Dançando (canção de Ivete Sangalo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Dançando"
Single de Ivete Sangalo
do álbum Real Fantasia
Lançamento 16 de janeiro de 2013[1]
Formato(s) download digital, Airplay
Gênero(s) Pop Latino[2] , Pop[2] , zouk[3]
Duração 3:50
Gravadora(s) Universal Music Brasil
Composição Dan Kambaiah, Davi Salles
Produção Alexandre Lins
Cronologia de singles de Ivete Sangalo
Último
Último
"No Brilho Desse Olhar"
(2012)
"Vejo o Sol e a Lua"
(2013)
Próximo
Próximo

"Dançando" é uma canção da cantora brasileira de axé music Ivete Sangalo, que faz parte de seu sétimo álbum de estúdio e décimo disco de trabalho, Real Fantasia, sendo o segundo single oficial lançado por ele. A canção, composta por Dan Kambaiah e Davi Salles[4] , foi liberada pela primeira vez como premiere na rádio Tudo FM em 5 de dezembro de 2012[1] e escolhida para ser trabalhada no verão e no Carnaval de 2013. A canção ainda tem uma segunda versão, com a participação da cantora colombiana Shakira.[5]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em Agosto de 2012, foi anunciado que Ivete Sangalo iria gravar uma música do cantor do Psirico, Márcio Victor, em seu próximo CD, Real Fantasia. Segundo a colunista Telma Alvarenga do jornal Correio da Bahia, Ivete gravou uma música do amigo composta em parceria com Filipe Escandurras e Tierry Coringa. Segundo a nota, o líder do Psirico já estaria, inclusive, gravando a parte percussiva da canção, que se chama inicialmente "Dançando".[6] Logo após, foi anunciado que a música faria parte do álbum.[6]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Em 7 de novembro a canção ganhou sua primeira apresentação na televisão no programa Domingão do Faustão, junto com outras seis canções do disco.[7] Em 7 de novembro foi a fez do talk show Agora é Tarde, de Danilo Gentili, onde Ivete passou por uma entrevista e finalizou cantando "Dead Skin Mask", da banda de rock progressivl Slayer.[8] Ivete interpretou a faixa no programa Caldeirão do Huck em 10 de novembro, onde falou sobre o videoclipe da canção, que não traria a participação de Shakira, contrariando assim os boatos.[9] Na ocasião a cantora também apresentou o primeiro single, "No Brilho Desse Olhar".[10] No dia seguinte, 11 de novembro a canção também foi apresentada no programa Eliana, da apresentadora com mesmo nome.[11] Em 17 de novembro Ivete esteve no programa Legendários, de Marcos Mion, interpretando também várias outras canções do disco[12] Já em 22 de novembro esteve no Programa do Jô para a divulgação da canção[13] Em 24 de novembro foi a vez do programa TV Xuxa receber uma apresentação da canção.[14]

A cantora ainda gravou o programa O Melhor do Brasil, com Rodrigo Faro, para o especial do dia 22 de dezembro, interpretando a faixa junto com "Easy".[15] Finalizando a maratona de divulgação da canção do ano de 2012 Ivete apresentou-a no tradicional Show da Virada.[16] Além disso Ivete também gravou a canção para o Muito Mais, programa de Adriane Galisteu que foi canceldo e teve o vídeo nunca divulgado, e para o Programa Raul Gil, que não foi exibido em 2012.[17]

Versão com Shakira[editar | editar código-fonte]

A participação da cantora Shakira na versão foi gravada em segredo.

Ivete também gravou um dueto com a cantora colombiana Shakira, na faixa "Dançando".[5] A música, ao estilo zouk, foi o fruto de uma amizade entre as duas cantoras.[5] Definida por Ivete como "queridaça", a cantora colombiana conheceu a baiana em uma viagem pela Europa e já havia proposto uma parceria entre as duas.[18] Na coletiva de imprensa, Ivete comentou mais sobre a parceria:

Cquote1.svg Shakira é uma querida. Nos conhecemos muito tempo atrás, nos festivais da Europa. Ela é louca pelo Brasil e tinha muita curiosidade pelo nosso País. Estávamos em Portugal e queríamos fazer algo juntas. Então, ela me chamou para cantar no Rock in Rio. Shakira tem essa coisa doce de amizade, de relação boa. Se não tivesse tido esse encontro musical, teria esse encontro de pessoas, de mulheres. Cquote2.svg
Ivete fala sobre o desenvolvimento para a gravação do dueto[19]

Contudo, o dueto não integra o álbum na versão física, pelo fato da autorização para a comercialização da gravação não ter chegado em tempo hábil para a inserção do dueto na edição física do disco. Uma vez autorizada, a gravação foi utilizada pela Universal Music como "faixa bônus" na versão digital do álbum, disponibilizada apenas no iTunes.[20]

Cquote1.svg Somos de gravadoras diferentes e tem todo aquele trâmite. Temos que respeitar as gravadoras. Mas falamos: “Vamos gravar. A gente grava e depois faz uma pressão”. Gravei e fiquei quietinha e deixei o povo resolver. Era um segredinho. Cquote2.svg
Ivete sobre a burocracia entre gravadoras[19]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A canção recebeu críticas mixadas. Yhuru Nukui do Vestiário foi positivo, dizendo que "A música tem composição simples, um arranjo bem latino, e promete fazer os amantes do carnaval dançarem até o sol raiar. Se a colombiana cantasse em espanhol, a música até poderia ser lançada na América Latina – quiçá, pros lados da Europa e América do Norte – mas ela arrasa só no português e deve ficar aqui pelo Brasil mesmo."[21] Para Julio César Biar do site DiverCidade, "os inacreditáveis versos de ‘Dançando’, como 'O ritmo me consome/ Vive em meu abdômen', soam constrangedores até mesmo para quem está acostumada a mandar a galera tirar os pés do chão em suas entusiasmadas apresentações."[22]

Deivson Prescóvia do Audiograma disse que a canção "decepciona," apontando que "A letra é fraca e sem sentido (Mamãe vai fazer, papei vai fazer/Dançando, dançando, dançando/Dan, dan, dan, dan, dan, dançando)," comparando-a a músicas de É o Tchan!. Mesmo assim, ele elogiou a melodia da canção, dizendo que ela "deve ser louvada pelo simples fato de não termos os (malditos) timbau e afins, mostrando bem uma das características mais marcantes de Real Fantasia: canções chicletes."[23]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Em 28 de novembro de 2012 Ivete anunciou que gravaria o vídeo da canção ao vivo dois dias depois, em 30 de novembro durante a estreia da turnê Real Fantasia[24] Na ocasião a cantora também declarou que a canção traria uma coreografia originalmente criada para a faixa, trazendo de volta este artifício famoso no início de sua carreira[25] Especulava-se que Ivete gravaria um videoclipe em estúdio para a versão com Shakira da canção[26] , porém logo foi desmentido pela cantora durante o programa Caldeirão do Huck.[9]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Dançando[27]
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Dançando"   Filipe Escandurras, Márcio Victor e Tierry Coringa 3:50
2. "No Brilho Desse Olhar" (Versão acústica) Dan Kambaiah, Davi Salles 3:41
Duração total:
7:31 min

Desempenho nas tabelas[editar | editar código-fonte]

Paradas[editar | editar código-fonte]

Paradas (2012/2013)[28] Melhor
posição
BR Billboard Brasil Hot 100 Airplay 16
BR Billboard Brasil Regional Recife Hot Songs 1
BR Billboard Brasil Regional Salvador Hot Songs 1

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato
 Brasil 5 de dezembro de 2012[1] Radio premiere
30 de janeiro de 2013[1] download digital
Airplay (rádios)

Nos games[editar | editar código-fonte]

Essa é a primeira canção brasileira mais famosa a fazer parte do mundo dos games, a música faz parte das confirmadas do novo Just Dance 2014, o quinto jogo da série Just Dance, desenvolvido pela Ubisoft.

Referências

  1. a b c d Dançando by Ivete Sangalo iTunes (10 de abril de 2011). Visitado em 11 de abril de 2011.
  2. a b ESSINGER, Silvio (8 de Outubro de 2012). Crítica: em ‘Real fantasia’, Ivete segue olhando de cima O Globo. Visitado em 10 de Outubro de 2012.
  3. COSTA, Rafael Rodrigues (11 de outubro de 2012). Um novo disco feito para o palco - CadernO G - Gazeta do Povo Gazeta do Povo. Visitado em 11 de outubro de 2012.
  4. Ivete Sangalo lança “No brilho desse olhar” no iTunes Site Oficial. Visitado em 12 de abril de 2011.
  5. a b c G1 - Ivete Sangalo participa de entrevista coletiva para lançamento de disco G1 (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  6. a b Redação SRZD (8 de agosto de 2012). Novo CD de Ivete tem música do amigo Márcio Victor do Psirico SRZD. Visitado em 10 de outubro de 2012.
  7. Perdeu Ivete no Domingão do Faustão? Assista agora Ivete Lovers (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  8. 'Estou estourando de botinha', brinca Ivete em entrevista a Danilo Gentili UOL (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  9. a b Ivete confirma: Dançando não vai ter Shakira no clipe Shakira Brasil (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  10. Ivete Sangalo grava Caldeirão do Huck no Rio de Janeiro Ivete Lovers (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  11. Ivete Sangalo canta nova música "Dançando" SBT (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  12. Ivete Sangalo faz todo mundo dançar com "Real Fantasia" R7 (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  13. Ivete Sangalo se apresenta no encerramento do Programa do Jô Globo (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  14. Assista a participação de Ivete Sangalo no TV Xuxa deste sábado Ivete Lovers (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  15. Ivete gravou especial de Natal com Rodrigo Faro Ivete Lovers (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  16. Show da Virada será um tributo à cidade do Rio de Janeiro Globo (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  17. Ivete Sangalo vai participar do Programa Raul Gil SBT (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  18. Ivete Sangalo diz que realiza tudo que é fantasia entre quatro paredes Tribuna Hoje (10 de Outubro de 2012). Visitado em 11 de Outubro de 2012.
  19. a b R7. Ivete Sangalo grava música com Shakira às escondidas EGO. Visitado em 10 de outubro de 2012.
  20. RIGOTTI, Juliana (9 de outubro de 2012). Ao lançar CD, Ivete fala do filho: "tudo o que faço é pra ele" Terra Networks. Visitado em 10 de outubro de 2012.
  21. NUKUI, Yhuri (10 de Outubro de 2012). Real Fantasia; Ivete Sangalo | Vestiário Vestiário. Visitado em 10 de Outubro de 2012.
  22. BIAR, Julio César (10 de Outubro de 2012). Ivete não decepciona seu público com o CD ‘Real fantasia’ DiverCidade. Visitado em 07 de janeiro de 2013.
  23. Prescovia, Deivson (12 de outubro de 2012). Audiograma >> Lançamentos: Ivete Sangalo – Real Fantasia Audiograma. Visitado em 12 de outubro de 2012.
  24. Dia 30 de novembro no Via Funchal nós vamos gravar o vlipe de "DANÇANDO" Por isso preparem-se! Vamos arrasar "Turne Real Fantasia" Twitter (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  25. Ivete Sangalo confirma gravação de clipe da música “Dançando Ivete Lovers (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  26. “Dançando, Dançando” Ivete Sangalo pode gravar clipe com Shakira Ivete Lovers (9 de outubro de 2012). Visitado em 11 de outubro de 2012.
  27. Dançando - iTunes (em português) iTunes Apple Inc.. Visitado em 01/02/2013.
  28. (Fev/Março de 2013) "Brasil Hot 100 Airplay". Billboard Brasil 38: 100. BBP. ISSN 977-217605400-2.