassina de April, pois ela está em Dallas. Sua mãe veio e disse a Bob que ia se entregar as autoridades, mas é surpreendida por Michelle que chegou armada e atira nela. J.R. intecede com sua influência e intercede, livrando-a de ser acusada em troca de comprar-lhe 50% da empresa. J.R. tem direito de voto na West Star e ia assumir como presidente, mas é derrubado por uma jogada de Carter McKay que retoma o controle de tudo, deixando J.R. sem nada, pois ele tinha vendido sua parte da Petróleo Ewing para o Cliff, que ficou com tudo. J.R. está sozinho, bebendo, brincando com uma arma, é visitado por um emissário de anjo mal que lhe mostra como seria a vida de todos se ele não tivesse nascido, e a série acaba com o som de tiro sendo disparado, Bob chegando e o ouvindo o som.

Elenco[editar | editar código-fonte]

South Fork
seriado Dallas.

Participações especiais / eventuais[editar | editar código-fonte]

  • Audrey Landers - Afton Cooper (irmã de Mitch, envolve-se com J.R. e Cliff)
  • Barbara Babcock - Liz Craig (chefe de Pamela)
  • Barbara Eden - Lee Am de La Vega (antiga amante de J.R.)
  • Casey Denault (Andrew Stevens) - Filho de uma Amigo das antigas de J.R. ele vem à Dallas para ajudar ele a se reerguer sendo seu 'testa de ferro' nos negócios
  • CharlieSue - filha de Jena namorada de Bobby
  • David Ackroyd - Gary Ewing I (segundo filho de Jock e Ellie)
  • David Wayne - Digger Barnes I (pai de Pamela e Cliff)
  • Deborah Rennard - Sylvia "Sly" Lovegren (secretária da Ewing Oil - J.R. Ewing)
  • Deborah Tranelli - Phyllis (secretária da Ewing Oil - Bob Ewing)
  • Dennis Patrick - Vaughn Leland (banqueiro envolvido em negócios com J.R.)
  • Don Porter - Matt Devlin (impedido por Ellie de construir casas em um parque da cidade)
  • Don Starr - Jordan Lee (membro do cartel de petróleo)
  • Don Lockwood (cineasta que ela contratou para fazer um filme sobre sua vida com J.R.)
  • Donna Reed - D. Ellie Ewing (substituindo Barbara Bel Geddes durante um ano)
  • Duke Carlaine - aparição na temporada de 90 e queria James para namorar sua filha Melinda
  • Ellen Geer - Dra. Crane (médica que realiza o parto de Sue Ellen)
  • Fern Fitzgerald - Marilee Stone (membro do cartel de petróleo)
  • Fred Beir - Ben Maxwell (político envolvido em um escândalo armado por J.R.)
  • Gene Evans - Garrisson Southworth (irmão de D. Ellie)
  • George Petrie - Harve Smithfield (advogado da família Ewing)
  • Harrison 'Dandy' Dandridge (Bert Remsen) - Ele é um homem pobre que diz ter faro para encontrar petróleo e convence Cliff Barnes disso!
  • Harry McSween - sargento amigo de JR
  • Holly Harwood - personagem apaixonada por Bobby, do ramo de petróleo mas que também se envolveu com JR
  • James L. Brooks - Detetive Harry McSween (trabalha para J.R.)
  • Jeff Faraday (Art Hindle) - Pai biológico de Christopher...
  • Jared Martin - Dusty Farlow (peão que envolve-se com Sue Ellen)
  • Jeff Cooper - Bo Middens (pai de Luke Middens)
  • Joan Van Ark - Valene Ewing (mãe de Lucy)
  • Jocelyn Brando - Mrs. Reeves (babá do filho de Sue Ellen)
  • Joe Bratcher - Shaw (assessor de Cliff)
  • Joel Fabiani - Alex Ward (editor de uma revista que apaixona-se por Pamela)
  • John Ashton - Willie Joe Garr (mau-caráter envolvido em negociatas com J.R.)
  • Johnny Dancer (Ramy Zada)- assassinado por Cliff Barnes na temporada final
  • Keenan Wynn - Digger Barnes II
  • Kay Lloyd (Karen Kopins) - Conheceu Bobby quando ele viajou para Washinghton para tentar recuperar o nome Ewing, e tiveram um romance
  • Laura Johnson - Betty Lou (amante de Alan Beam)
  • Lisa Alden (Amy Stock) - Em um ringue de patinação ela tropeça e cai em cima de Bobby
  • Leigh McCloskey - Mitch Cooper (casa-se com Lucy)
  • Mark Wheeler - Kit Mainwaring (noivo de Lucy que se revela homossexual)
  • Martha Scott - Patricia Shepard (mãe de Sue Ellen e Kristin)
  • Mary Crosby - Kristin Shepard (irmã de Sue Ellen e amante de J.R.)
  • Med Flory -Dr. Elby (psiquiatra de Sue Ellen)
  • Megan Gallagher - Louella (secretária de J.R.)
  • Monte Markham - Clint Ogden (ex-namorado de Sue Ellen, envolve-se com ela)
  • Morgan Brittany - Katherine Wentworth (meia-irmã de Pamela e Cliff)
  • Morgan Woodward - Punk Anderson (parceiro de negócios de Jock)
  • Nicholas Pearce (Jack Scalia) morto por acidente no apartamento de JR

e Sr. Lombardi (pai de Nicholas)- procurado pela máfia

  • Pamela Rebecca Cooper (Jenna Pangburn) - Filha de Afton e Cliff.
  • Priscila Pointer - Rebecca Barnes Wentworth (mãe de Pamela e Cliff)
  • Priscila Presley - Jena e mãe de CharlieSue
  • Detetive Rattagan (John Willian Hoge) - Amigo de J.R. sempre faz tudo para prejudicar os outros, em troca de dinheiro, a mando de J.R
  • Randolph Powell - Alan Beam (jovem advogado de J.R.)
  • Robert J. Wilke - Tom Owens (arma uma emboscada para Jock durante uma caça)
  • Ronnie Scribner - Luke Middens (garoto que vai com o pai para Southfork e fica amigo de Bobby)
  • Sandy Ward - Jeb Aames (mau-caráter envolvido em negociatas com J.R.)
  • Sarah Cunningham - Maggie Barnes (irmã de Digger)
  • Sheila Larken - Priscilla Duncan (rapta o bebê de Sue Ellen e J.R.)
  • Sheila Foley - Hillary Taylor - (Susan Lucci) - Mulher misteriosa que encontra Bobby e April em Paris e a sequestra.
  • Susan Flannery - Leslie Stewart (estrategista de marketing da Ewing Oil)
  • Ted Shackelford - Gary Ewing II
  • Tina Louise - Julie Grey (ex-secretária e amante de J.R.)
  • Tom Fuccello - Dave Culver (enteado de Donna)
  • Veronica Hamel - Leena (prostituta usada por J.R. para prejudicar Pamela)

Vanessa Boulmont (Gayle Hunnicutt) grande amor de JR

Episódios[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Dallas estreou no Brasil no inicio da década de 1980 pela Rede Globo, que exibiu inicialmente suas duas primeiras temporadas na faixa das dez da noite, como se fosse uma minissérie. Devido ao enorme sucesso a série ganhou espaço fixo na grade da emissora nas noites de domingo, logo depois dos Gols do Fantástico.

Ao longo da década de 1980, a Rede Globo exibiu o seriado até 1988. Em 1989, a série migrou para a Rede Bandeirantes, onde foi exibida toda quinta-feira na faixa das nove e meia da noite, lá permaneceu até 1992. Em 25 de outubro de 2008 estreou na RedeTV!, desde o primeiro episódio.

Ainda na década de 1990, foi ao ar pelo canal pago Teleuno (atual AXN). Atualmente a série tem lugar no canal pago TCM sendo apresentada de segunda a sexta às 7h e às 13h. O canal atualmente está exibindo a 14ª e última temporada da série.

O ator Larry Hagman fazia mais um personagem marcante num seriado de TV, o vilão J.R. Ewing. O outro fora o Major Nelson em Jeannie é um Gênio, ao lado de Barbara Eden. Com o sucesso do personagem, Hagman resolveu renegociar seu contrato. Enquanto esteve afastado, seu personagem levou um tiro e lançou-se a famosa pergunta: "Quem atirou em J.R?"

Barbara Eden participou da temporada 1990-1991 de Dallas interpretando Lee Am de La Vega, um caso antigo de J.R.

Foi exibida em 130 países, na maioria deles com o sucesso registrado nos Estados Unidos, e dublada ou legendada em cerca de setenta idiomas. O episódio no qual revela-se quem atirou em J.R. registrou um dos maiores índices de audiência da história da televisão norte-americana e mundial. J.R. levou dois tiros de Kristin, a cunhada com quem ele tinha um caso.

Na época, foi criada uma série concorrente, Dinastia, com estrutura semelhante: as intrigas e dramas de uma família milionária, os Carringtons.

Em 1981, o actor Jim Davis, que interpretava o chefe da família, Jock Ewing, faleceu. Assim, o sumiço do personagem foi explicado com um desaparecimento de Jock num acidente. Entrou então no seriado o personagem Clayton Farlow, vivido por Howard Keel, que casou-se com a viúva Miss Ellie.

Entre 1984 e 1985, a atriz Barbara Bel Geddes teve de se ausentar das gravações do seriado para tratamento de saúde. Com isso, a personagem Dona Ellie foi temporariamente interpretada pela atriz Donna Reed, ganhadora do Oscar pelo filme A Um Passo da Eternidade,

Em 1985, Patrick Duffy, que vivia Bobby Ewing, pediu para sair da série. Seu personagem fora atropelado e morto por Katerine, meia-irmã de Pamela, mulher de Bobby, que não aceitava a felicidade do casal.

Porém, devido a rejeição do público, os produtores pediram que Duffy voltasse à série. Ele concordou, mas sob uma condição: que dessem uma explicação ao menos plausível para sua volta. No final, Pámela acordava uma bela manhã e encontrava Bobby no chuveiro. Resultado; Tudo havia sido apenas um sonho de Pam.

Em 1987 foi Victoria Principal que resolveu abandonar a série. Farta e aborrecida com a sua personagem a atriz pediu um aumento milionário para continuar gravando, sabendo que seu pedido não seria aceito. Na história, a personagem Pamela Ewing sofria um acidente de carro que a deixara desfigurada.

A personagem ainda faria rápidas aparições porém na pele de outra atriz Margareth Michaels uma espécie de clone de Victoria Principal.

Já em 1989 foi aa vez de Linda Gray, a Sue Ellen, dar adeus ao show. Por exigências da própria atriz, que queria que sua personagem saísse vitoriosa, sem acidentes ou 'chuveiros', Sue Ellen depois de derrotar J.R. ia para a Europa e se casava com Don Lockywood, um diretor cinema.

Os únicos atores que participaram de todas as temporadas foram Larry Hagman e Ken Kercheval, respectivamente, os antagonistas J.R. e Cliff.

A série foi exibida em Portugal pela RTP 1 entre 1979 e 1983.

Foram lançados dois filmes para a TV baseados na série: Em 1996, Dallas - O Retorno de J.R., que mostra a volta do vilão após cinco anos na Europa para recuperar o controle do petróleo Ewing e a ex-mulher Sue Ellen. E em 1998, Dallas - A Guerra dos Ewings, que para variar, mostra J.R. aprontando com sua família.

Ratings[editar | editar código-fonte]

Rating é a posição que o seriado ocupou entre os programas mais assistidos dos Estados Unidos, seu país de origem, percebam que durante as temporadas 3, 4 e 6 o programa foi o mais assistido dentre todos os programas da TV americana. Mais uma prova do sucesso estrondoso do seriado.

Temporada Ano Episodios Rank Espectadores
(em milhões)
1 1978-1979 24 #12 17.8
2 1979-1980 25 #6 19.8
3 1980-1981 23 #1 30.5
4 1981-1982 26 #1 27.1
5 1982-1983 28 #2 25.6
6 1983-1984 30 #1 26.5
7 1984-1985 30 #2 25.9
8 1985-1986 31 #6 19.7
9 1986-1987 29 #10 18.9
10 1987-1988 30 #21 15.3
11 1988-1989 26 #28 14.4
12 1989=1990 27 #42 10.7
13 1990-1991 23 #60 3.9

A partir de 01/05/2012 reprisado no Canal Viva do grupo Globosat

Dallas (2012)[editar | editar código-fonte]

A série feita em 2012 é uma continuação da série original e não um "reboot". Nesta série incluem-se vários atores ou personagens da série original (Sue Ellen,J.R., Bob), mesmo centrando-se principalmente na personagem John Ross Ewing III e Christopher Ewing, os filhos agora adultos de JR e Bobby Ewing, respetivamente. A série foi estreada a 13 de junho de 2012 e contou com 10 episódios, terminando a 8 de agosto de 2012. O sucesso foi muito grande e logo nos primeiros episódios a estação de televisão TNT pediu uma segunda temporada, agora com 15 episódios. A nova temporada estreia no final de janeiro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]