Damon Salvatore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Damon Salvatore
Personagem de The Vampire Diaries
Origem Florença, Itália
Sexo Masculino
Espécie Vampiro
Características Elegante, personalidade ácida e espirituosa, veste-se de preto.
Atividade(s) Aristocrata da Itália Renascentista
Ex-membro das Companhias Livres
Estudante Universitário
Família Stefan Salvatore
Amigo(s) Elena Gilbert
Bonnie McCullough
Inimigo(s) Katherine von Swarzschild
Criado por L. J. Smith
Romance(s) The Vampire Diaries
The Vampire Diaries (série)
Projecto Literatura  · Portal Literatura

Damon Salvatore é um dos personagens principais da série de livros The Vampire Diaries e do seriado homônimo, baseado nos livros The Vampire Diaries, no qual é interpretado por Ian Somerhalder. Ao longo da história - tanto no livro quanto no seriado - se apaixona por Elena.

Livros[editar | editar código-fonte]

Nascido durante os anos 1400, na Itália renascentista, Damon tinha tudo o que poderia desejar. Seu pai, Giuseppe Conde Di Salvatore era um dos nomes mais importantes de Florença e Damon havia nascido para a riqueza e privilégio.

Sendo o primeiro filho, Damon desenvolveu um relacionamento próximo com sua mãe, no entanto, alguns anos depois de seu nascimento, a mãe de Damon ficou grávida novamente, e Stefan nasceu. Mas, devido a complicações na gravidez, sua mãe sofria de uma doença e morreu pouco depois.

Sua mãe morreu quando Stefan e Damon eram muito jovens e desde então, Damon estava ressentido com Stefan. O próprio Stefan acredita que seu irmão o culpa pela morte de sua mãe.

Damon sempre teve uma relação muito áspera e disfuncional com Giuseppe, brigavam desde a infância e sempre que seu pai estava bêbado, ele era agredido, o que marcou sua infância.

A morte da matriarca Salvatore, causou um racha completo no relacionamento entre Damon e seu pai, que continuou em sua vida aristocrática, enquanto Damon se rebelou contra o que sua família esperava dele e, também, o que era normal na época, na Universidade, em vez de defender a honra da família, ele se entregou aos seus próprios prazeres; caça, falcoaria e mulheres.

Depois de algum tempo ele decidiu que já estava farto da Universidade e de suas limitações e voltou para a fazenda Salvatore, onde tiveram uma visitante, Katherine von Swarzschild, que estava visitando a Itália depois de uma doença.

Damon se apaixona por Katherine, querendo-a só para ele, Katherine também estava apaixonada por Damon, mas estava ainda mais apaixonada por Stefan e não poderia escolher entre eles. Ela disse a ambos o segredo dela, que ela era uma vampira e compartilhou seu segredo com eles.

Damon ficou furioso porque ela não queria escolher com qual deles ela iria ficar, e pediu junto com Stefan que Katherine escolhesse um deles. Os irmãos a deixaram com raiva, e no dia seguinte eles encontraram cinzas de Katherine no jardim.

Os dois irmãos ficaram chateados, e culparam um ao outro. Stefan atacou Damon e eles lutaram com espadas, eventualmente, a espada de Damon deslizou sob Stefan e perfurou seu coração. Stefan com o último suspiro de sua força ataca para matar seu irmão.

Os irmãos acordam em seus túmulos, alguns dias depois, transformados em vampiro pelo sangue de Katherine. Damon correu para a noite, abandonando Stefan e ignorando os gritos de Stefan.

Tempos depois, Damon se tornou o líder de um grupo de mercenários, as "Companhias Livres" e passou a gostar do poder que ele ganhou ao matar pessoas inocentes e beber o seu sangue. Ao longo dos anos, Damon se torna mais poderoso e freqüentemente ameaça a vida de Stefan. Mais tarde, Damon aparece Fell's Church junto com Stefan, e acaba atraído por Elena, e assim recomeça a luta entre os irmãos.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quadrilogia original[editar | editar código-fonte]

Diários do Vampiro: O Despertar[editar | editar código-fonte]

Damon chega à Fell's Church e descobre que Elena Gilbert se parece com Katherine, e planejava fazer dela sua princesa das trevas, mas ela já estava apaixonada por seu irmão Stefan.

Enquanto Elena e suas amigas, Meredith e Bonnie McCullough estavam planejando a casa assombrada para o Halloween, as luzes da escola se apagam, e Meredith e Bonnie saem para procurar o zelador, o Sr. Shelby, deixando Elena sozinha. Damon estava no ginásio com Elena e a assustou com sua presença.

Ele hipnotiza ela temporariamente, fazendo-a esquecer de Stefan, mas quando ele se inclina para beijá-la, ela se lembra de seu amor por Stefan, e se afasta dele. Frustrado, Damon deixa ela ir embora, e some antes de contar o que ele veio fazer.

Enquanto Bonnie mostra a Elena o ritual para ver quem é o seu futuro marido, Elena diz para seu futuro marido "entrar", assim ela acidentalmente convidou Damon para a casa. Mais uma vez, Damon usa seu charme para ela, mas Elena resiste, irritando-o. Depois que ele sai, Elena encontra Bonnie e Meredith fora, com o cão da mãe da Bonnie, morto.

Em seguida, Damon vai para a festa de Halloween vestido como o Grim Reaper. Durante a festa, ele mata o Sr. Tanner, o professor de História Europeia, drenando-o de todo o seu sangue.

Bonnie descobre sua morte e Tyler Smallwood imediatamente suspeita de Stefan como o culpado. Elena pede para Matt avisar Stefan para sair.

Após Elena descobrir que Stefan era um vampiro, e ele explicar sobre sua rivalidade com Damon pelo afeto de Katherine, Elena disse que Damon estava por trás dos ataques e que ele estava na cidade também. Ela aceita que Stefan é um vampiro e deixa ele beber o sangue dela. Assim Stefan sai para a floresta e confronta Damon.

Damon avisa para ficar longe de Elena, e ataca de forma violenta, mordendo e bebendo o sangue de seu irmão mais novo. Stefan tropeça, enfraquecido pela perda de sangue, mas depois cai inconsciente. Quando Stefan desaparece, Elena suspeita que Damon esteja por trás de tudo, e fica profundamente irritada e furiosa, ela corre para o cemitério e pede para Damon confrontá-la.

Diários do Vampiro: O Confronto[editar | editar código-fonte]

Elena chama por Damon novamente, e ele responde. Inicialmente furiosa com Damon, Elena exige saber onde Stefan estava, mas a tentativa é inútil. Damon também se alimenta de Elena enquanto ela sonha com os dois dançando em um salão de baile.

Mais tarde, com Stefan já libertado, Elena, Bonnie e Meredith entram na casa de Caroline casa para roubar de volta o diário de Elena, quando Caroline voltar para casa, Elena está separada de Bonnie e Meredith. Ela consegue passar pelo quarto principal e sobe para a varanda, onde ela tenta chegar no telhado, quando aparece o Sr. Forbes.

Enquanto ela tenta subir, Damon puxa ela. Damon e Elena trocam comentários espirituosos até Elena saltar do telhado. Damon pega ela e diz para ela ir para casa. Mais tarde, Elena chega em casa e é apresentada à Damon Smith por seu futuro tio Robert.

Enquanto no jantar os dois discutem novamente sob metáforas. Quando Margaret (irmã de Elena) vem com seu novo gato, Elena agarra e o joga em Damon, em seguida, deixa o jantar.

Damon aparece naquela noite, e fica furioso quando ele descobre que não pode entrar no quarto de Elena, pois esta parte da casa pertencia a casa original, queimada na Guerra Civil, e ele não havia sido convidado para entrar lá.

Ele ameaça atacar Margaret, o que leva Elena aceitar ser mordida por ele, e deixá-lo beber seu sangue.

Algum tempo depois, Damon também aparece, quando ele substitui o diário roubado de Elena pelo da própria Caroline.

Elena foge, por seus tios não aceitarem Stefan, enquanto foge, ela também acredita que o vento que a ataca é o poder de Damon, mas logo percebe que é algo mais poderoso do que ele, e a empurra para água. Enquanto Damon e Stefan começam a sua luta, primeiro como um corvo e um falcão, mas logo voltando a forma humana.

Diários do Vampiro: A Fúria[editar | editar código-fonte]

Quando Elena desperta como um vampiro, Damon tem o prazer de ver que ela tinha mais sangue dele, do que de Stefan (que estava mais forte pois se alimentou mais de humanos do que Damon). Ela então salva Damon, que em seguida impede de matar vários policiais próximos inspecionando sua cena de morte.

Stefan convence Damon a encontrá-lo na escola e não alimentar Elena além do sangue de Matt. Damon então a leva (para desgosto de Stefan) para o sótão da Alaric. Antes disso, porém, ela pede o seu diário, que ele lhe dá. Ele deixa Elena lá e sai para resolver alguns negócios. Deixando Elena confusa sobre o porquê ele não beijá-la.

Mais tarde, quando a neblina desaparece e Elena começa a pensar claramente de novo, ela reflete sobre o quão grato e surpresa ela está por Damon não ter se aproveitado dela.

Damon também está lá quando Stefan é pego pelo Sr. Forbes. Ele se transforma em um lobo negro para chegar lá o mais rápido possível. Mesmo em forma animal, Damon se fere quando um dos homens lhe dá um tiro, Damon mesmo machucado tenta lutar, enquanto Elena aparece a tempo de salvá-los. Em seguida Damon, Stefan e Elena são seqüestrado por Katherine.

Katherine (em uma completa raiva por sobre Elena e Stefan) diz a Damon que eles poderiam fugir juntos e que tudo o que ele tem que fazer é ajudá-la a matá-los. Porém, ele diz: "Vá para o inferno", o que leva a Damon ser quase ser morto.

Tanto Elena e Stefan ficam chocados com isso, pois eles pensaram que Damon iria traí-los. Quando Elena está morrendo, ela pede aos irmãos prometerem cuidar um do outro, e ambos juram.

Damon é vagamente mencionado a chorar quando Elena morre. No diário de Bonnie, ela menciona que Damon saiu logo depois dos acontecimentos, e que Damon não deve se surpreender ao ter uma sombra, pois Stefan foi criado para cumprir suas promessa.

Diários do Vampiro: Reunião Sombria[editar | editar código-fonte]

Seis meses após a morte de Elena, Damon volta a morar em Florença na Itália, com Stefan, que manteve sua promessa a Elena de sempre cuidar do seu irmão.

Stefan encontra Damon em seu quarto descascando uma maçã e o questiona sobre seduzir e se alimentar de uma menina sem apagar sua memória. Damon não se importa, e se vira para sair, mas um feitiço de convocação de Bonnie chega até Stefan, chamando-o de volta para Fell's Church.

Damon o acompanha, sem muito entusiasmo por parte dos amigos de Elena, Matt Honeycutt, Bonnie McCullough e Meredith Sulez. Logo eles vão à casa de Vickie Bennett, e Damon usa seus poderes para colocar os pais dela para dormir por um tempo, e Stefan persuade Vickie a convidá-lo a entrar em sua casa.

Enquanto Damon tenta obter informações fora da casa, um relâmpago atravessa o céu, assustando a todos. Bonnie agarra o braço de Damon para apoio, mas vergonhosamente solta quando vê quem era. Damon porém apontou para o espelho de Vickie que estava coberto com as palavras "Goodnight Sweetheart".

Damon fica com o primeiro turno em vigiar a casa de Vickie. Stefan ao ir para o seu turno avisa Damon que a cidade já tinha tido drama o suficiente, e Damon parte para se alimentar. Damon começou a sair quando Stefan o agradece, mas Damon avisa para não esperar muito dele.

Mais tarde, quando Damon vem para o próximo turno, ele encontra Bonnie lá. Ela fica assustada com ele, e é imediatamente sucumbida por Damon. Assim Damon a beija, mas é interrompido por um novo Matt, agora furioso, que obriga Bonnie a ir para o carro. Matt entra em uma discussão com Damon, sem se recuar por um segundo por medo, impressionando assim Damon.

Stefan, Meredith, Matt e Bonnie descobrem a partir de Tyler Smallwood que Vickie estava prestes a ser atacada e voltam para sua casa, apenas para encontrá-la morta. Stefan fica extremamente furioso com Damon por não protegê-la e grita com ele até que Damon finalmente lhe dá um soco no rosto. Meredith e Bonnie imediatamente vão ajudar Stefan, enquanto Matt tenta ficar entre eles. Assim Damon decide sair e avisa seu irmão para não o seguir.

Stefan continua a ser o único vampiro que pode proteger o grupo, mas agora ele deve enfrentar Klaus, o poderoso vampiro que é um "Original", e era quem estava por trás dos ataques a Fell's Church, e que também foi o criador de Katherine.

Stefan luta com muita coragem e bravura, mas perde a luta para o "Original", e quando Klaus estava prestes a matar Stefan, uma haste de madeira de carvalho perfura as costas de Klaus.

Damon voltou e grita para Klaus ficar longe de seu irmão. Klaus foge e Damon cai ao lado de Stefan, horrorizado com a condição de seu irmão.

Bonnie se ofereceu para alimentar Stefan e fortalecê-lo com seu sangue, mas Stefan se recusa a quebrar sua promessa de beber sangue humano, e é chamado de idiota por Damon.

Stefan manda Damon levar os outros para deixá-los em segurança, mas Klaus ressurge. Damon tenta atacar, mas Klaus ataca-o com um raio, deixando-o inconsciente e ferido.

Aos gritos, Bonnie pede ajuda, e os espíritos de Fell's Church, aqueles que morreram na Guerra Civil, acordam e são liderados pelo espírito de Elena.

O solstício de verão começa. Os espíritos levam Klaus para um lugar em que ele não faça mal a ninguém. Elena cura Stefan, Matt Damon, Meredith, Caroline e Bonnie antes de ser forçada a seguir em frente.

Damon vê o coração de Stefan se rasgar novamente ao se despedir de Elena, por ter perdido ela para sempre, mas em uma súbita explosão de energia que atravessa o céu, Elena é devolvida a eles, viva e humana.

Todo mundo fica feliz, mas Damon permanece distante, oferecendo sua jaqueta para Elena. Então Stefan pergunta a Damon o por quê de ele não ter tentado ajudar Vicki, e Damon responde que ele não havia sido convidado para entrar na casa, e por isso ele não poderia sequer tentar ajudá-la. Em seguida Damon vira-se e sai voando na forma de um corvo. Enquanto todos celebram o retorno de Elena.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.


Damon Salvatore
Personagem de The Vampire Diaries
Damon Salvatore
Nascimento 1842
Falecimento 1864 (como humano)
Origem Mystic Falls, Virgínia
Sexo Masculino
Espécie Vampiro
Actividade(s) Soldado Confederado na Guerra Civil Americana em 1864 (humano)
Soldado Aliado na Segunda Guerra Mundial em 1942 (vampiro)
Líder do Conselho dos Fundadores nos dias atuais (Vampiro)
Poder(es) Força sobre-humana, Velocidade, Saltar de Grandes Alturas, Controlar Mentes, Controlar Corvos, Controlar Neblina
Afiliações Giuseppe Salvatore
Família Stefan Salvatore (irmão), Giuseppe Salvatore (pai), Zach Salvatore (Sobrinho Distante, morto por ele), Joseph Salvatore (Primo, morto por ele)
Amigo(s) Elena Gilbert
Alaric Saltzman
Inimigo(s) Lobisomens
Bruxas
Vampiros Originais
Katherine
Criado por L. J. Smith
Dublagem Clécio Souto
Seriado(s) The Vampire Diaries
Temporada(s) 5 (até o momento)
Primeira aparição 1ª Temporada
Época(s) Guerra Civil Americana até os dias atuais.
Interpretado por Ian Somerhalder
IMDb IMDb
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Série de TV[editar | editar código-fonte]

Damon Salvatore é o anti-herói, e um dos protagonistas da série. Ele foi o principal antagonista na primeira temporada.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É o irmão mais velho de Stefan. Nascido no ano de 1842, Damon surge inicialmente como um vilão mas ele vai mudando ao longo dos episódios tornando-se um Anti-herói (um "mocinho" que não possui as características dos heróis românticos, são conhecidos por sempre fazer a coisa certa no final embora não se importem de fazer muita coisa errada pelo caminho). É bonito, encantador, sedutor, irônico, imprevisível e, aparentemente, sem medo (já que não demonstra qualquer medo ao enfrentar inimigos muito mais fortes do que ele). É um vampiro que passa do casual para a brutalidade em apenas alguns segundos. Ao contrário do irmão, não tem qualquer problema em matar humanos ou qualquer um que se tornar um incomodo para ele.

Embora Damon sempre afirme que é mal e que não possua mais sentimentos, ele nunca hesita realmente quando precisa ajudar ou salvar seu irmão. Na verdade, não odeia e nem nunca odiou Stefan, mas estava com raiva e ciúmes do irmão, pois acreditava que ele e Katherine é quem deveriam ficar juntos para sempre,porém ela havia "morrido" e Stefan o obrigou a completar a transição,agindo de uma forma egoísta para não passar a eternidade sozinho,então Damon prometeu infernizar toda a eternidade do irmão mais novo,Stefan.Damon ainda possui sua humanidade, porém ela está adormecida dentro dele por causa de Katherine, e graças ao seu convivo com Elena ele começou a se tornar uma pessoa melhor.É muito impulsivo, o que o faz fazer muita besteira e o deixando com remorso depois.Ele se apaixona por Elena,então tenta sempre melhorar para agradar a ela,porém odeia ter que agir como bonzinho e se irrita facilmente. Odeia cidades pequenas e considera-as inúteis, deixando Stefan intrigado sobre suas intenções para com Mystic Falls. Até a metade da primeira temporada, faz qualquer coisa para realizar seus objetivos (Salvar Katherine que estava selada em uma tumba embaixo da igreja onde, supostamente, havia sido queimada) sem se importar com nada nem ninguém. Depois ele começa a apresentar algumas mudanças em sua atitude, principalmente após perceber que sua amada nunca havia sido selada na tumba e mesmo assim nunca foi atrás dele, deixando-o com raiva de Katherine. Com o tempo, se apaixona por Elena e faz de tudo para mantê-la a salvo, inclusive arriscar sua própria vida várias vezes. Em alguns episódios é mostrado que Damon possui um sentimento de culpa por gostar da namorada de seu irmão e, por diversas vezes, surge um clima entre os dois. Stefan também percebe o clima entre o irmão e a namorada e, enciumado, avisa Damon que a história não irá se repetir.

No final da segunda temporada, é mordido por Tyler e por isso estava crente que morreria em breve (sendo a mordida de um lobisomem letal para os vampiros). E Stefan faz de tudo para achar uma cura e descobre que somente Klaus pode ajudar, então ele faz um acordo com o hibrido: Stefan seria leal a ele e abriria mão de sua humanidade (voltando a ser o Estripador) e em troca Klaus daria seu sangue a Damon.

Já na terceira temporada,o amor entre Damon e Elena cresce,ele se sente atraído de uma forma insana pela namorada do seu irmão,porém durante toda a terceira temporada ele tenta manter seu autocontrole,pois não quer trair o irmão que o salvou.A paixão por Elena aumenta,e ele começa a confiar cegamente nela,como em nenhum outro humano além de seu amigo Alaric.Embora ele tente,não consegue ficar tanto tempo próximo a ela e ainda na terceira temporada a beija,logo depois ela revela a ele que não sabe o que sente por ele,dando esperanças para que ele lute por ela e o amor deles. Damon defende Elena contra todas as ameaças,incluindo vampiros originais,lobisomens e até mesmo Stefan,é nessa temporada que mais podemos ver ele como "mocinho",porém ainda tendo sua características bem marcantes.

Na 4ª Temporada, a relação entre Elena e Damon se intensifica cada vez mais,ela percebe isso quando Damon a salva de uma quase acidente. Logo depois, Elena termina seu namoro com Stefan, pois não pode mais negar seus sentimentos por Damon. A partir do episódio "My Brother´s Keeper", Elena e Damon passam a se envolver romanticamente, mas logo depois é descoberto que Elena está ligada a Damon, pois foi gerada por ele, o que é raro acontecer. Mas só pode acontecer, porque antes de se tornar vampira Elena já amava Damon. Depois que o irmão de Elena, Jeremy, morre a procura da cura, Damon manda Elena "desligar" suas emoções, e já que estava ligada a ele, obedeceu. Damon e Elena viajam para Nova York e Elena se torna amiga de Rebekah, a vampira original, a procura da cura, já que Katherine a roubou, Elena deixa Damon. Depois de várias tentativas de tentar fazer Elena "ligar" suas emoções, os irmãos Salvatore conseguem.No final da temporada Elena revela a Damon que esta apaixonada por ele e que o ama.

Aparência Física[editar | editar código-fonte]

Bonito,de aparência sedutora,cabelos pretos, olhos azuis (série) e negros (livro),musculoso.

Relacionamentos Amorosos[editar | editar código-fonte]

  • Katherine Pierce/Katerina Petrova (1864)
  • Sage (1912)
  • Charlotte (1942)
  • Lexi Branson (1977)
  • Bree (Antes da Série)
  • Caroline Forbes (1ª Temporada)
  • Kelly Donovan (1ª Temporada)
  • Isobel Flemming (1ª Temporada)
  • Rose Marie (2ª Temporada)
  • Andie Star (2ª e 3ª Temporada)
  • Rebekah Mikaelson (3ª Temporada)
  • Elena Gilbert (4ª e 5ª Temporada )