Turnera diffusa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Damiana)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTurnera diffusa
damiana
Turnera diffusa (flor).
Turnera diffusa (flor).
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Turneraceae
Género: Turnera
Espécie: T. diffusa
Nome binomial
Turnera diffusa
Willd. ex Schult.
Sinónimos

Turnera diffusa, conhecida pelo nome comum de damiana, é um arbusto pertencente à família Turneraceae, nativo da América Central, México, América do Sul e do Caribe.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Damiana é um arbusto relativamente pequeno que produz flores pequenas e aromáticas. Floresce do início ao fim do verão e é seguido por frutas que provam muito semelhantemente a figos. É dito que o arbusto tem um odor um pouco como camomila[carece de fontes?], devido a um de óleo presente na planta. As folhas eram preparadas tradicionalmente em um chá que era usado por pessoas nativas da América Central e do Sul devido seus efeitos afrodisíacos[carece de fontes?]. Missionários espanhóis registraram primeiro que os índios mexicanos bebiam chá de Damiana misturado com açúcar para aumentar a potência sexual[carece de fontes?].

Os Aztecas usaram-na como remédio contra a impotência[carece de fontes?], os Maias usaram-na para prazer[carece de fontes?], e foi bebida como chá curativo pelos índios da América do Sul[carece de fontes?].

Fitoterapia[editar | editar código-fonte]

Na fitoterapia, a damiana é usada para tratar condições que variam de tosses a constipação para depressão[carece de fontes?]. O suplemento da erva tem reputação de ajudar em doenças como: enfisema, frigidez, impotência, infertilidade, menopausa, Doença de Parkinson, PMS, inflamação de próstata, doença de Lou Gehrig[carece de fontes?].

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Ritchason, J. 1995, "The Little Herb Encyclopedia, 3rd Edition" p. 70

Ligações externas[editar | editar código-fonte]