Damião Freire de Bettencourt Pego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Damião Freire de Bettencourt Pego
Nascimento 13 de abril de 1826
Almeida
Morte Desconhecido
Cidadania Portugal
Ocupação militar

Damião Freire de Bettencourt Pego (Almeida, 13 de Abril de 1826 —  ?) foi um militar português.

É co-autor, junto com António Belo de Almeida Júnior, dos Tombos dos Fortes da Ilha Terceira, importante fonte historiográfica sobre o conjunto de fortificações que defendiam a costa da Ilha Terceira, nos Açores.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de José Freire de Andrade da Fonseca Pego e de D. Maria Clara de Lacerda Bettencourt, foi aluno do Real Colégio Militar, tendo se alistado no Regimento de Infantaria n° 7 aos 18 anos de idade. Nesse mesmo ano (1844), a 3 de Setembro, foi graduado em Aspirante a Oficial, tendo sido promovido a Alferes em Dezembro de 1846.

Em 1856 estava em comissão no Ministério das Obras Públicas, razão pela qual terá sido enviado, anteriormente a 1858, a Angra do Heroísmo, onde exerceu as funções de Engenheiro, vindo a desempenhar por três vezes o cargo de Director das Obras Públicas dessa cidade. Em 1868 foi colocado na 5ª Divisão em comissão de Engenharia.

Executou o serviço de tombação das propriedades do Ministério da Guerra nos Açores, a pedido próprio, em 1881. Em Setembro do mesmo ano foi chamado a Lisboa para passar a limpo os desenhos e as memórias dos trabalhos, os da Ilha Terceira já elaborados em grande parte por Almeida Jr., mas sem a sistematização nem as escalas nesse ínterim determinadas.

Em 1882 regressou aos Açores, a executar o levantamento de novos tombos, e em 1885 a actualizar as descrições anteriores.

Foi promovido a Major (1877) e a Coronel (23 de Janeiro de 1884). Foi distinguido com o grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Avis, com a medalha de prata de Comportamento Exemplar e com o grau de Comendador da Ordem de Cristo.

Desposou Emília Carlota Barbosa em Angra do Heroísmo (1 de Janeiro de 1852), tendo nascido da união:

  1. Maria do Livramento Bettencourt Pego;
  2. Maria Margarida Bettencourt Pego; e
  3. Maria Cândida Bettencourt Pego.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]